Novembro azul nas empresas: ideias de ações + kit gratuito

Saiba como trabalhar o Novembro Azul nas empresas. Fique conosco nessa leitura, confira nossas ideias de ações de Endomarketing e aproveite para baixar o nosso material gratuito.

O mês de novembro ficou marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens e, infelizmente, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve a chamada “neoplasia maligna”.

Desse modo, movimento em prol da prevenção acaba sendo de suma importância. Afinal, segundo o Instituto Nacional do Câncer, quanto antes é o diagnóstico da doença maiores são as chances de cura do paciente.

Dessa forma, aproveitar o mês para falar dessa questão é crucial para qualquer empresa.

Siga conosco na leitura desse artigo, veja as ideias de ações que elencamos pensando nas atividades de Novembro Azul nas empresas e baixe nosso material gratuito.

Novembro Azul

A história do Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália ficou conhecido por “Movember”, junção da palavra “Moustache” com “November”.

Sendo assim, o objetivo do movimento é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

No Brasil, a causa chega adotada pelo instituto ” Lado a Lado pela Vida” e chama-se Novembro Azul.

A escolha do mês se dá justamente por que no dia 17 de novembro, é saudado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Nesse sentido, a causa é muito sensível e realmente crucial para a população masculina. Segundo o INCA, a cada 38 minutos um homem morre devido a esse tipo de câncer.

A grande dificuldade do diagnóstico precoce é que em estágio inicial a doença não apresenta nenhum tipo de sintoma, sendo assim, quando os primeiros sinais começam a aparecer cerca de 95% já esta em período avançado. Isso deixa o processo de cura um pouco obstante.

Qual é a importância do Novembro Azul nas empresas?

Segundo o livro “Felicidade no Trabalho”, do autor Srikumar Rao, passamos – durante a nossa vida toda- cerca de 90.000 horas no local te trabalho. Dessa forma, esse número por si só já justifica a relevância de aderir a um movimento que se preocupa com o bem-estar do seu quadro funcional masculino.

Afinal, trata-se do cuidado com quem desenvolve o produto final e ainda, passa grande parte do tempo da sua vida fazendo isso.

No entanto, ainda tem outro fator que subsidia a adesão ao tema e que também deve ser levado em conta em relação a firma e ao empregado, que é o bem-estar e saúde de todos.

Outro fator que conota relevância é o fato de que cuidar da saúde do homem é também uma forma de promover diálogo a respeito de outras doenças, dos tabus que envolvem as mesmas e também de incentivá-los a serem protagonistas dos cuidados com a sua saúde.

Sendo assim, confira as ideias de ações de endomarketing que elaboramos para você trabalhar a temática na empresa.

Ideias de ações para a temática no “contexto home-office”.

Muita coisa mudou desde que o mundo foi afetado com a pândemia do covid-19, por isso, elencamos algumas ideias de ações que você pode aproveitar para fazer respeitando o home-office:

  • Live cuide-se em casa: sabe aquele ciclos de palestras que iriam rolar presencialmente? Pense nelas de forma online em formato de lives.
  • PressKit: envie canecas personalizadas, mini almofadas com o famoso “moustache” impresso e não se esqueça de por no kit o moustache para usar no rosto. Pode rolar uma brincadeira bem legal depois, confira a próxima ação.
  • Planejamento para as mídias sociais: desenvolva cards e conteúdo informativo. Dessa forma, a ideia é incentivar o cuidado e demonstrar como o diagnóstico precoce é crucial.

Para promover engajamento dos colaboradores, vale incentivar os colaboradores a enviarem fotos com o moustache do presskit. Para facilitar o trabalho deixe um template de card com a temática pronta, assim, o tempo é otimizado na hora da postagem.

Ideias de ações para a temática no “contexto normal”.

Caso a empresa esteja operando de forma “normal”, separamos algumas ações que podem ser feitas respeitando a distanciamento social, confere aí:

Deixe o azul refletir em algum local da empresa

Assim como no Outubro Rosa, deixar a cor do movimento pode ser uma boa forma de engajar os funcionários e trazer a temática e o propósito do tema para dentro da firma.

Muitas instituições já aderem a cor azul em decorrência do Novembro Azul.

Além disso, ao incorporar o propósito da temática e trazer ela para dentro da empresa é deixar ela fazer parte da cultura da firma. Ou seja, não só os homens vão aderir a campanha, mas as mulheres também irão incentivá-los.

novembro azul monumentos
Novembro azul nas empresas: ideias de ações + kit gratuito 2

Ciclo de palestras sobre masculinidade tóxica

Uma boa maneira de ‘quebrar o tabu” de determinado assunto é falar sobre o assunto até desmistificá-lo. Dessa forma, abordar como a masculinidade impacta nos cuidados da saúde do homem pode ser uma via de estímulo para mudanças de atitudes.

Alguns temas podem conscientizar mais nesse período, olhe aqui:

  • Masculinidade tóxica vs. saúde;
  • Impactos na qualidade de vida;
  • Outros aspectos afetados pelos estereótipos.

Aconselhamos conferir o número de participantes das palestras e ver se está adequado as regas de distanciamento social.

Novembro azul nas empresas e Tv Corporativa

A Tv Corporativa é uma solução completa, otimiza o tempo com ações de endomarketing e de quebra, é uma ótima opção para quem quer implementar temáticas de datas porém, está com pouco tempo.

Com ela você pode informar dados, gráficos de incidência da doença e ainda alertar sobre sintomas e exames médicos.

Dessa forma, para além de cuidar é possível promover engajamento e incluir essa data na cultura da organização.

E ai? Curtiu o nosso conteúdo? Então agora, baixe o nosso material e aproveite para conhecer a nossa solução de TV Corporativa!

Se quiser ler mais a respeito, recomendamos essa outra publicação com mais ideias de ações e outros conteúdos para baixar.

Novembro Azul

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Conheças as nossas soluções de comunicação interna

Calendário Endomarketing 2024
ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

Soluções para Comunicação Interna