RH e Gestão de pessoas
Será que somente o profissional de RH é o profissional responsável pela Comunicação Interna nas empresas? Entenda nesse artigo o que a C.I. tem haver com os profissionais de RH, gestão de pessoas e os lideres da empresa!
A comunicação interna deve ser uma incumbência de todos em uma empresa. No entanto, quem deve também assumir a responsabilidade são as lideranças.
Nesse sentido, tanto os profissionais de RH, quanto os outros profissionais de Gestão de Pessoas têm um papel essencial dentro desse processo.
Sendo assim, o objetivo desse artigo é propor uma discussão acerca dos do papéis desses profissionais, levando em conta ainda, a diferença que cada um tem em relação a sua formação.
Siga com a gente e aproveite a leitura!
O papel do RH na Comunicação Interna
A C.I. para ser efetiva dentro de uma organização precisa também ser efetiva. Para ser efetiva é preciso que seja estratégica.
Sendo assim, nesse caso, o RH é o setor mais próximo dos outros setores de gerencimento de uma empresa, o que faz dele um excelente meio para fazer a C.I. acontecer.
Outro ponto a ser pensado, é que o RH geralmente é o setor responsável pelo alinhamento da cultura organizacional – C.O., por isso, é o setor mais adequado para transmitir mensagens aos colaboradores alinhadas aos norteadores da empresa.
O setor de RH também é responsável por pela capacitação, o que envolve também, a capacitação de da gestão e de lideres frente à condutas para promover uma C.I. de qualidade, pautada em respeito e a conversas dialógicas e produtivas.
Gestão de pessoal na Comunicação Interna
O setor de gestão de pessoas é aquele que fica com a incumbência de valorizar e comandar os colaboradores.
Para a administração, é o setor estratégico que busca garantir que todos irão se desenvolver e trabalhar em harmonia em consonância com os objetivos da empresa.
Por isso, é um setor que deve ser atrelado ao plano de comunicação interna. Afinal, uma politica de gestão de pessoas efetiva esta enraizada em uma C.I. consistente.
Assim, o empregado é visto como um colaborador e a empresa demonstra que preza pelo desenvolvimento e resolução de problemas com foco no dialogo assertivo.
O papel dos lideres na Comunicação Interna
Os lideres são responsáveis pela transmissão de toda e qualquer comunicação. Por isso, os papeis deles são de suma importancia na C.I.
Com os lideres os liderados informam-se de todas as circunstâncias que ocorrem na empresa.
Então, se o papel do RH é planejar os meios pelos quais a comunicação interna será feita, o da gestão de pessoas é desenvolver os empregados por meio da C.I. e da cultura dialógica.
Sendo assim, cabe aos lideres multiplicar as noticias referentes a organização ao maior número de colaboradores
Concluindo…
Como já havíamos dito mais acima, para que a C.I. tenha êxito não só o RH precisa trabalhar em prol, mas sim, os lideres de todos os níveis da organização.
O setor de recursos humanos, apesar de ser uma área substancial para a C.I. não deve fazer tudo sozinho.
É necessário que os líderes se empenhem para que a cultura dialógica se propague pela empresa de forma natural e efetiva!
E ai, gostou do nosso conteúdo? Então saiba mais sobre a nossa solução de TV Corporativa, acesse aqui!