Início Comunicação Interna ESG: por que a sua empresa precisa dele?

ESG: por que a sua empresa precisa dele?

Saiba mais sobre o ESG (Ambiental, Social e Governança), sigla que reconhece empresas que ajudam o meio ambiente e a sociedade.

Quando o assunto é sustentabilidade, muito provavelmente a primeira coisa que vem à sua cabeça é o cuidado com a natureza e seus recursos. 

Associar uma coisa à outra é válido, mas o conceito de sustentabilidade é ainda mais amplo do que a gente imagina, e pode levar em conta vários outros aspectos. 

Prova disso é o ESG, sigla em inglês para ambiental (E), social (S) e governança (G), que funciona como um termômetro para medir o nível de sustentabilidade das empresas. 

Porém, em vez de só avaliar os impactos ao meio ambiente, o ESG também considera o que as organizações estão fazendo para construir um mundo melhor.

Afinal, muitas delas perceberam que, além de crescer e ganhar dinheiro, é preciso lidar com pessoas cada vez mais atentas às suas ações e posicionamentos, e isso pode determinar sua longevidade e reputação.

Leia abaixo e conheça alguns canais que podem ser utilizados para divulgar a agenda ESG da sua empresa:

O ESG nas telas do app e da TV corporativa

Para aplicar o ESG, a sua empresa deve agir e pensar de maneira sustentável. Que tal começar pela redução do uso de papel no dia a dia? 

Estudos mostram que cada brasileiro consome, em média, 50 kg de papel por ano, o que equivale a 10.600 folhas A4. 

Em um mundo cada vez mais digital, existem várias tecnologias que ajudam a mudar esse hábito que tanto prejudica o meio ambiente. 

É o caso do aplicativo de comunicação interna, das telas de midia indoor e da TV corporativa, soluções assinadas pela Pix Mídia. 

Por exemplo, se a sua empresa substituir o quadro de avisos pela sinalização digital, os gastos com impressão caem consideravelmente.

Isso porque as ações internas e os comunicados são exibidos na tela, e chamam a atenção dos colaboradores em locais estratégicos.

Mas os ganhos não acabam por aí! O software de TV corporativa da Pix Mídia, o ImidiaTV, possui uma biblioteca com mais de 400 templates exclusivos.

Basta selecionar a mídia de sua preferência, fazer os ajustes necessários e incluí-la na grade de programação em poucos cliques.

Para além do visual das imagens e animações, o conteúdo que aparece nas TVs também é importante. Afinal, eles podem atender aos outros pilares do ESG.

Separamos algumas dicas de como abordar esses temas, usando como base as datas comemorativas, os meses coloridos e outras campanhas de conscientização.

Conheça cada um deles:

O ESG nas telas: o ambiental

A Semana do Meio Ambiente, comemorada na primeira semana de junho, não é a única campanha capaz de espalhar a prática do ESG.

Em setembro, por exemplo, temos duas datas igualmente importantes: o Dia do Cerrado e o Dia da Árvore, que ocorrem nos dias 11 e 21, respectivamente.

Essas duas datas não têm o mesmo alcance da Semana do Meio Ambiente, mas isso não quer dizer que a sua empresa não possa incluí-las no calendário de ações.

Enquanto o Dia da Árvore traz como reflexão o desmatamento e as queimadas, cada vez mais comuns aqui no Brasil, o Dia do Cerrado valoriza esse que é um dos biomas mais ricos do país.

Para se ter uma ideia da importância de abordar o tema, o ano ainda não acabou, mas já bateu recorde de desmatamento no Cerrado.

São 2.833 km² de vegetação perdida, número que equivale a quase duas vezes o tamanho da cidade de Teresina, capital do Piauí.

Para manter os colaboradores bem informados, divulgue esses e outros dados no feed do aplicativo e na programação da TV corporativa.

Ao adotar uma política mais sustentável, a organização pode atrair, além de investidores, novos clientes. Afinal, eles estão cada vez mais inteirados sobre o assunto.

O ESG nas telas: o social

Também temos o social, outro aspecto que faz parte do ciclo ESG.

Nas últimas semanas, divulgamos vários conteúdos sobre saúde mental e como as empresas podem ser mais acolhedoras com os seus colaboradores.

Líderes que não são abusivos, que se colocam no lugar do outro e se preocupam com o clima no trabalho oferecem bem-estar às pessoas.

Contudo, o clima organizacional não depende só disso.

As empresas com ESG devem ser mais inclusivas, e isso passa pela contratação de profissionais de vários gêneros, raças, orientações sexuais e deficiências.

Formar uma equipe mais diversa é dar oportunidade para pessoas que vivem à margem e são menos requisitadas em um processo seletivo.

Porém, ocupar vagas não é o suficiente. Os gestores devem treinar os novos talentos e oferecer tudo o que eles precisam para entregar um bom trabalho.

Nesse sentido, um salário compatível com o mercado e benefícios também são formas de valorizar o trabalho do time. Quer saber mais? Leia o conteúdo que postamos sobre o tema aqui.

O ESG nas telas: a governança

Por fim, mas não menos importante: a governança. Isso quer dizer que as empresas precisam ser transparentes com os colaboradores.

Sendo assim, os lideres devem ser claros na abordagem e nos processos, pois isso contribui para um ambiente de confiança e respeito em todos os setores da empresa.

Mas como colocar tudo isso em prática?

Uma das sugestões é criar canais de denúncia e conselhos. Quando implantados da maneira correta, esses espaços servem de acolhimento para o funcionário.

Portanto, caso sofra algum abuso, ele sabe a quem e como recorrer. No entanto, esses grupos precisam ser independentes e não se acuar diante dos cargos maiores.

Use a TV corporativa para divulgar esses canais e tocar em assuntos, até então, delicados.

Tais como: o abuso sexual, o assédio moral, a síndrome de burnout, etc.

Para saber mais: como conseguir fundos?

Você sabia que, com o ESG, é possível emitir títulos de dívida e atrair investimentos para projetos de impacto socioambiental? São eles:

1) Títulos Verdes: fundos para energia limpa, reduzir a poluição, etc;
2) Títulos Sociais: fundos para geração de emprego e renda;
3) Títulos de Sustentabilidade: fundos para projetos socioambientais.

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

TV Corporativa para Empresas