Usar a TV corporativa como um canal de comunicação, à primeira vista, parece ser algo exclusivo de empresas muito grandes e com inúmeras filiais. Na verdade, esta ferramenta vem se popularizando e traz inúmeros benefícios para seu negócio no que diz respeito à comunicação interna.
As funcionalidades da TV Corporativa moderna trazem para empresas de todos os tamanhos benefícios antes restritos apenas às grandes corporações. Hoje vamos nos aprofundar um pouco mais nas funcionalidades da TV corporativa que toda empresa deveria conhecer. Vem com a gente!
A trajetória da TV corporativa
Para termos noção de quanto esta ferramenta vem se modernizando é preciso contar um pouco da sua história.
Os projetos pioneiros em TV Corporativa no Brasil surgiram no início da década de 90, por iniciativa do Banco Bamerindus. Nesse ínterim, todos usavam os famosos videocassetes e fitas VHS para reproduzir os vídeos nas telas de tubo. A limitação da tecnologia fazia o trabalho ser complicado e nada ágil.
Imagine que para cada conteúdo era preciso gravar uma fita VHS e fazer várias cópias para distribuir via malote para todas as unidades e filiais da empresa.
Para tentar fugir deste gargalo tecnológico, surgiu a TV Corporativa via satélite. No entanto esta opção apresentava um custo muito alto e requeria uma infraestrutura muito grande. Sendo assim, apenas as grandes empresas tinham acesso a esta ferramenta. Para funcionar, cada TV contava com um receptor via satélite parecido com os que vemos hoje em operadoras, como a SKY, por exemplo.
Logo este modelo se mostrou muito engessado. Além de ter uma operação muito grande, todas as telas mostravam o mesmo conteúdo. Isto representava um custo muito alto para telas que ficavam ligadas apenas em horários específicos do dia. Logo após certo tempo, este modelo de transmissão se tornou inviável.
Se levarmos em conta que a década de 90 acabou há 20 anos, vemos que a TV Corporativa teve bastante tempo para se modernizar. E isso aconteceu! Quando surgiram os pendrives, TVs e monitores com entrada USB, tudo parecia ser mais simples. Assim, era só colocar a programação em um pendrive e conectá-lo aos monitores. Pronto, tudo parecia estar resolvido já que as telas poderiam ficar constantemente ligadas exibindo aquele conteúdo.
Pen Drive: Tecnologia nova com problemas antigos
Com o passar do tempo, o mercado viu que a TV Pendrive, como ficou conhecida, tinha um problema parecido com o das fitas em VHS. Dificilmente se atualizava o conteúdo por conta dos problemas logísticos. Só que, ao contrário do caso nos anos 90, as TVs ficavam ligadas o dia todo. Assim, os vídeos passavam em um looping sem fim, ficando repetitivos. Mais uma vez o canal ficou prejudicado.
Por fim, toda esta jornada foi necessária para chegarmos ao que é hoje a TV Corporativa. Nos anos 2000, com o boom da internet, foi possível enviar os vídeos para plataformas online e os projetos de TV Corporativa passaram a utilizar a internet como canal de transmissão. Então, os custos que antes eram altíssimos, passaram a ser mais acessíveis em comparação com os equipamentos usados no passado.
Quais são as funcionalidades da TV Corporativa hoje
Qualquer projeto neste meio deve atuar tendo como base 5 pilares: informar, engajar, motivar, entreter e influenciar. Pensando nisso, esse canal deve ser versátil e eficiente. A seguir vamos ver 6 funcionalidades da TV Corporativa dos projetos atuais no mercado.
Funcionamento dos terminais
A programação da Tv Corporativa via internet é feita e gerenciada internamente. Sendo assim, a equipe responsável faz o monitoramento dos terminais e consegue detectar se todas as telas estão conectadas e o conteúdo que está passando em cada uma delas. Por possibilitar uma operação centralizada, a equipe que cuida deste meio de comunicação pode ser enxuta. Mesmo assim, a qualidade dos conteúdos não será afetada e nem diminuirá as vantagens que a Televisão Corporativa traz.
Edição
Entre as funcionalidades da TV Corporativa que mais trazem benefícios está a edição de imagens e modelos de comunicados. Assim, os temas mais importantes para a comunicação corporativa do dia-a-dia podem ter diferentes abordagens e isso ajuda na gestão estratégica, na transmissão da informação e nas campanhas de endomarketing.
Canal de notícias RSS
Ademais, além do conteúdo interno, é possível veicular outras notícias na rede de Tv Corporativa. Essas notícias podem chegar através de alguma parceria com portais de notícias. Você pode exibir manchetes importantes do dia, algo sobre o setor em que a empresa atua, informações de bom humor e cotações de moedas internacionais, por exemplo.
Rádio indoor
Você pode pensar: rádio não é Tv. Mas com a evolução das funcionalidades da TV Corporativa também é possível criar playlists musicais que podem ser reproduzidas em salas de espera, por exemplo.
Tela personalizada
Além de ter um conteúdo de qualidade, sua Tv Corporativa pode ser ainda mais personalizada. É possível criar barras laterais com informações adicionais como a previsão do tempo, cotações de moedas e bolsa de valores, por exemplo. Você também pode inserir rodapés com notícias correntes.
Várias pessoas gerenciando
Por conta de tantas funções disponíveis, o sistema precisa ser gerenciado por alguém. Para que esse gerenciamento não dependa só de uma pessoa, há a possibilidade de que mais usuários realizem este trabalho, como pessoas de setores ou filiais diferentes, por exemplo. Dessa forma alguns conteúdos passam a ser mais regionais e se aproximam da realidade do público alvo. Outro detalhe que vale destacar é que dá para dar graus de autonomia limitados para cada usuário.
Quais são os equipamentos necessários para instalar a Tv Corporativa?
O processo de instalação de Tvs Corporativas envolve a parte física e a parte tecnológica. A parte física do projeto conta com as telas, que podem ser TVs nas qualidades que forem mais adequadas. Também é preciso ter players, suportes para os aparelhos, cabos e modems.
Os mais indicados são que se usam mini-PCs como players, pois eles são feitos para sinalização digital. É possível utilizar Android players ou players embarcados, que já são “embutidos” nos monitores LFD.
Contudo, também é preciso ter um software de gerenciamento de conteúdo, que é a alma da Tv Corporativa. Este software pode ser acessado por meio de um navegador (seja ele o Google Chrome, Internet Explorer ou Mozilla Firefox) e nele é possível gerenciar toda a programação da Tv. Poder gerenciar sua TV de qualquer local, sem ter que baixar um programa específico para isso, é uma das vantagens dos melhores softwares de TV corporativa!
A Pix Mídia tem todas as soluções para a comunicação interna da sua empresa, inclusive a Tv Corporativa. Com um sistema de fácil usabilidade e o melhor preço do Brasil, estamos prontos para levar sua comunicação a um patamar mais elevado. Entre em contato com a gente!