Sinalização Digital para Serviços de Saúde

sinalização digital para sistemas de saúde

Os serviços de saúde são uma área em que pode se ver adotando a sinalização digital a todo o vapor. Cada vez mais, as telas estão em salas de espera e em consultórios. Da mesma forma, aparecem em clínicas de dentistas, de fisioterapia e muito mais. Essas telas passam informação e entretêm os pacientes enquanto eles aguardam sua consulta.

A sinalização digital também ajuda a orientar os pacientes em hospitais grandes. Desde as entradas até as estações de trabalho, passando por salas de espera e exame, as telas pode estar em diversos lugares dentro de uma clínica médica.

Os serviços de saúde são uma das áreas na qual a combinação de espera com digital signage pode ter um impacto maior para o público. Isso se aplica desde hospitais e clínicas até veterinárias, pois funcionários, pacientes e visitantes podem se beneficiar desse diálogo. Por isso, a sinalização digital é uma opção de comunicação de baixo custo que não deve ser deixada de lado nestes ambientes.

Quer saber mais? Leia nosso artigo, ou escolha uma seção abaixo para ver.

Desafios na comunicação

A comunicação com trabalhadores em ambientes ágeis como esses é uma parte crítica do negócio que está ficando cada vez mais difícil de ser feita. Além disso, a melhoria da experiência do paciente tem mais relevância para organizações privadas e públicas.

Devido a essas crescentes dores de cabeça, a sinalização digital para o setor da saúde está se tornando uma ferramenta vital, pois ela fornece uma plataforma única para o relacionamento tanto com os funcionários quanto com os pacientes.

Os cartazes e placas evoluíram para sua forma digital, que é versátil e chama a atenção. O poder da sinalização digital dentro de um setor tão sensível quanto a saúde é enorme! Esta tecnologia se usa na hora de sinalizar quartos, na localização no prédio ou no andar, nos tempos de espera, nas informações sobre tratamento e muito mais.

Benefícios da sinalização digital para serviços de saúde

  • Transmitir informações à equipe de trabalho de forma mais rápida.
  • Os períodos de espera são mais toleráveis, pois o digital signage ajuda combater o tédio.
  • A sinalização digital educa os pacientes e visitantes sobre medidas de segurança, tratamentos e até outras ofertas que você possa ter.
  • Da mesma forma, é possível usar as telas para marketing ou publicidade de terceiros.
  • Os displays se usam para tornar mais fácil para as pessoas se situarem dentro do prédio.

Como a área da saúde pode usar a sinalização digital

Áreas de espera

A sinalização digital serve para melhorar a experiência do paciente. Por exemplo, isso ocorre com mensagens sobre sua permanência no hospital. Isso ajuda a aliviar o tédio com mensagens personalizadas, atualizações sobre os tempos de espera, ou até mesmo informes sobre os procedimentos que o local realiza.

Com a capacidade de exibir muitos tipos de conteúdo, as telas digitais não são apenas para informar, mas também criam uma espera mais agradável. Você pode mostrar os resultados obtidos e campanhas de conscientização, bem como ter notícias, esportes e dados do clima local, por exemplo. Estudos dizem que as telas ajudam a reduzir em até 35% a percepção do tempo de espera

Mensagens sobre normas, conduta e emergências

Informações de saúde e segurança, ou sobre higiene, podem ser atualizadas de forma regular e instantânea em todos os pontos do prédio. Durante a pandemia de COVID-19, as instituições de saúde devem comunicar mais rápido com seu público sobre as medidas de prevenção da doença. Com o digital signage, normas e procedimentos atingem a todos com mais agilidade dentro de hospitais e clínicas em todo o mundo, e não só onde houve tempo de se colocar um cartaz.

Localização

Um guia de localização pode ser muito útil para hospitais e clínicas que fazem parte de um edifício maior ou de um complexo com múltiplos edifícios. A eficiência é crucial quando se trata da experiência do paciente. Por isso, a localização clara é fundamental para garantir que as pessoas encontrem quem ou o que precisam no que muitas vezes pode ser um labirinto de prédios.

Educação sobre saúde

Como qualquer profissional de saúde sabe, promover hábitos saudáveis e cuidados preventivos é algo super importante, talvez até mesmo um dos aspectos mais importantes de toda a saúde. É por isso que os profissionais devem se usar de todas as ferramentas disponíveis para promover uma vida saudável em todos os aspectos. Assim, as telas de avisos digitais são o meio perfeito para realizar isso.

Seres humanos tem uma tendência fixar o olhar em telas. Então, por essa sua natureza atrativa, os displays digitais são quase impossíveis de não se ver ou de ignorar. Ou seja, isso significa que mensagens e conteúdos importantes passados em quadros de avisos digitais serão consumidos de uma forma mais significativa e duradoura. No contexto dos hospitais, isso se reflete em pacientes mais saudáveis, e menos visitantes repetidos enchendo locais já superlotados de seu hospital.

Comunicação com funcionários

Telas de sinalização digital bem localizadas ajudam a passar informes e iniciativas de treinamento. Da mesma forma, se pode compartilhar todos os procedimentos de segurança mais atuais com os funcionários à medida que estejam disponíveis. Isto reduz o custo da impressão de cartazes que podem rapidamente se tornar obsoletos.

Acima de tudo, a sinalização digital irá permitir que os funcionários dos serviços de saúde se concentrem em suas tarefas ao invés de substituir informes impressos todos os dias ou todas as semanas.

A saúde é um assunto que desperta o interesse de todos. Dessa forma, publicar sobre bem estar também é uma ideia com muito potencial. Ter uma lista de dicas e configurar elas para um rodízio frequente é outra boa opção. Tente fornecer, por exemplo, pequenas vinhetas com informações relevantes para estimular um interesse pela saúde.

Em suma, hospitais e organizações de saúde que usam telas digitais têm pacientes mais felizes, menor tempo de espera percebido e mais tempo para focar no que importa. E o melhor de tudo: sair dos cartazes e mudar para a sinalização digital nunca foi tão fácil.

Quer saber como implantar a sinalização digital em seus serviços de saúde? Fale com a Pix! Teremos o prazer de tirar todas as suas dúvidas.

TV Corporativa - solução para Comunicação Interna