Novembro azul nas empresas: ideias de ações + kit gratuito

Novembro azul

Saiba como trabalhar o Novembro Azul nas empresas. Fique conosco nessa leitura, confira nossas ideias de ações de Endomarketing e aproveite para baixar o nosso material gratuito.

O mês de novembro ficou marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens e, infelizmente, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve a chamada “neoplasia maligna”.

Desse modo, movimento em prol da prevenção acaba sendo de suma importância. Afinal, segundo o Instituto Nacional do Câncer, quanto antes é o diagnóstico da doença maiores são as chances de cura do paciente.

Dessa forma, aproveitar o mês para falar dessa questão é crucial para qualquer empresa.

Siga conosco na leitura desse artigo, veja as ideias de ações que elencamos pensando nas atividades de Novembro Azul nas empresas e baixe nosso material gratuito.

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A história do Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália ficou conhecido por “Movember”, junção da palavra “Moustache” com “November”.

Sendo assim, o objetivo do movimento é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

No Brasil, a causa chega adotada pelo instituto ” Lado a Lado pela Vida” e chama-se Novembro Azul.

A escolha do mês se dá justamente por que no dia 17 de novembro, é saudado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Nesse sentido, a causa é muito sensível e realmente crucial para a população masculina. Segundo o INCA, a cada 38 minutos um homem morre devido a esse tipo de câncer.

A grande dificuldade do diagnóstico precoce é que em estágio inicial a doença não apresenta nenhum tipo de sintoma, sendo assim, quando os primeiros sinais começam a aparecer cerca de 95% já esta em período avançado. Isso deixa o processo de cura um pouco obstante.

Qual é a importância do Novembro Azul nas empresas?

Segundo o livro “Felicidade no Trabalho”, do autor Srikumar Rao, passamos – durante a nossa vida toda- cerca de 90.000 horas no local te trabalho. Dessa forma, esse número por si só já justifica a relevância de aderir a um movimento que se preocupa com o bem-estar do seu quadro funcional masculino.

Afinal, trata-se do cuidado com quem desenvolve o produto final e ainda, passa grande parte do tempo da sua vida fazendo isso.

No entanto, ainda tem outro fator que subsidia a adesão ao tema e que também deve ser levado em conta em relação a firma e ao empregado, que é o bem-estar e saúde de todos.

Outro fator que conota relevância é o fato de que cuidar da saúde do homem é também uma forma de promover diálogo a respeito de outras doenças, dos tabus que envolvem as mesmas e também de incentivá-los a serem protagonistas dos cuidados com a sua saúde.

Sendo assim, confira as ideias de ações de endomarketing que elaboramos para você trabalhar a temática na empresa.

Ideias de ações para a temática no “contexto home-office”.

Muita coisa mudou desde que o mundo foi afetado com a pândemia do covid-19, por isso, elencamos algumas ideias de ações que você pode aproveitar para fazer respeitando o home-office:

  • Live cuide-se em casa: sabe aquele ciclos de palestras que iriam rolar presencialmente? Pense nelas de forma online em formato de lives.
  • PressKit: envie canecas personalizadas, mini almofadas com o famoso “moustache” impresso e não se esqueça de por no kit o moustache para usar no rosto. Pode rolar uma brincadeira bem legal depois, confira a próxima ação.
  • Planejamento para as mídias sociais: desenvolva cards e conteúdo informativo. Dessa forma, a ideia é incentivar o cuidado e demonstrar como o diagnóstico precoce é crucial.

Para promover engajamento dos colaboradores, vale incentivar os colaboradores a enviarem fotos com o moustache do presskit. Para facilitar o trabalho deixe um template de card com a temática pronta, assim, o tempo é otimizado na hora da postagem.

Ideias de ações para a temática no “contexto normal”.

Caso a empresa esteja operando de forma “normal”, separamos algumas ações que podem ser feitas respeitando a distanciamento social, confere aí:

Deixe o azul refletir em algum local da empresa

Assim como no Outubro Rosa, deixar a cor do movimento pode ser uma boa forma de engajar os funcionários e trazer a temática e o propósito do tema para dentro da firma.

Muitas instituições já aderem a cor azul em decorrência do Novembro Azul.

Além disso, ao incorporar o propósito da temática e trazer ela para dentro da empresa é deixar ela fazer parte da cultura da firma. Ou seja, não só os homens vão aderir a campanha, mas as mulheres também irão incentivá-los.

Ciclo de palestras sobre masculinidade tóxica

Uma boa maneira de ‘quebrar o tabu” de determinado assunto é falar sobre o assunto até desmistificá-lo. Dessa forma, abordar como a masculinidade impacta nos cuidados da saúde do homem pode ser uma via de estímulo para mudanças de atitudes.

Alguns temas podem conscientizar mais nesse período, olhe aqui:

  • Masculinidade tóxica vs. saúde;
  • Impactos na qualidade de vida;
  • Outros aspectos afetados pelos estereótipos.

Aconselhamos conferir o número de participantes das palestras e ver se está adequado as regas de distanciamento social.

Novembro azul nas empresas e Tv Corporativa

A Tv Corporativa é uma solução completa, otimiza o tempo com ações de endomarketing e de quebra, é uma ótima opção para quem quer implementar temáticas de datas porém, está com pouco tempo.

Com ela você pode informar dados, gráficos de incidência da doença e ainda alertar sobre sintomas e exames médicos.

Dessa forma, para além de cuidar é possível promover engajamento e incluir essa data na cultura da organização.

E ai? Curtiu o nosso conteúdo? Então agora, baixe o nosso material e aproveite para conhecer a nossa solução de TV Corporativa!

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