Sustentabilidade: ideias de ações para realizar na empresa

sustentabilidade na empresa

A sustentabilidade é um tema que tem estado em evidência na cultura organizacional e no planejamento de cada vez mais empresas. Ela se baseia na ideia de desenvolvimento sustentável. Logo, tem por objetivo atender as prioridades humanas sem esgotar os recursos naturais e o ambiente para as próximas gerações.

Dessa forma, para diminuir o impacto ambiental, precisamos pensar soluções de forma séria. É necessário pensar como podemos não só reduzir, mas também reutilizar e reciclar.

Para inspirar novas mudanças, é muito importante fazer uma transição da economia linear para a economia circular: na economia linear, os produtos são descartados depois de usados; por sua vez, na economia circular os produtos continuam no sistema por mais tempo, aumentando a sustentabilidade. Sendo assim, são questões que não se pode perder de vista. Ainda mais se o objetivo é reverter o cenário de risco contra a biodiversidade do planeta.

Sustentabilidade nas empresas

Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece todos os anos no dia 5 de junho. A data foi escolhida pelas ONU para despertar a consciência das pessoas sobre a importância de proteger o meio ambiente.  Dessa forma, a iniciativa promove a reflexão das pessoas sobre como a economia vem impactando o meio ambiente cada vez mais nos últimos anos. Sendo assim, o principal objetivo é transformar ações individuais em coletivas. Logo, criando um legado duradouro para o nosso planeta.

O dia é celebrado em todo o mundo e de vários modos. É comum que empresas realizem ações para ajudar o meio ambiente. Sendo assim, algumas delas fazem palestras e workshops de despertar crítico sobre a sustentabilidade, outras são mais “mão na massa” e envolvem ações de limpeza de praias e plantio de árvores. É também um bom momento para as empresas ajudarem a sociedade. Aliás, não só as empresas mas também seus parceiros, que podem ser chamados para fazer o mesmo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente nas empresas

As empresas têm um papel central na preservação dos recursos naturais. Sabe por quê? Porque dependem do meio ambiente e dos ecossistemas. Sem eles, não tem como obter matéria-prima para a produção. Por isso, se queremos mudar o curso atual de destruição para um curso de preservação da natureza, só há um caminho: devemos aprender sobre o que podemos fazer. Só assim será possível agir sobre as coisas que temos que mudar.

Todas as empresas têm o potencial para incorporar práticas sustentáveis no seu dia-a-dia. Abaixo estão alguns exemplos de ações para promover a sustentabilidade nas empresas. Siga a leitura!

Sustentabilidade nas empresas

Ideias de ações de sustentabilidade para realizar na empresa

Economia de papel

Muitas vezes, papéis são impressos para serem lidos só uma vez e depois são jogados fora. Por isso, imprima só o necessário e use os dois lados da folha. Para ter uma ideia, só essa ação já reduz o gasto de papel em 50%. Então, em vez de guardar folhas de papel em pastas, salve os docs no formato digital; pode ser na nuvem ou em dispositivos externos. Sendo assim, além de economizar, isso facilita a busca e a partilha dos arquivos. Antes de jogar os papéis na lixo, veja se não tem como usar de novo. Por exemplo, você pode transformar as folhas em blocos de notas.

Elimine os copos descartáveis

Cada copo descartável dura 5 minutos em média. Mas, depois de jogado fora, leva mais de 200 anos para se decompor. Em função do descarte errado, muitos acabam chegando aos oceanos. Com isso, causam a morte de diversas espécies de animais. Além disso, os copos plásticos podem liberar substâncias cancerígenas na comida. Dê preferência sempre aos copos duráveis, que são feitos de material reciclável e que impactam menos o ambiente. Por isso, as empresas podem dar aos funcionários copos ou garrafas personalizadas feitos de material reciclável. Ou ainda, canecas de cerâmica. 

Utilizar copos e garrafas reutilizáveis é um ótimo passo em direção a uma rotina mais sustentável no trabalho
Usar copos e garrafas reutilizáveis é um ótimo passo em direção a uma rotina mais sustentável no trabalho

Economia de energia elétrica

Dar preferência para a iluminação natural:

Aproveitar a luz natural é um jeito muito fácil de diminuir o uso de energia elétrica em qualquer empresa. Por exemplo, claraboias ou coberturas translúcidas são soluções que proporcionam iluminação uniforme. Além disso, elas não têm custo de manutenção e podem ser instaladas em construções novas ou já existentes. 

Utilizar a ventilação natural:

O conforto térmico é um fator muito importante para locais da indústria. Afinal, seus geradores de calor atendem um grande número de pessoas. Dessa forma, para usar a ventilação natural, é preciso levar em conta as dimensões e a posição das aberturas em função das fontes internas de calor e das características dos ventos dominantes. Sendo assim, quando bem projetados, dispositivos como brises, venezianas e exaustores eólicos ajudam a arejar e refrigerar naturalmente dos ambientes.

Trocar lâmpadas incandescentes por LED:

Apesar de custarem um pouco mais caro, as lâmpadas de LED chegam a ter um tempo de vida útil 10 vezes maior que as lâmpadas comuns. Já o consumo de energia, chega a ser 85% menor que as outras lâmpadas, além disso, não aquecem o ambiente. Durante o dia, prefira o uso de luz natural sempre que for possível, por isso, ligue as lâmpadas só quando necessário. 

Desligar equipamentos ao sair:

Peça aos funcionários para sempre desligarem seus equipamentos após o uso. Para tornar o processo mais eficiente, nomeie um responsável em cada setor. Desse modo, a cada fim de turno de trabalho, essa pessoa confere se todas as luzes, ar condicionados e dispositivos estão desligados. 

Dê preferência à iluminação e ventilação naturais para reduzir o consumo de energia elétrica
Dê preferência à iluminação e ventilação naturais para reduzir o consumo de energia elétrica

Economia de água

Eliminar vazamentos:

Uma torneira pingando chega a desperdiçar mais de 16 mil litros de água por ano. Por isso, mantenha a manutenção das instalações hidráulicas em dia para evitar o surgimento de vazamentos. Fique atento para achar e consertar eles o mais rápido possível.

Utilizar descargas econômicas:

As válvulas de descarga comuns gastam cerca de 12l de água toda vez que são acionadas. Além disso, em dispositivos antigos o consumo pode chegar a até 30 litros! Hoje em dia há sistemas econômicos que consomem de 3 a 6l. De acordo com a necessidade, podem ser instalados tanto em caixas acopladas quanto nas válvulas de parede. Além disso, ainda é possível instalar peças que aproveitam a água das pias direto para as caixas de descarga.

Torneiras de baixo consumo ou automáticas:

Torneiras automáticas ou com sensores eletrônicos gastam muito menos quando comparadas aos modelos comuns. A redução no consumo de água fica entre 30 e 80%, de acordo com a configuração. Para empresas que não querem ou não podem trocar suas torneiras por modelos automáticos, é viável instalar restritores de vazão ou arejadores. Eles unem o ar ao fluxo de água, reduzindo sua vazão; mas, mantendo o conforto.

Separação do lixo

O erro no descarte de lixo pode trazer problemas graves para a natureza. Alguns exemplos são a contaminação do solo e dos cursos da água, além de impedirem a reciclagem. A ação de sustentabilidade mais comum nas empresas é a separação entre itens recicláveis e não recicláveis.

Sendo assim, implemente a coleta seletiva nos setores e incentive o reaproveitamento de materiais, crie ilhas de coleta seletiva na empresa, com lixeiras separadas e identificadas em três tipos pelo menos: recicláveis, orgânicos e rejeitos.  É crucial educar os funcionários para que eles entendam o seu papel e façam a separação da forma certa.

É importante também descartar de modo certo as pilhas, baterias e eletrônicos, pois eles contêm elementos que são muito perigosos para a saúde e o meio ambiente. Essa tarefa não é difícil, tanto que grande parte dos componentes é reciclável e há empresas especialistas nesse serviço. Faça também parcerias com catadores, cooperativas e empresas de reciclagem, pois muitas vezes estas entidades se encarregam até mesmo de recolher os materiais na empresa.

Colocar plantas nos ambientes

As plantas melhoram a qualidade do ar e tornam o ambiente mais bonito. Além disso, elas deixam úmido o ar, filtram gases e ajudam a regular a temperatura. De acordo com alguns estudos, as plantas ainda ajudam a reduzir o stress e melhoram o ritmo da produção. Dessa forma, opte por plantas que se adaptam bem a ambientes fechados e não exijam muita luz. Bons exemplos são as violetas, lírios, begônias, palmeiras ráfis e samambaias; todas são espécies que pedem pouca manutenção.

Plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar no ambiente de trabalho e ainda contribuem para o bem-estar dos colaboradores

Incentivar o uso de transportes alternativos

Os congestionamentos, a poluição sonora, o alto consumo de energia e as emissões de gases poluentes são alguns dos problemas do trânsito nas grandes cidades. Embora as empresas não possam controlar como seus colaboradores se deslocam, pode incentivar a adoção de ações mais sustentáveis. Dessa forma, uma ação viável é organizar um programa de caronas para conectar pessoas com trajetos semelhantes. Trata-se de uma ação que reduz o trânsito e ainda traz economia. Também é possível estimular o uso de bicicletas para quem mora em regiões perto da empresa. Isso é bom não só ao meio ambiente, mas também para a saúde e o bem estar. Além disso, incentivar o uso de transporte público ou fretado melhora a mobilidade urbana e ajuda a reduzir a poluição.

Envolver todos os colaboradores na sustentabilidade

O sucesso das ações de sustentabilidade na empresa depende do envolvimento de funcionários, líderes e parceiros. Para garantir o auxílio de todos, é preciso que a ideia não se prenda só ao papel, mas faça parte da cultura organizacional. É preciso que eles entendam a política ambiental da empresa e como ela se encaixa nos objetivos maiores da firma. Realize pesquisas para saber quais as principais dúvidas ou dificuldades das pessoas sobre sustentabilidade e ajude elas a pôr em prática o que aprenderam. Depois, é muito importante pedir o apoio delas para elaborar ações que sejam relevantes e que causem impacto real.  

O que mais sua empresa pode fazer para ser mais sustentável?

  • Entenda, valorize e divulgue seu impacto e dependência da natureza.
  • Considere o custo global para a natureza que resulta das atividades econômicas da empresa.
  • Se os processos da empresa requerem matérias-primas, obtenha elas preferencialmente de fornecedores responsáveis certificados.
  • Traga as preocupações com a sustentabilidade nas primeiras etapas do planejamento de novos projetos e negócios.
  • Adote medidas para produzir, distribuir, consumir e dispor de recursos de forma a otimizar o seu uso para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. E também evitar produtos químicos nocivos que prejudiquem a biodiversidade.
  • Apoie os fornecedores locais e compre produtos cultivados de modo sustentável.
  • Transforme os telhados ou fachadas da sua empresa. Plante árvores ou flores para melhorar o conforto térmico e aumentar a biodiversidade. 
  • Adote medidas para reduzir o desperdício de alimentos e recursos.
  • Elimine o uso de plásticos descartáveis, como embalagens, sacolas ou copos.

A boa notícia é que podemos reverter as tendências de perda de biodiversidade, por isso, é crucial que a gente consiga mudar a nossa relação com a natureza e agir para protegê-la. Dessa forma, devemos conservar e restaurar a vida e os espaços naturais, mudar a forma como produzimos e consumimos alimentos e transformar as economias para se tornarem guardiãs da natureza.

E aí, gostou do nosso conteúdo e das nossas dicas? Então, clique no banner abaixo e baixe o nosso kit de materiais gratuitos para a Semana do Meio Ambiente

1 comentário em “Sustentabilidade: ideias de ações para realizar na empresa

  1. Pingback: Como a TV corporativa pode auxiliar na gestão de crise? | Pix Mídia

Comentários estão fechados.