7 ações inovadoras de endomarketing para estimular colaboradores

Todo o crescimento corporativo parte de dentro. Por isso, as empresas estão percebendo cada vez mais a importância de investir em ações de endomarketing: para que seus funcionários tenham cada vez mais conhecimento e estejam cada vez mais motivados e engajados. Por isso, esse tipo de atividade visa garantir que os colaboradores estejam comprometidos com os rumos e as práticas que a empresa busca alcançar.

Funcionários engajados são muito mais eficientes no trabalho! Vamos ver então, sete ações inovadoras de endomarketing para você se inspirar a estimular ainda mais os colaboradores.

1 – Uma rede social interna

A ideia surgiu na rede Best Buy, uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos e do mundo. Como em grande parte de empresas desse tipo de setor, a rotatividade dos funcionários era muito grande. Sendo assim, e por contar com uma força de trabalho majoritariamente jovem, a empresa teve uma solução muito inteligente. Foi criada uma rede social interna, que adequou a comunicação de uma maneira que era mais alinhada ao gosto dos seus funcionários. Isto diminuiu a rotatividade e aumentou a produtividade.

Esse tipo de solução mostra que conhecer os seus funcionários para planejar as ações de endomarketing eficientes é tão importante quanto conhecer os seus consumidores para planejar as ações de marketing externo. Além disso, ela revela outro aspecto importante que é a inovação na comunicação interna.

2 – Gamification

Todo funcionário espera entrar, ou estar em um lugar em que ele possa crescer. Por isso, o plano de carreira é uma informação muito importante e um atrativo que uma empresa tem em relação ao seu funcionário. Enquanto isso é um fato bem conhecido e uma ferramenta já bastante utilizada, a forma como ela é entregue pode também ser divertida para o funcionário.

Por isso, a Portobello investiu em uma ação para entregar esse conteúdo de maneira inovadora e irreverente. Foram criados games e histórias em quadrinhos que não somente ajudam a entregar o conteúdo de maneira eficiente e transparente, mas também, divertida.

3 – A valorização dos funcionários

As soluções de endomarketing têm como um de seus objetivos primários valorizar os funcionários. Afinal, eles são humanos e, portanto merecem ser apreciados. Existem diversas formas de fazer isso, e a Fiat apostou em uma delas: a família. A montadora de carros tem diversas ações para melhorar a qualidade de vida das famílias de seus funcionários. A empresa investe em ações relativas a bodas de casamento, colônias de férias e festas de aniversários para os filhos dos colaboradores. Esse tipo de ação é fundamental para tranquilizar e ao mesmo gerar uma empatia maior com os funcionários. Ele vai trabalhar com muito mais afinco para uma empresa que cuida da sua família.

4 – A valorização do tempo do funcionário

Fila de funcionários da Google no momento das refeições
Endomarketing valoriza o tempo dos funcionários. A Google (na foto acima) oferece, entre diversas outras vantagens, três refeições por dia aos seus funcionários, além de lanches e snacks. Os funcionários dizem que a comida é saudável, deliciosa e no mesmo nível dos melhores restaurantes. Foto por Peter Power/Reuters

Tempo é um dos recursos mais valiosos do ser humano. Por isso, uma empresa que valoriza o seu funcionário valoriza também a forma de fazer com que ele gaste seu tempo da melhor maneira possível. Empresas como o Google incentivam os funcionários a gastarem parte do seu tempo em projetos pessoais. Além disso, oportunidades muito boas podem surgir dessas iniciativas. O Gmail é um exemplo de produto que surgiu a partir de um projeto dos funcionários.

A empresa também oferece diversas outras facilidades aos funcionários. É permitido que eles levem seus cães ao trabalho, são oferecidos massagens, yoga, bebidas e lanches gratuitos durante o dia. Ou seja, a empresa faz de tudo para que o funcionário se sinta o melhor possível.

5 – Os usos criativos da TV corporativa

TV corporativa é uma ferramenta muito poderosa para o endomarketing. Ela permite uma alta visibilidade, de uma maneira barata. Ela pode, inclusive, fazer parte de soluções bem criativas. Mostrar lembretes de aniversários dos profissionais, por exemplo, é uma forma de fazer com que ele se sinta valorizado pela empresa e ainda gerar uma interação positiva entre eles. Integrar esse tipo de ferramenta com as redes sociais também é uma forma de aproveitar suas vantagens. O funcionário pode acompanhar e interagir com o que está acontecendo na rede. Reproduzir os conteúdos dos próprios funcionários, com a sua permissão é claro, é mais uma forma de gerar conversas e interações interessantes entre eles.

Além desses, existem diversos outros usos da TV corporativa. Desde os mais simples como frases motivacionais e vídeos institucionais aos mais inovadores, como um processo de boas-vindas a um novo funcionário.

6 – O treinamento minucioso

O treinamento é muito importante para qualquer funcionário. Mas, quando bem feito, é muito mais do que simplesmente aprender a sua função. Empresas como a Toyota dedicam os primeiros meses da experiência do funcionário no ambiente para que ele passe por um treinamento extenso que o ajuda a entender a cultura da empresa. Ele visita fábricas, escritórios e conversa com gestores que têm uma posição mais elevada. Tudo isso, para estar inserido ao máximo na cultura da empresa e se sentir de vez um membro da equipe.

Esse tipo de ação é bastante inovadora em relação à velocidade do investimento. É comum haver um treinamento sempre que um novo funcionário é inserido no negócio, mas esse tipo de carinho e cuidado em fazer com que ele conheça cada aspecto é uma ação que o faz sentir muito valorizado. Além disso, ele é capaz de transmitir todos os valores da empresa para um agente externo, como cada funcionário deve poder fazer.

O endomarketing da Toyota se empenha em transmitir sua cultura organizacional a todos os novos empregados.
Foto por Ko Sasaki/The New York Times

7 – Transformando ferramentas antigas em novas ideias

Como ficou bem claro, inovar é também usar as ferramentas que já existem para criar novas oportunidades e novas ações. O Citibank, por exemplo, lançou uma campanha que consistia em diversas fotos de seus funcionários com uma mão no peito. Foram feitas fotos e exibidas nos canais de divulgação interna e em materiais de publicidade. Ao fim da campanha foi revelado que era uma ação de orgulho em fazer parte do time, o que pegou os funcionários de surpresa, gerando muito engajamento.

Ações desse tipo são muito comuns e dependem da sua criatividade para conseguir atingir o máximo potencial, mesmo com as ferramentas já existentes. Isso é importante, pois elas são fundamentais para melhorar ainda mais o relacionamento e a motivação da equipe. Afinal, o recurso humano é o mais importante em qualquer organização. Por isso é vital garantir que as pessoas estejam sempre dando seu melhor e, ao mesmo tempo, sendo recompensadas por isso.

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