Se as prateleiras do supermercado estão lotadas de panetone, não resta dúvida: é tempo das famosas e divertidíssimas festas de confraternização para empresas.
De todas as datas comemorativas que as empresas gostam de celebrar, com certeza o Natal e o Ano Novo estão entre as campanhas que mais inspiram boas ações de endomarketing, fortalecem o engajamento e proporcionam aquele respiro que só o final de ano é capaz de oferecer.
Isso porque a confraternização para empresas é uma oportunidade imperdível não só de reunir os colaboradores, mas também de brindar as conquistas e os resultados dos últimos meses.
Neste artigo, você vai encontrar dicas de como deixar as festas de confraternização para empresas ainda mais calorosas e especiais, além de ações específicas para cada uma dessas datas tão queridas pelos colaboradores.
Vamos lá?
O que é a confraternização para empresas?
A confraternização para empresas nada mais é do que aquele momento em que as organizações reúnem seus colaboradores para sair, mesmo que por alguns instantes, do mood trabalho e curtir um ambiente mais de boas, sem todas aquelas preocupações tão características do dia a dia corporativo.
Esses eventos costumam ocorrer em dezembro, mês em que o espírito natalino toma conta da empresa e todo mundo começa a entrar naquele clima gostoso de encerramento de ciclo e muita expectativa para o que está por vir.
Para aproveitar o que o Natal e o Ano Novo têm de melhor, separamos algumas dicas de como você, profissional de Comunicação Interna e RH, pode transformar as festas de confraternização para empresas em momentos inesquecíveis:
Confraternização para empresas no Natal
O Natal é uma data religiosa, mas faz tempo que ele deixou de ser só isso para se tornar um momento de confraternização e amor ao próximo. Confira 4 dicas de ações de endomarketing para celebrar a data no seu evento de fim de ano:
1. Capriche na decoração natalina
A decoração faz toda a diferença em qualquer festa, e na confraternização para empresas não poderia ser diferente!
Árvores, bolas coloridas, guirlandas, pisca-piscas… tudo isso ajuda a criar uma atmosfera mais lúdica e já coloca a equipe no clima da festa antes mesmo dela começar.
Esses elementos também podem aparecer nos materiais impressos e digitais, como nos convites, nos posts do app de comunicação interna e até na grade de programação da TV corporativa.
Pensando nisso, disponibilizamos um kit de materiais de endomarketing exclusivo para as festas de confraternização na empresa, tudo prontinho para você adaptar e utilizar no seu evento. Baixe grátis!
2. Use e abuse das dinâmicas e brincadeiras
As festas de confraternização para empresas costumam ser palco de muita diversão, então é claro que as dinâmicas e brincadeiras não podem ficar de fora, não é mesmo?
Do tradicional amigo secreto ao karaokê para os mais desinibidos, opção é o que não falta para arrancar boas risadas da equipe e integrar aqueles times que não têm tanta oportunidade de troca no dia a dia.
Na hora de definir o mimo dos vencedores, o céu é o limite! Vale apostar em chocolates, vale-compras, um limite adicional no cartão da firma e até mesmo um dia de folga.
3. Prepare um cardápio natalino que una a equipe
O Natal não deixa dúvidas de que a comida aproxima as pessoas. Em uma confraternização para empresas, então, nem se fala.
Independentemente se a festa de fim de ano da sua empresa será no formato de happy hour ou um almoço ao ar livre, o importante é escolher um cardápio que tenha a cara da equipe e deixe todo mundo à vontade.
Além das delícias natalinas que todo mundo ama, como aves assadas, farofa e salpicão, lembre-se também de incluir opções para os colegas que têm alguma restrição alimentar ou seguem um estilo de alimentação diferente.
Dessa forma, todo mundo se sente incluído e o mais importante: curte a festa enquanto saboreia pratos deliciosos!
4. Organize-se para incluir os colegas que moram longe
Se a sua empresa contrata pessoas que moram longe, o mínimo que se espera é encontrar formas de incluí-las na festa de confraternização, mesmo que elas não consigam estar presencialmente.
Sabemos que o custo de passagens aéreas, por exemplo, é bastante alto, o que é inviável para muitas organizações. Porém, isso não deve impedir os colaboradores de participarem de outras maneiras.
Verifique a possibilidade de enviar um mimo para a casa desses colaboradores. Pode ser uma cesta natalina, um espumante, um panetone ou qualquer outro item que demonstre que a sua empresa fez questão de lembrá-los, mesmo à distância.
Tá, mas e o Ano Novo?
Agora que você já sabe como trazer o clima natalino para as festas de confraternização para empresas, nada melhor do que pensar nas ações que combinam não só com a festa da virada, mas também com tudo o que o início de um novo ciclo representa.
Inspire-se em mais 5 dicas de ações de endomarketing para celebrar o Ano Novo na sua empresa:
5. Aplique uma pesquisa de satisfação
O Ano Novo é aquele momento perfeito para olhar para trás e entender como a equipe se sentiu ao longo do ano.
Por isso, aproveite o clima de boas festas para realizar uma pesquisa de satisfação com os colaboradores.
Perguntas como: “O que funcionou bem?”, “O que poderia ter sido diferente?” e “O que você espera do próximo ciclo?” podem parecer simples, mas revelam insights valiosos que ajudam a manter o que funciona e ajustar o que precisa ser melhorado no próximo ano.
Para centralizar não só o envio das respostas, mas também facilitar a análise dos resultados, utilize o ImidiaApp, a rede social corporativa da Pix Mídia, que permite criar formulários em poucos cliques. Divulgá-la na grade de programação da TV corporativa por meio de um QR code também é uma ótima estratégia para aumentar a adesão.
6. Brinque com as cores e seus significados
Você sabia que a TV corporativa não só pode (como deve!) ir além dos conteúdos informativos e institucionais?
Saia da caixa e utilize 100% do potencial de engajamento das TVs para exibir animações que expliquem o significado das cores para 2026, por exemplo.
Na semana da virada, a equipe pode vestir uma camiseta para atrair o que mais deseja:
Amarelo – Que nunca nos falte o supérfluo – Prosperidade;
Azul – Respira, não pira… – Tranquilidade;
Branco – Tretas? Sem tempo, irmão! – Paz;
Laranja – Ligado(a) no 220V – Saúde;
Rosa – Eu, você e uma casinha – Amor;
Roxo – Se for para ser, será – Intuição;
Verde – Saúde para dar e vender – Saúde;
Vermelho – Agora vai! – Paixão.
7. Faça uma dinâmica com seus funcionários
Por falar em desejos, é bem provável que nem todos tenham se realizado em 2025. No entanto, as ações de endomarketing no fim de ano na empresa podem ajudar os colaboradores a não desistirem de seus sonhos.
Para isso, incentive-os a escrever um breve relato do que eles esperam para o ano que vem, quais os cursos que querem fazer, os lugares que pretendem conhecer, etc.
As cartas podem ser exibidas na programação da TV corporativa, por meio do Feed Colaborativo, ou na própria rede social corporativa da empresa.
E lembre-se! O Ano Novo é um excelente momento para comemorar o fim e o início de ciclos. Por isso, as ações de endomarketing têm o papel de levar uma mensagem de esperança e otimismo aos colaboradores.
8. Crie um mural de conquistas e realizações
Depois de um ano repleto de desafios e aprendizados, o que fica é a certeza de que cada passo valeu a pena.
Celebre o que a equipe alcançou em 2025 com um mural de conquistas na TV corporativa ou posts no app de comunicação interna.
Inclua as metas que foram atingidas, os projetos concluídos e até momentos marcantes que uniram a equipe. Isso reforça o senso de pertencimento e motiva os colaboradores a começarem 2026 com o pé direito!
9. Ofereça um kit de boas-vindas ao Ano Novo
Surpreenda os colaboradores com um kit de Ano Novo contendo itens simbólicos, como uma agenda personalizada, mensagens motivacionais e um pequeno mimo, como uma caneca ou um bloco de notas.
Além de útil, o gesto transmite carinho e reforça a ideia de que a empresa está ao lado deles para enfrentar os desafios do novo ano.
Ações de endomarketing na TV e no app

A TV corporativa é um dos melhores canais para divulgar as ações de fim de ano na empresa.
Isso porque o ImidiaTV, o software de TV corporativa da Pix Mídia, é completo, intuitivo e simples como tem que ser. Assim, qualquer pessoa, mesmo sem técnica, consegue criar uma programação de qualidade em poucos cliques.
Essa facilidade permite que os times de marketing e RH usem as TVs para falar tanto do Natal quanto do Ano Novo, pois eles economizam tempo para criar as peças e colocá-las no ar.
O mesmo ocorre com a rede social corporativa, o ImidiaApp, uma ferramenta que agiliza processos, mantém todo mundo atualizado e incentiva a interatividade de um jeito que super se encaixa no dia a dia.
Quer saber mais sobre as soluções para comunicação interna da Pix Mídia? Agende uma demo com um de nossos especialistas!
Agora que você leu todas as dicas de ações de endomarketing, que tal baixar o kit de conteúdos exclusivos? É só acessar, preencher o formulário e deixar as festas de confraternização para empresas muito mais criativas e engajadoras!
