A Campanha de Maio Amarelo busca conscientizar sobre a prevenção no trânsito, dessa forma, organizações no país todo criam campanhas de alerta para as leis e regras de trânsito. Leia o artigo até o fim e aproveite para baixar o nosso kit de materiais para sua campanha de Maio Amarelo na empresa!
A resolução da Assembleia-Geral da ONU que estipulou que o período de 2011 a 2020 fosse a Década de Ações para a Segurança no Trânsito deu origem a campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, a campanha do Maio Amarelo.
Inicialmente, a primeira edição da campanha ocorreu no ano de 2014 e, desde então, segue mobilizando organizações de todos os setores até hoje.
Nesse sentido, é relevante realizar campanhas como essa na empresa, nos acompanhe e entenda mais.
Caso não consiga iniciar o download dos materiais clique aqui!
A história do Maio Amarelo
De acordo com os próprios idealizadores do movimento, a campanha é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. Dessa forma, o intuito da mesma é sensibilizar a todos sobre o tema da segurança viária e envolver toda a sociedade, sem importar o seguimento e setor.
Propõe-se no período da campanha promover uma real discussão acerca do tema, para além disso, engajar e prover conhecimento a respeito das questões do trânsito.
A campanha ainda alerta para dados alarmantes que remetem a falta de segurança e cuidado dos motoristas nas vias, veja:
- São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo;
- Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos;
- OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.
Desse modo, a campanha entra como aliada da segurança no trânsito, educando para poupar vidas e diminuir os danos causados pelos acidentes.
Dados extraídos do portal Movimento Maio Amarelo.
4 ações de endomarketing para o Maio Amarelo nas empresas
Por ser um movimento de alcance internacional realizar ações sobre o Maio Amarelo nas empresas é de suma importância, afinal, reforça na empresa o cuidado com o bem-estar de todos. Sendo assim, confira as dicas de ações que elencamos para você se programar para esta campanha!
1. Laço amarelo
Assim como o novembro azul e outubro rosa, a campanha do maio amarelo carrega em sua simbologia um laço. Sendo assim, uma boa maneira de retratar a data na empresa é criar um lacinho para dar aos colaboradores. Assim, eles podem usar com uma joaninha ou clipes no uniforme, é também uma maneira de fazer com que eles usem o laço o que pode ser um indicativo de engajamento.
2. Aderir a parceria do movimento
É possível aderir como empresa parceira do movimento no site maioamarelo.com, dessa forma, é preciso se cadastrar e realizar ações de endomarketing na empresa, após é preciso enviar fotos e registros das ações que foram feitas. A iniciativa garante uma visibilidade no site oficial do movimento. Acesse o site e saiba mais!
3. Jogo das escolhas no trânsito
Esse jogo além de ser divertido é um jogo muito educativo. Descreva várias situações no trânsito, das mais perigosas as mais prudentes. O jogo funciona dessa forma: assim que a situação é posta o jogador deve selecionar qual escolha é a mais adequada para a situação, se o jogador segue uma escolha perigosa, deve ser advertido. Dessa forma, a ideia do jogo é que todos aprendam a ser mais cautelosos no trânsito.
4. TV Corporativa
A Tv corporativa é ótima para divulgar campanhas como essa na empresa. Tanto para informar a data em que ocorrerá a campanha, quanto para engajar os colaboradores em prol da ação. Sendo assim, transmita vídeos, dados e informações relevantes para o tema da ação, assim voce tem uma divulgação de amplo alcance para todos na empresa.
E aí, gostou das nossas dicas para o Maio Amarelo? Então saiba como a nossa solução de Tv Corporativa pode ajudar a inovar nas suas ações de comunicação interna, clique no link!
Caso não consiga iniciar o download dos materiais clique aqui!