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Livros para virar mestre em ações de Comunicação Interna

Se você é apaixonado por livros e por comunicação, assim como nós, este artigo foi feito especialmente para você! Aqui na Pix, somos todos tão apaixonados por comunicar quanto você. Portanto, estamos sempre lendo e visando aprender muito.

Sendo assim, vamos à pergunta principal: como você costuma se atualizar? De qual maneira busca novas informações sobre sua área de atuação? 

Se você respondeu “livros”, saiba que esta também é a resposta de 56% da população nacional, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, em 2016. 

Os livros são paixão há séculos e, mesmo com a chegada dos meios digitais, eles não perderam seu espaço. Desta forma, a Pix Mídia separou uma série de livros dedicados a você, um aficionado por estes assuntos, assim como nós. Todos testados e aprovados pela equipe.

Nesta lista, profissionais vão encontrar diversos tipos de livros e e-books para agregar cada ainda mais. Ou então, se você ainda está estudando e busca aprender ainda mais sobre este universo, nossas dicas também lhe serão muito úteis.

Ou seja , escolha um bom lugar, um chá ou café, opte por um dos títulos e boa leitura!

Café e livro

Para facilitar sua navegação, conheça previamente nossos títulos no sumário abaixo.

Livros sobre Endomarketing

1. Endomarketing de A a Z (Analisa de Medeiros Brum)

Endomarketing de A a Z

Analisa é uma das maiores autoras quando se trata deste assunto. Sua obra é leitura obrigatória para qualquer profissional da área que esteja interessado em bons resultados.

Sendo assim, o livro também é ideal para quem deseja entender de forma mais profunda os conceitos da área. Para isso, a autora faz uso de sua experiência de mais de 20 anos na área para detalhar os vários aspectos da atividade.

A obra, ainda, traz à tona um debate importante: a necessidade de que as ações consigam engajar os colegas.

Por fim, um dos melhores exemplos do livro é o relato de cases para se entender como um bom projeto funciona.

2. Respirando Endomarketing (Analisa de Medeiros Brum)

Respirando Endomarketing

O livro tem uma linguagem fácil e bem atrativa. Além disso, é escrito em primeira pessoa, o que facilita a interação do leitor com o texto. Exemplificando, a autora aponta que a ideia é que seja uma “conversa de comadres”. O objetivo de Analisa no livro é dividir com os leitores suas experiências.

Este é seu quarto livro e Analisa tem a missão de apresentar toda a diversidade do endomarketing. Para ela, a atividade deve objetivar fazer com que as pessoas sintam-se felizes em seu ambiente de trabalho.

Ou seja, vale a leitura!

3. Sorria, Você Trabalha Aqui! (Analisa de Medeiros Brum)

Sorria, você trabalha aqui

A proposta deste livro é inspirar. Para isso, o livro traz cerca de 500 insights sobre o assunto! A ideia é que os textos sejam consultados de forma aleatória, para que o leitor consiga uma boa dica a qualquer momento. Basta abrir o livro e encontrar a solução pro seu problema.

Uma das dicas mais valiosas da autora neste livro é sobre promover campanhas em prol da qualidade de vida dos colaboradores.

Neste livro, a autora ainda ressalta que o importante é assegurar que a equipe tenha uma vida profissional saudável. Este é o segredo para aumentar a produção.

4. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso (Saul Faingaus Bekin)

Endomarketing: Como praticá-lo

Este é é um livros mais clássicos. Sendo assim, é um mais completos sobre o assunto e o autor é referência no segmento. Tanto que lhe é atribuído o cunho do termo endomarketing.

O livro deve estar na cabeceira de quem se interessa por comunicação empresarial. Sendo assim, o autor aborda o tema de forma didática. Ademais, ele explica não apenas conceitos, mas também ações e implantação de projetos.

5. Endomarketing inteligente (Daniel Costa)

Endomarketing Inteligente

Neste livro, o autor trabalha os aspectos teóricos da área com as questões práticas. Daniel defende a importância das ações para garantir um ambiente mais propício para que as empresas atraiam, engajem e retenham talentos.

Costa tem uma grande vivência acadêmica e faz uso dela para fundamentar seus conceitos. Desta forma, ele detalha o que precisa ser considerado na implantação de projetos de C.I.

6. Face a face com o endomarketing (Analisa de Medeiros Brum)

Face a face com o Endomarketing

Este é o livro ideal para você que busca um livro mais básico sobre o assunto. A explicação sobre as principais atividades que devem ser desenvolvidas na C.I é apenas um dos pontos altos do livro. Sendo assim, a autora dedica um capítulo a atuação dos líderes. Ela ainda fornece boas dicas sobre como estes devem exercer sua função frente das equipes e empresas.

Por fim, a autora ainda faz um alerta importante muitas vezes menosprezado pelas empresas: a necessidade de encontrar seu próprio caminho no mercado!

7. Não existe gestão sem comunicação (Daniel Costa)

Não existe gestão sem comunicação

O livro faz uso de uma linguagem informal, simples e direta. Portanto, é dirigido a todos os envolvidos com a atividade, do peão ao chefe. Sendo assim, o autor propõe que as atividades de C.I sejam feitas de forma ainda mais coletiva.

Ele chama a atenção para a necessidade que as empresas têm de encantarem seus colaboradores antes dos clientes. O autor ainda aborda como lidar com a ansiedade, prejudicial ao trabalho de C.I

Há também um texto dedicado ao excesso de reuniões. Este acaba por atrapalhar o fluxo de trabalho de toda a empresa e dificultar a comunicação eficiente e prática.

Livros sobre Comunicação Interna

1. Comunicação com empregados: a comunicação interna sem fronteira (Bruno Carramenha, Viviane Mansi e Thatiana Capellano)

Comunicação com empregados

Inicialmente, neste livro os três autores abordam a relação entre funcionários e empresa. Ademais, explicam como esse contato faz a diferença nos resultados organizacionais.

Os autores lhe provocam questionando se a sua empresa realmente tem uma C.I e esclarecem que as informações da empresa são repassadas fora dela.

Sendo assim, é muito importante cuidar da qualidade das relações e da experiência do funcionário. Desta forma, sua impressão sobre o local de trabalho é disseminada para outros públicos e afeta diretamente a imagem da marca. Porém, engana-se quem pensa que isso acontece apenas em empresas grandes.

2. Comunicação empresarial: políticas e estratégias (Wilson da Costa Bueno)

Comunicação empresarial: políticas e estratégias

Neste livro, primeiramente, Wilson da Costa Bueno resgata sua experiência como profissional e professor. Desta forma, o livro dedica um capítulo inteiro à C.I

Ademais, a obra ainda traz cases reais de C.I. Desta forma, você poderá encontrar uma solução pontual para algum problema que esteja enfrentando na sua organização.

3. Comunicação interna: a força das empresas (Paulo Nassar)

Comunicação Interna: a força das empresas

Inicialmente, executivos e pesquisadores assinam 12 artigos assinados por executivos e C.I.

Ademais, o livro aborda a diminuição das fronteiras invisíveis e valoriza as consequências das decisões adotadas dentro da empresa.

4. A comunicação como fator de humanização das organizações (Margarida Maria Krohling Kunsch) 

A Comunicação como fator de Humanização

Em princípio, o livro aborda a comunicação institucional e a humanização. Assim, traz dois subtemas: a organização como espaço de diálogo e a comunicação como instrumento de humanização das relações de trabalho.

Em conclusão, a obra traz os resultados de pesquisas realizadas com centrais de relacionamento de duas empresas localizadas em Minas Gerais. Estas pesquisas mostram a importância do diálogo para a gestão da comunicação nas corporações.

5. A cultura do diálogo (Gustavo Gomes de Matos)

A Cultura do Diálogo

O autor Gustavo Gomes de Matos destaca a importância de saber ouvir atentamente e de identificar os melhores canais de comunicação, para que todos os funcionários se mantenham bem informados.

Essa prática não só melhora a condução de processos e traz resultados mais interessantes, bem como transforma os funcionários em embaixadores da empresa.

6. Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional (Marlene Marchiori)

Faces da Cultura da Comunicação Organizacional

Este livro, escrito por Marlene Marchiori, amplia o entendimento sobre a comunicação e cultura organizacional nos dias atuais, ajudando no desenvolvimento das empresas.

Desta forma, a proposta principal do livro é o aprofundamento do estudo da cultura e comunicação corporativas. Logo após, abre caminho para a construção de uma referência forte que auxilie o avanço sobre o tema.

Bônus

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Se acaso esta lista com 13 livros sobre Comunicação Interna e Endomarketing não lhe seja suficiente, a Pix ainda te traz um bônus.

Portanto, vamos te listar 3 nossos melhores e-books sobre C.I, endomarketing e TV corporativa – assunto no qual somos experts. Tudo isso para você sair deste artigo sem nenhuma dúvida!

Para fazer o download gratuito de qualquer um deles basta clicar no título. Boa leitura!

1. Mini Guia: 6 Ideias de Endomarketing

Mini guia com 6 dicas de Endomarketing e tipos de funcionários

De início, neste e-book gratuito você vai conhecer 6 ações muito práticas. Desta forma, é possível melhorar muito a motivação dos seus colaboradores e aumentar o desempenho da equipe.

Além disso, o livro apresenta os 4 tipos de funcionários existentes em todas as empresas (inclusive na sua!) e explica como eles podem representar o sucesso e o fracasso.

2. Comunicação Efetiva com a TV Corporativa

Comunicação efetiva com a TV corporativa

Neste e-book, vamos ajudá-lo a dar os primeiros passos na implantação de uma TV Corporativa na sua empresa. Nós mostramos como a TV consegue entregar valor para diversos setores de uma empresa e quais as principais características que você deve procurar em um aplicativo de gestão.

3. Explorando o iMídiaTV

Explorando o iMidiaTV

O iMidiaTv é o software de gestão de TV corporativa idealizado pela Pix. Sem dúvidas, um dos mais completos do mercado. Neste e-book, você vai entender como ele funciona e quais as inúmeras vantagens de possuir este serviço na sua empresa.

Se acaso você não conheça, saiba que a TV corporativa é um dos principais e mais versáteis meios de C.I. Ficou interessado? Clica aqui para conhecer!

Por fim…

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que todos os livros que escolhemos tratam os tema de uma forma prática e didática. Desta forma, é válido ressaltar que estamos nos referindo a uma ações que podem fazer muita diferença no dia a dia das empresas. Portanto, quanto mais acessível estes assuntos forem, melhor!

No entanto, se você já atua na área ou ainda estuda, saiba que vale muito a pena ler estes livros. Da mesma maneira que é sempre importante aprender cada vez mais, sobretudo quando lidamos com pessoas.

Ademais, adquirir e praticar estas ações irão lhe ajudar na aplicação de uma gestão muito mais afinada, voltada às tendências atuais de relacionamento com funcionários. Portanto, esperamos que estes títulos lhe auxiliem a estruturar ações ainda mais comprometidas com o alcance de metas. Isso tudo, sem abrir mão da qualidade de vida e de um bom clima.

Por fim, você estudante de RH ou comunicação, curtiu nossas indicações? Já leu algum destes livros?

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