Algumas empresas já se deram conta de que a TV corporativa, também conhecida como mural digital, pode ser uma ótima alternativa ao mural de RH, o quadro que muitas empresas ainda utilizam para informar os colaboradores.
Se você trabalha com comunicação interna, endomarketing e RH e pretende aderir ao mural digital, fique sabendo que, antes de implementá-lo, é preciso ficar atento não só ao local de instalação, mas também ao número de funcionários e de telas necessárias para atender todo mundo.
Para saber como se planejar e tomar melhores decisões, continue lendo o texto que preparamos sobre o mural digital e as informações que você precisa saber antes de utilizar essa poderosa ferramenta de comunicação interna:
E lembre-se! O ImidiaTV, o software de gestão web de TV corporativa da Pix Mídia, é um dos mais completos e intuitivos do mercado. Comece 2024 investindo em uma ferramenta que promete revolucionar a comunicação interna da sua empresa. É só clicar aqui e bater um papo com um de nossos consultores.
O mural digital precisa ser visto para ser lembrado
De acordo com a 6ª edição da Pesquisa de Tendências da Aberje, a efetividade do mural digital é de 74%. Porém, antes de instalar uma TV na sua empresa, existem alguns pontos que não podem passar despercebidos, como o tamanho da tela e a sua distância em relação aos colaboradores.
Isso quer dizer que o sistema de TV corporativa utilizado para atender uma startup de cerca de 40 funcionários, como é o caso da Pix Mídia, não pode ser o mesmo de uma fábrica com 200 colaboradores, por exemplo. Afinal, a disposição das telas pode variar em ambientes maiores e mais movimentados.
Para se ter uma ideia, os murais digitais da Pix Mídia foram distribuídos da seguinte maneira: 1 TV de X polegadas na recepção, 4 TVs de X polegadas no openoffice + 1 TV de X polegadas na sala de reunião, totalizando 6 telas para atualizar cerca de 40 colaboradores que atuam no regime híbrido.
Já a Polo Films, empresa pioneira na fabricação de metal silício no Brasil, planejou seu sistema de TV corporativa de outra forma. Ao todo, 10 murais digitais foram estrategicamente posicionados em diferentes pontos da fábrica, que fica na cidade de Montenegro/RS, e da sede comercial, localizada em São Paulo/SP.
Vale lembrar que a Polo Films possui mais de 400 funcionários, o que pode exigir não só mais TVs, mas também um olhar mais estratégico na hora de definir os locais de instalação. Afinal, é preciso garantir que a comunicação alcance todos os colaboradores, não importa o turno, local de atuação, etc.
Para saber qual programação combina com cada ambiente, clique aqui e leia o artigo ‘TV corporativa: os tipos de conteúdo mais adequados para cada ambiente’.
Na medida e altura certa
Outros detalhes que devem ser considerados ao colocar um mural digital na sua empresa são o tamanho da TV e a altura em que ela será instalada.
Parece óbvio, mas uma tela grande demais em um espaço pequeno pode gerar certo nível de desconforto em quem assiste, enquanto uma TV menor em uma área mais ampla pode dificultar a visualização.
Portanto, certifique-se de que o centro da tela esteja na altura dos olhos do espectador em pé. Ou seja, entre 1,5 e 1,8 metros do chão. Essa altura garante uma visualização mais confortável dos conteúdos, evitando que os colaboradores tenham que inclinar a cabeça e forçar os olhos para assistir a programação.
Outro fator importante é a distância entre as TVs e os telespectadores. Em ambientes maiores, por exemplo, uma tela grande pode ser necessária para garantir que o conteúdo seja visível mesmo de longe. Por outro lado, em espaços menores, uma TV média é mais indicada para evitar sobrecarga visual.
Para escolher o tamanho certo da TV da sua empresa, considerando a distância de quem vai assistir, vale dar uma conferida na tabela abaixo:
Também é fundamental considerar a qualidade da imagem e a resolução da tela, especialmente em lugares com alta luminosidade ou onde o mural será visto de vários ângulos. Assim, a mensagem será transmitida de forma clara e eficaz.
A essência do celular na sua TV
Você sabia que o ImidiaTV, o sistema de TV corporativa da Pix Mídia, também oferece a opção de configurar telas na vertical? Ideal para espaços mais estreitos e áreas externas, este recurso permite que as empresas aproveitem o máximo de espaço disponível, além de facilitar a exibição de listas, cronogramas e posts das redes sociais.
Você não leu errado! Grades de programação na vertical oferecem uma experiência visual única e familiar. Afinal, estamos acostumados a consumir conteúdos online neste formato, o que facilita a absorção de informações e a interação com tudo o que aparece nos murais digitais.
Isso quer dizer que o ImidiaTV não se adapta apenas ao espaço físico da sua empresa, mas também às preferências e necessidades de quem está sempre conectado.
Além disso, essa configuração proporciona uma nova maneira de visualizar conteúdos mais longos, sem a necessidade de rolar na horizontal, o que é bastante útil em ambientes dinâmicos onde o tempo de atenção é limitado (corredores, elevadores e muito mais).
Para saber mais sobre a ferramenta e ver como ela funciona na prática, clique aqui e marque um bate-papo com um de nossos especialistas!