A comunicação interna e endomarketing andam sempre juntos. Se você pretende ter uma boa relação com os funcionários de sua empresa, e garantir que eles tenham uma boa experiência em todos os dias do trabalho, é enfim essencial organizar sua comunicação interna. Ou seja, garantir que todos entendam o que a empresa precisa, qual a função de cada um, como reportar problemas… Todas essas atividades relacionadas. Quer saber mais? Vem com a gente!
Sendo assim, a Pix trouxe para você um roadmap para você criar seu plano de C.I. Esse plano deve sistematizar algo que já acontece na organização. Afinal, conversar sobre assuntos de trabalho faz parte do cotidiano de todos!
Veja a seguir quais são os passos para elaborar o plano de comunicação interna:
Diagnóstico
Primeiramente, levante as necessidades da empresa e de seu panorama. Para isso, converse com os colaboradores. Dessa forma você vai saber como eles enxergam a instituição, quais são as expectativas para o futuro, o que eles têm a dizer sobre o tempo que já passaram ali e quais são os principais problemas internos que eles identificam.
O responsável por estruturar essa comunicação pode conversar individualmente com cada colaborador ou elaborar um formulário e dar um tempo para que eles respondam.
Outro ponto importante do diagnóstico é avaliar se a cultura organizacional também está sendo considerada nos procedimentos internos. Por exemplo: se a sustentabilidade é um dos pilares da empresa, verifique se ela é praticada no ambiente interno, com papéis reciclados e canecas ao invés de copos plásticos e com a separação do lixo.
Organização do plano de comunicação interna e endomarketing
Feito o diagnóstico, você terá identificado os pontos fortes e fracos da comunicação e da política da empresa como um todo. Então, ponha isso no papel para começar a montar o plano. Partia dos objetivos específicos que o empreendimento precisa alcançar com ele.
Na etapa da organização, você precisa determinar quais são os públicos para os quais a comunicação será dirigida e as suas características. E lembre-se: a mensagem precisa ser o mais objetiva possível e sempre muito transparente!
Escolha de ferramentas
Para colocar em prática o plano de comunicação, verifique quais são as ferramentas disponíveis na empresa e que você poderá utilizar. Sempre pensando em qual será mais eficiente de acordo com a mensagem e, principalmente, com o público. A comunicação pode ser oral, escrita ou audiovisual, dependendo de cada contexto.
Dentre as principais ferramentas, destacam-se:
- Reuniões: são eficientes quando a equipe não é muito grande e para passar uma informação de imediato para todos. É interessante usar esse recurso em casos mais importantes, para que o excesso de reuniões não se torne cansativo.
- Manual de acolhimento: material que apresenta a empresa e seus procedimentos para integrar novos colaboradores.
- Caixa de sugestões: excelente alternativa para incentivar a participação dos colaboradores.
- E-mail: ferramenta que se adéqua a empresas de todos os portes e deixa as conversas registradas, evitando confusões.
- Jornal da empresa: interessante para divulgar notícias de diferentes temáticas que cercam a empresa. O jornal pode ser enviado para a casa do colaborador e fomenta o espírito de integração.
- TV Corporativa: Ótima opção para os mais variados perfis de empresas. De fácil implementação e gestão simplificada, destaca-se das demais por ter forte apelo visual através da utilização de recursos visuais como o vídeo, apresentar alto índice de eficiência de informação e aderência, maior segmentação de conteúdo, acessível à todos os setores, escalabilidade de informações, sustentabilidade por não exigir confecção e elaboração de materiais gráficos, possibilita ações de alinhamento e engajamento de equipe e também possibilita treinamentos remotos.
Concluindo; se você tem vontade de melhorar a comunicação interna e endomarketing da sua empresa, aqui existe um caminho! Acompanhe nosso blog