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Como usar canais internos para fortalecer o mês da amamentação?

O mês da amamentação, ou Agosto Dourado, é uma oportunidade para empresas reforçarem valores de cuidado e empatia por meio de campanhas internas. Usar canais como murais digitais, TVs corporativas, apps internos, newsletters e intranet ajuda a informar colaboradores sobre a importância do aleitamento materno e apoiar mães no ambiente de trabalho. Para engajar, aposte em conteúdos visuais, palestras, depoimentos e interações em redes sociais internas.  

Agosto é um mês especial para a promoção da saúde e do cuidado com as famílias. É nele que celebramos o mês da amamentação, conhecido também como Agosto Dourado, uma campanha que destaca a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável dos bebês e para o bem-estar das mães.

Mas você já parou para pensar que esse tema não precisa ficar restrito a ações externas? Dentro das empresas, ele também tem um papel fundamental. 

Campanhas internas sobre o Agosto Dourado ajudam a informar, engajar e conscientizar os colaboradores, além de reforçar valores como a empatia, o cuidado e apoio às mães no ambiente de trabalho.

Nos próximos minutos, vamos mostrar como o time de RH pode usar os canais internos para fortalecer o mês da amamentação, quais ferramentas podem ser mais eficazes e como aumentar o impacto da campanha entre os colaboradores. 

Vamos lá?

Quando é o mês da amamentação?

O mês da amamentação é celebrado em agosto, e recebe o nome de Agosto Dourado por representar o “padrão ouro” do leite materno.

A cor dourada simboliza a relevância do leite materno como o melhor alimento para os primeiros meses de vida por oferecer não apenas benefícios nutricionais, mas também vínculo, afeto e segurança emocional. Poético, não é mesmo? 

Durante todo o mês, diversas campanhas nacionais e internacionais promovem informação, apoio e incentivo à amamentação, além de esclarecer mitos e orientar sobre os direitos das mães.

Para as empresas, é uma oportunidade de reforçar a comunicação sobre saúde e bem-estar, bem como fortalecer políticas de inclusão e apoio às colaboradoras que são mães.

Qual é a importância de criar uma campanha e divulgar as ações?

Criar uma campanha interna para o Agosto Dourado é muito mais do que uma ação pontual. É uma forma de trabalhar diversas questões importantes para o bem-estar do time de colaboradores, especialmente as gestantes, futuras mamães, mulheres que já deram à luz e, claro, pais que trabalham com você.

Por exemplo, uma revisão com 33 estudos identifica que ações como campanhas informativas, licença-maternidade estendida e salas dedicadas aumentam índices de amamentação, reduzem absenteísmo e melhoram o desempenho, a retenção de talentos e comprometimento da força de trabalho. 

Essas iniciativas também contribuem para oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluem a igualdade de gênero e melhores condições de trabalho . 

Dessa forma, trabalhar esse tipo de questão traz muitas vantagens para os empregadores, para os colaboradores e, claro, para o consumidor final. 

Saiba mais a seguir! 

Promover conhecimento

A campanha do Agosto Dourado é uma excelente oportunidade para educar os colaboradores sobre os benefícios da amamentação, não apenas para o bebê, mas também para a saúde da mãe. 

Muitas vezes, as pessoas não têm acesso a informações claras sobre o impacto positivo da amamentação no desenvolvimento infantil e na recuperação da mãe após o parto. 

Ao promover esse conhecimento, a empresa contribui para uma sociedade mais informada e saudável.

Apoiar colaboradoras

Durante o período de amamentação, as mães podem enfrentar desafios que, sem o suporte adequado, podem afetar não apenas o seu desempenho no trabalho, como também a sua vida pessoal. 

Criar uma campanha para apoiar essas colaboradoras é uma forma de demonstrar que a empresa valoriza suas necessidades, oferecendo recursos e condições adequados para que elas possam equilibrar suas responsabilidades profissionais e familiares. 

Refletir valores de cuidado e empatia

Ao criar uma campanha como essa, a empresa demonstra seus valores de cuidado, empatia e responsabilidade social. 

Esses valores são fundamentais para fortalecer a cultura organizacional e criar um ambiente de trabalho mais humano, onde os colaboradores se sentem respeitados e valorizados. Isso contribui diretamente para a retenção de talentos e a construção de um clima organizacional positivo.

Engajar todos os colaboradores

Outro ponto é que, embora o foco da campanha seja nas colaboradoras que estão amamentando, ela também tem o poder de engajar todos os colaboradores em uma causa relevante para a sociedade. 

Isso porque promover a amamentação não é apenas um benefício para as mães e bebês, mas sim uma questão que afeta diretamente a saúde pública e o bem-estar das futuras gerações. 

Portanto, engajar a equipe como um todo nessa causa pode aumentar o senso de pertencimento dentro da empresa, além de fomentar a responsabilidade social.

Além disso, campanhas como essa ajudam a empresa a ser percebida como um lugar que acolhe e apoia seus funcionários em todos os momentos de sua vida, o que contribui com uma marca empregadora mais humanizada.

Para que a mensagem realmente chegue a todos, é essencial usar os canais internos de comunicação de forma estratégica, garantindo visibilidade e interação.

Quais os canais internos para divulgar as ações?

E já que esse é o assunto… quando falamos de comunicação interna, existem diversos canais que podem ser usados para divulgar as ações do mês da amamentação. Os principais são:

  • murais digitais e TVs corporativas;
  • aplicativo interno de comunicação;
  • newsletters e e-mails curtos;
  • intranet ou portal corporativo;
  • grupos de mensagens ou redes sociais internas.

Cada canal tem um propósito e um alcance diferente. Por isso, o ideal é combiná-los para criar uma campanha integrada, garantindo que a mensagem atinja todos os perfis de colaboradores.

Como usar esses canais da melhor forma?

Vamos entender como cada canal pode ser usado para fortalecer a campanha do Agosto Dourado no endomarketing? Confira as dicas a seguir:

Murais digitais e TVs corporativas

Esses canais são perfeitos para exibir conteúdos visuais rápidos e impactantes. Durante o mês da amamentação, você pode incluir:

  • mensagens curtas com curiosidades sobre os benefícios do aleitamento materno;
  • vídeos curtos com especialistas explicando mitos e verdades sobre o tema;
  • frases de incentivo e apoio às mães que estão nesse período.

Como o conteúdo é dinâmico e as telas ficam em locais de grande circulação, é possível reforçar a mensagem da campanha de forma constante.

Aplicativo interno de comunicação

O aplicativo interno é uma ferramenta e tanto para otimizar o fortalecimento do mês da amamentação nas empresas. Com ele, você pode:

  • fazer publicações focadas no assunto;
  • destacar a campanha em um banner fixo no Portal do RH;
  • levar informação relevante para quem precisa;
  • trazer dicas para ajudar mães e pais a lidarem melhor com esse e outros momentos da criação de seus filhos. 

Essa comunicação mais direta garante que ninguém perca informações importantes. E, não se esqueça: sempre adapte bem a linguagem. Afinal, você quer atingir um público bem específico e é necessário que ele se conecte com aquilo que você tem a dizer.

Newsletters e e-mails curtos

Uma série de e-mails curtos, com linguagem leve e visual atrativo, pode trazer materiais complementares, como links para vídeos, cartilhas e depoimentos de colaboradoras que passaram pela experiência.

Intranet ou portal corporativo

Crie uma página especial na intranet dedicada ao Agosto Dourado, reunindo todos os conteúdos da campanha, agenda de ações e espaços para dúvidas e trocas de experiências.

Redes sociais internas ou grupos de mensagens

Estimule os colaboradores a compartilharem histórias inspiradoras sobre amamentação ou mensagens de apoio para as mães do time. Isso aumenta a interação e cria uma sensação de comunidade.

Como aumentar o engajamento dos colaboradores?

Uma campanha só tem impacto real se envolver as pessoas. Para aumentar o engajamento no mês da amamentação, algumas estratégias podem ajudar:

  • promova eventos online ou presenciais, como palestras com especialistas em saúde materno-infantil;
  • crie desafios simples, como postar mensagens de apoio às mães ou compartilhar dicas de saúde infantil;
  • valorize depoimentos reais, convidando colaboradoras para que relatem  suas experiências;
  • distribua materiais informativos, como cartilhas digitais ou infográficos curtos;
  • reforce o tema ao longo do mês, evitando que seja apenas uma ação isolada.

Quanto mais interativo e próximo for o conteúdo, maior será o impacto e a adesão, não só à campanha, mas também ao trabalho como um todo. 

E isso é exatamente o que você quer, não é mesmo? Por isso, caprichar no endomarketing é fundamental nesse momento. 

Por que colher o feedback dos colaboradores?

Depois de encerrar as ações do mês da amamentação, é importante saber como elas foram recebidas. Colher feedback ajuda a entender:

  • se os conteúdos foram claros e relevantes;
  • quais canais tiveram mais impacto;
  • o que pode ser aprimorado para a próxima campanha.

Esse retorno pode ser feito de forma simples, com uma pesquisa rápida no app interno ou na intranet. Assim, você garante que as próximas campanhas sejam ainda mais estratégicas e engajadoras. E, claro, muito mais personalizadas ao  que o seu time realmente precisa.

O mês da amamentação, ou Agosto Dourado, é uma oportunidade valiosa para as empresas mostrarem cuidado, empatia e responsabilidade social. 

Ao criar uma campanha interna bem estruturada, você não apenas informa os colaboradores sobre a importância do aleitamento materno, mas também reforça valores que tornam o ambiente de trabalho mais humano e acolhedor.

Quer mais ideias para engajar os colaboradores em campanhas internas ao longo do ano? Siga a Pix Mídia no Instagram e no LinkedIn! E, para o Agosto Dourado, confira nosso vídeo especial sobre o tema e faça o download do nosso material gratuito para otimizar a sua campanha. 

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