Início Comunicação Interna Aprenda a ser o colega que você gostaria de ter quando era estagiário

Aprenda a ser o colega que você gostaria de ter quando era estagiário

O Dia do(a) Estagiário(a) é comemorado em 18 de agosto. Leia o artigo e saiba como ser uma inspiração para o seu colega.

Talvez você ainda não saiba, mas o Dia do(a) Estagiário(a) é comemorado nesta quinta-feira (18). 

Antes de fazer qualquer homenagem, vamos pensar um pouco sobre a forma como esses novos talentos são vistos em algumas empresas.

Muita gente acha que os estagiários, por ocuparem essa posição, têm falta de competência, o que não é verdade.

O estágio é uma das etapas mais importantes na vida de qualquer profissional em formação.

Estamos falando de estudantes dos ensinos médio, técnico e superior que, além do compromisso com os estudos, muitas vezes dedicam até seis horas do seu dia para atuar em alguma empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Abres, o número de estagiários no Brasil é de 900 mil, sendo 686 mil para o ensino superior e 214 mil para o ensino médio e técnico.

Parece pouco, mas o estágio pode ser uma alternativa para combater o desemprego entre os jovens, por exemplo.

Segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego entre jovens de 14 a 17 anos era de 35,4%, e entre o grupo de 18 a 24 anos, de 22,6%.

A situação econômica do Brasil, somada à falta de oportunidade no mercado de trabalho, pode fazer com que muitos estudantes recorram ao estágio remunerado para complementar a renda.

Por outro lado, o objetivo principal do estágio continua sendo o aprendizado. 

Sendo assim, reconhecer a importância desses novos talentos, independentemente do motivo principal que os levou a buscar a vaga, é um dever não só da organização, mas de todos os funcionários.

Continue lendo e saiba como ser um colega exemplar aos estagiários que atuam na sua equipe:

Tenha empatia

Colocar-se no lugar do outro é o primeiro passo para entender uma realidade que pode não ser a sua, mas ainda assim é a de muita gente.

Se você nunca estagiou em algum lugar antes, é provável que não saiba o tamanho do desafio e da responsabilidade que os estagiários têm nas mãos.

Afinal, além de cumprir tarefas que são tão importantes quanto as de um profissional contratado, o estagiário também precisa manter um bom rendimento na instituição de ensino e frequentar as aulas.

Por isso, em vez de fazer pouco caso com os estagiários da sua equipe, coloque-se no lugar deles e ajude-os a fazer um bom trabalho. Assim, você contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo e leve para todo mundo.

Seja paciente

A maioria dos estagiários está no começo da vida profissional, então pode ser que algumas atividades que você faria de olhos fechados ainda sejam uma novidade para eles, e está tudo bem!

Seja paciente e compartilhe tudo o que você sabe com os seus colegas. Afinal, o estágio serve justamente para aprender, e é errando que se aprende, não é mesmo?

Ah! Nunca subestime o conhecimento de um estudante. Quem está estudando pode atualizá-lo sobre conteúdos e tendências que só o debate em sala de aula pode proporcionar.

Portanto, abra a sua mente e estabeleça uma troca com os seus colegas estagiários. 

Confie nos colegas

Uma boa relação de trabalho só funciona na base da confiança. É por isso que o estagiário e você devem confiar um no outro, mesmo que a experiência de um seja maior que a do outro. 

Dê abertura para que o colega expresse a sua opinião, sugira alguma coisa ou faça críticas, se necessário. Esse exercício vai deixá-lo mais seguro ao defender as próprias ideias, negociar com a equipe, e também perceber a hora de abrir mão de algumas delas, o que faz parte da rotina de qualquer empresa. 

Permitir que o estagiário tenha autonomia para cumprir tarefas e organizar a agenda é uma forma de reconhecê-lo como um profissional em formação. Afinal, é na prática que se adquire a expertise necessária para lidar com o mundo do trabalho.

Por fim, o pertencimento

Ninguém gosta de se sentir deslocado ou excluído. Portanto, a inclusão dos estagiários deve fazer parte da cultura da empresa, pois só assim os demais colaboradores saberão da importância de acolhê-los, independentemente da sua experiência.

Utilize a comunicação interna e o endomarketing para reforçar o quanto esses novos talentos fazem parte do time, e que o seu trabalho e dedicação são essenciais para a empresa.

Vale lembrar que se o estagiário deve mostrar serviço para ser efetivado após os 2 anos de contrato, a empresa também está sendo avaliada pelo estudante o tempo todo.

Sendo assim, não poupe esforços para fazer dessa experiência a mais enriquecedora, leve e positiva possível. 

Saiba como ser um bom colega para os estagiários:

  • Acompanhe e confie em vez de microgerenciar;
  • Cobre com gentileza; 
  • feedbacks;
  • Esclareça todas as dúvidas;
  • Seja um bom ouvinte;
  • Sirva de exemplo.

Saiba como ser um bom estagiário para a empresa:

  • Busque conhecimento;
  • Demonstre interesse;
  • Dúvidas? Pergunte;
  • Não tenha medo de errar;
  • Ouça com atenção;
  • Seja pontual.

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

TV Corporativa para Empresas