Cultura e engajamento: aliando as culturas da empresa e do colaborador

Cultura e engajamento não são mais assuntos exclusivos do RH. Focar no engajamento por meio da cultura ajuda empresas a atingirem resultados surpreendentes

Cultura e engajamento estão se tornando os maiores desafios que as empresas enfrentam hoje em dia. Por estarmos em uma época em que a demanda por mão de obra qualificada é maior do que a oferta, assuntos como Cultura, Engajamento e Retenção emergem como preocupações das empresas no mundo todo. Contudo, as organizações que conseguem desenvolver uma cultura definida por trabalho significativo, por engajamento profundo dos funcionários, pela adequação das pessoas às suas funções e à organização e por uma sólida liderança provavelmente vencerão sua concorrência na atração dos melhores talentos.

Cultura Organizacional é uma expressão comum no mundo corporativo, porque ela é a diretriz que pauta a conduta dos colaboradores e o modo como a empresa conduz os negócios. A Cultura Organizacional diz respeito ao conjunto de hábitos, práticas e valores institucionais de cada empresa. Dessa forma, ela abrange uma série de padrões compartilhados e que exercem a função de premissas a serem seguidas para solucionar desafios. Caso esses padrões sejam eficazes, garantindo a competitividade da organização, eles se consolidam e são repassados aos seus novos integrantes.

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O perfil de uma organização se apresenta aos públicos interno e externo sob a forma de três norteadores:

  • Missão: a razão pela qual a empresa existe
  • Visão: aonde ela quer chegar a médio e longo prazo
  • Valores: nos quais a empresa se baseia e dos quais não abre mão para realizar a missão e atingir a visão estabelecidas

Quando estes norteadores estratégicos estão bem definidos, são compartilhados e reconhecidos de maneira ampla – especialmente os valores -, a Cultura organizacional é fortalecida. Dessa forma, ela demonstra sua importância ao influenciar positivamente o comportamento de todos os colaboradores.

Cultura e Valores

Os valores da empresa precisam estar claros para que os colaboradores compreendam as vantagens de uma identidade organizacional única e bem definida. Isso contribui para a união entre funcionários, para a otimização de processos, melhor clima organizacional e atendimento de prazos e metas. Além disso, uma Cultura organizacional positiva é também capaz de fazer a empresa se destacar perante colaboradores e consumidores.

Tanto numa perspectiva interna quanto externa, a empresa precisa apresentar sua forma de agir e de estar no mundo, e assim, comunicar seus posicionamentos para todos. Nesse processo, a empresa estabelece diretrizes, mas também acrescenta outras a partir das colaborações de funcionários.

Cultura e Engajamento não são mais assuntos exclusivos do RH

Mas, afinal, por que a Cultura Organizacional é tão importante?

Há um velho ditado no meio organizacional que diz “a Cultura devora a Estratégia no café da manhã“. Ele aplica-se a todas as organizações de hoje. Os executivos e o RH devem entender que empresas com alto engajamento atraem os melhores talentos. Outras vantagens incluem menores taxas de rotatividade voluntária e lucratividade a longo prazo. Dessa forma, ao focar no engajamento através da cultura corporativa correta, as empresas podem melhorar a sua execução, retenção e desempenho financeiro.

Uma vez que os valores estratégicos de uma empresa estejam bem estabelecidos, reconhecidos e executados, a Cultura organizacional afeta uma série de processos e atividades dentro e fora do ambiente de trabalho. Abaixo, seguem exemplos de benefícios que a Cultura Organizacional proporciona à empresa e aos colaboradores.

Delimitar atitudes dos colaboradores para proporcionar harmonia

Para a boa convivência entre pessoas com diferentes funções, experiências e valores individuais diversos, é necessário estabelecer regras de convívio. Assim, elas devem estar alinhadas com os valores da empresa, de modo a garantir o respeito aos direitos e deveres dos colaboradores, mantendo o respeito uns para com os outros e perante a empresa.

O que cada um tem que fazer, de que maneira e por qual motivo

Cada gestor, equipe e colaborador deve saber quais as suas atribuições dentro da empresa. As funções e ações devem respeitar processos pré-definidos, a partir dos norteadores estratégicos e planejamentos decorrentes. Isso é necessário porque, pouco adiantaria se os colaboradores decidirem adotar comportamentos e executar ações em desacordo com a cultura da empresa, sob o risco de comprometerem todo o processo produtivo, da concepção dos produtos até o que o cliente recebe.

Colaboradores e gestores unidos em prol da empresa

É essencial que todos os integrantes de uma organização compartilhem uma mesma visão de negócio. Sabe aquela rusga entre chefes e colaboradores, de que um “pega no pé” do outro? Esse embate fica de lado quando ambos assimilam os valores da empresa. Além disso, esforços para atender aos interesses coletivos fazem a equipe ir mais longe, e isso incentiva os comportamentos ideais para o dia-a-dia na empresa. Assim, os gestores e as equipes evitam desentendimentos e cultivam senso de cooperação.

Estimular o compromisso com os interesses da empresa

Aqui se estabelece uma via de duas mãos. O colaborador que se adapta aos interesses da empresa colabora com a coletividade, assim como ajuda os demais funcionários contribuindo para a convivência geral. Isso influencia também na produtividade! Quando atende este e outros interesses da organização, aumenta as chances dela se destacar no meio corporativo. 

Induzir sentimento de identidade e pertencimento nos funcionários

Uma identidade organizacional consolidada tende a fazer com que os colaboradores incorporem os valores da empresa. Isso aumenta o orgulho de fazer parte da instituição. Ou seja, quando se entende e se concorda com essas diretrizes, a motivação de se trabalhar em determinado lugar contagia todos os colaboradores. Isso inspira aquela ideia de ‘vestir a camisa’ da empresa, de verdade.

Porém, há diferenças entre se sentir parte e realmente fazer parte da empresa. No segundo caso, é necessário que se o colaborador faça parte de um grupo e divida objetivos com ele e com a empresa, que precisa oportunizar as condições necessárias para que isso aconteça.

Ruídos na comunicação interna? Não mais

Promover uma comunicação efetiva entre membros de uma organização não é dos objetivos mais fáceis. Mas, em um contexto de comunicação organizacional forte, os colaboradores se mantêm alinhados com os objetivos, decisões e discursos institucionais. O que é essencial para evitar mal-entendidos, boatos e demais contratempos decorrentes de ruídos, como por exemplo, a chamada ‘rádio corredor’.

Atuar na comunidade para melhorias sociais

Quando fortalecida, a Cultura Organizacional influencia positivamente a satisfação dos funcionários, o que se reflete na produtividade e crescimento da empresa. Dessa forma, com os colaboradores se sentindo bem, integrados e falando bem do local de trabalho, a empresa torna-se bem vista interna e externamente. Ao mesmo tempo, isso tem alto potencial de gerar mais empregos.

O que é Engajamento? Por que ele é importante?

Os benefícios proporcionados por uma Cultura organizacional forte estão diretamente vinculados à valorização das pessoas. O engajamento é a medida em que os funcionários se sentem entusiasmados por seus empregos. Por isso, demonstra também comprometimento com a organização e esforço em suas tarefas. O termo está também relacionado com as formas de relacionamento dos colaboradores entre si e com a empresa, e ao seu envolvimento ativo nos papéis que devem ser desempenhados para materializar os propósitos organizacionais.

O engajamento tem origem na clareza da comunicação dos valores culturais da empresa. Aliás, uma boa Cultura Organizacional e engajamento se complementam, pois cabe à Cultura oferecer subsídios para que os colaboradores se integrem e sejam mais participativos.

Para tanto, gestores, profissionais de RH e de comunicação precisam considerar os valores da cultura da instituição para o engajamento de cada colaborador. Colaboradores engajados não medem esforços para bater metas, entregando resultados melhores e em menos tempo, pois sabem o motivo de serem necessários para cumprirem suas funções. Tem-se, então, uma relação que extrapola o cumprimento de obrigações para receber remuneração; o importante é se sentirem acolhidos para retribuírem a confiança e o bom tratamento recebido. Reside aí a importância de aspectos como identidade e pertencimento da Cultura organizacional.

Como construir uma cultura de engajamento

Os trabalhadores de hoje têm um novo foco no propósito, na missão e no equilíbrio de vida. Pesquisas mostram que uma variedade de fatores complexos contribui para um forte engajamento dos funcionários, tais como os desafios do trabalho e suas perspectivas, as possibilidades de desenvolvimento, o ambiente de trabalho e a liderança.

Seguindo as premissas do planejamento estratégico, existem passos importantes para construir uma cultura de engajamento:

O engajamento começa no topo: O engajamento deve ser uma prioridade corporativa, assim como a modernização do processo de avaliação do engajamento em toda a empresa. Da mesma forma, realizar benchmarks, buscar o reconhecimento externo como validação dos esforços, e reforçar à liderança que o engajamento e retenção de pessoas é o seu trabalho número 1.

Mensurar constantemente: É essencial a implementação de programas para avaliar a cultura organizacional, usando modelos ou ferramentas para entender melhor onde ela é forte, onde é fraca e como realmente se sentem os trabalhadores.

Tornar o trabalho significativo: O foco na liderança, orientação e gestão do desempenho ajuda os funcionários a tornar o seu trabalho significativo. É imprescindível reforçar junto às lideranças a importância de uma cultura de coaching e feedback, e ensinar estas lideranças a serem autênticas e transparentes.

Ouça os mais jovens: Os seus desejos, necessidades e valores moldarão a cultura da organização ao longo dos próximos 10 anos.

como melhorar o engajamento e o clima organizacional por meio da comunicação interna

Promovendo cultura e engajamento: o que se tem a ganhar?

Cultura e engajamento não são mais tópicos de propriedade exclusiva do RH. São assuntos imperativos para todo líder e todo executivo na organização. Muitos estudos mostram que empresas altamente engajadas conseguem contratar mais facilmente, prestar um melhor serviço ao cliente, ter as taxas de rotatividade voluntária mais baixas, e ser mais rentáveis a longo prazo.

Engajados por se sentirem pertencentes à empresa,os colaboradores se responsabilizam pela entrega de tarefas, investem no próprio desenvolvimento, empenham-se na formulação de novas ideias e se preocupam com o crescimento das equipes, da empresa e com o bem-estar do público consumidor.

Enquanto a maioria dos líderes é medida com base nos resultados do negócio, as organizações devem começar a responsabilizar os líderes pela construção de uma cultura forte e duradoura, ouvindo o feedback e engajando e mantendo suas equipes.

Este desafio destaca a necessidade dos líderes empresariais e de RH compreenderem claramente a cultura da sua organização e reexaminar cada programa de RH e talentos como uma forma de melhor envolver e capacitar as pessoas.

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