Engana-se quem pensa que os valores de uma empresa só servem para uma visão estratégica do ambiente macro, muito pelo contrário, partilhar os valores da organização com os colaboradores ajuda a fazer com que eles entendam e fiquem alinhados aos objetivos da empresa. Ficou interessado no tema? Então siga com a gente nessa leitura!
A definição dos valores de uma empresa faz parte do planejamento estratégico da mesma. Ou seja, o famoso P.E, geralmente conhecido por alinhar os objetivos da empresa no mercado. No entanto, o que muitos não sabem, é que alinhar esses objetivos no seu micro ambiente pode gerar ótimos resultados para a empresa.
De acordo com CHIAVENATO, 2004, p. 152:
O planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los.
Dessa forma, o planejamento é a porta de entrada para a evolução dos norteadores estratégicos de uma empresa, afinal, é com o P.E. que surgem a missão, a visão e os valores.
No artigo de hoje, vamos tratar dos valores de forma especial, de maneira principal ao que diz respeito à emissão dessas valores para alinhar os colaboradores.
Por que compartilhar os valores da empresa com os colaboradores é importante?
Assim como a cultura, os valores da empresa também influenciam na conduta dos empregados. Sendo assim, partilhar os valores nos quais a empresa se baseia é crucial para moldar condutas de acordo com a base de valores da firma.
Os valores fazem parte dos do conjunto de táticas do planejamento estratégico de uma empresa. Dessa forma, partilhar essa base tática ajudao quadro funcional a entender preceitos básicos fixados pela empresa.
Nesse sentido, quanto mais as pessoas que trabalham no local estiverem alinhadas com os objetivos da empresa, mais elas entenderão o que cada um pode fazer dentro das suas atribuições para atingir tal objetivo. E isso é ótimo para a empresa!
Nesse caso, usar a comunicação interna pode ser uma boa estratégia para partilhar os valores, afinal, em qualquer organização sem importar o porte a C.I. é um elemento crucial para alinhar as bases estruturais aos colaboradores.
Dessa forma, a C.I. enquanto forma de comunicação na empresa precisa criar meios para efetivar fluxos. Sendo assim, deve possuir vários canais e espaços de amplo alcance para que possa alcançar todos na firma.
Pensando por esse lado, sugerimos ações que podem ser executadas pelos mais diversos canais que uma empresa pode possuir, confira!
4 formas de emitir os valores da empresa
A disseminação dos norteadores estratégicos precisam ter ações recorrentes, afinal, ajudam a fortalecer a C.O. da empresa. Nesse caso, por ser algo essencial precisa ser visto como algo simples, a fim da divulgação ser recorrente e ninguém esquecer dos valores da P.E. da empresa. Para tanto, elencamos a seguir, ações fáceis e ágeis que não demandam complexidade de execução, veja:
TV Corporativa
No caso do uso da TV Corporativa, os valores podem entrar na grade de programação criada pela empresa. Nesse sentido, deixe os norteadores na grade “rodando” de forma contínua. Entre uma ação e outra, entre um conteúdo dinâmico e outro, o seu quadro funcional poderá ver os valores sendo partilhados, o que auxilia na assimilação desses valores e no alinhamento de condutas que condizem com os mesmos.
Ações de Final de Ano
Toda firma tem a festa de final de ano certo? Nesse caso, aproveitar os festejos do final do ano é uma chance incrível de partilhar não só os valores, mas sim, todos os norteadores que compõem o P.E., além disso, por ser final de ano pode soar como um incentivo para o quadro funcional se alinhar as metas e objetivos que compõem as estratégias da empresa
Selos comemorativos
A empresa está comemorando algum objetivo alcançado ou irá comemorar alguma meta batida? Então é mais uma oportunidade de partilhar os valores da empresa! Os selos podem estar alinhados com alguma campanha, ou ainda, podem ser especificos para compartilhar os norteadores, valores ou novas metas que precisam ser alcançadas. desse modo, selos impressos em adesivos, selos em squeezes, canetas e até mesmo, selos que passam na grade de TV Corporativa ajudam a partilhas os valores da empresa.
Bate-papo com a gestão da empresa
O quadro funcional tende a se sentir valorizado quando a alta gestão da firma se conversa com os colaboradores. Isso é fato, eles se sentem lembrados e costumam levar muito a sério o que uma pessoa de um nível alto na empresa tem a dizer. Por isso, criar pequenos espaços para que a gestão converse, troque ideias e faça uma comunicação transparente com os empregados ao mesmo tempo em que partilham os valores da empresa acaba sendo efetivo quanto ao objetivo de disseminar os valores da empresa.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer partilhar os valores da empresa com os empregados e não sabe por onde começar? Então, comece com a TV Corporativa, saiba como clicando neste link!