E-BOOK: como estruturar um plano de comunicação interna

Estruturar um plano de Comunicação Interna

Com esse conteúdo, a Pix Mídia, vai te ensinar a analisar, planejar e estruturar um plano de comunicação interna do zero.

Os processos que envolvem os diálogos internos de uma empresa estão sempre evoluindo. Por isso, é preciso ver o cenário e levar em conta que isso reflete os diferentes perfis dos profissionais que estão no e chegam ao mercado.

Posto isso, entende-se que um plano de comunicação bem feito é essencial para qualquer firma. Isso porque ele é feito por um diagnóstico detalhado de todos os fluxos da empresa. Principalmente aqueles que se referem ao público interno!

Comunicação interna estratégica: mais do que comunicar é criar laços!

Antes de tudo, vamos aos dados! De acordo com o relatório de tendências em C.I. elaborado pela SocialBase, os cinco maiores desafios da comunicação interna em 2020 são:

  • 64,8% engajar lideranças como comunicadores.
  • 60,6% conquistar um papel mais estratégico para a área.
  • 45,1% medir as iniciativas de C.I.
  • 43,5% atuar em outros aspectos do diálogo.
  • 38,7% fazer tudo o que tem de ser feito com uma equipe tão pequena.

A conexão entre os dados fica óbvia. Para induzir o líder a começar uma mudança na cultura da firma é preciso planejar.

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Desse modo, definir a área de comunicação como área estratégica demanda um mote de ações e, só é possível buscar efetividade através de planejamento.

E, assim como comunicar com confiança, medir os resultados faz parte dos processos de planejamento. É a partir de processos metódicos de medição que é visto o que tem dado certo ou não.

Planejamento de Comunicacao Interna

Por que estruturar um plano de comunicação interna?

Toda organização precisa ter uma relação com todos os seus públicos estratégicos. Geralmente os principais são: fornecedores, governo, clientes, funcionários e etc…

Para cada público citado acima, dentro de uma visão metódica podem ser classificados como essenciais e não essenciais, menos a categoria funcionários.

Ou seja, os funcionários fazem parte do grande ativo de uma empresa. São eles que executam as atividades. Por exemplo, as pessoas que trabalham na sua empresa entregam o seu produto final.

Estruturar um plano de comunicação pensando nesse público é crucial. Nesse sentido, o objetivo pode ser evitar as projeções de ruídos e, consequentemente, aumentar a produtividade e o tempo que se leva em alguma atividade.

Planejar é voltar a assertividade para os fluxos de comunicação. Sendo assim, rever todo o processo de diálogo na empresa é positivo. Ou seja, é uma maneira de deixar os seus colaboradores seguros e manter um bom relacionamento entre funcionário e organização.

Planejamento de Comunicacao Interna

Por isso, a Pix Mídia disponibilizou um E-book gratuito junto com dicas de como estruturar o seu plano de comunicação do zero, faça o download agora mesmo.

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