Início Comunicação Interna Fevereiro Roxo e Laranja: 6 ideias de ações para a sua empresa não ficar de fora

Fevereiro Roxo e Laranja: 6 ideias de ações para a sua empresa não ficar de fora

Muita gente não sabe, mas o mês que vem é marcado por duas campanhas fundamentais: o Fevereiro Laranja e o Fevereiro Roxo.

Muita gente não sabe, mas o mês que vem é marcado por duas campanhas fundamentais: o Fevereiro Laranja e o Fevereiro Roxo. Ao passo que a primeira busca conscientizar a população sobre a leucemia, a segunda lança luz sobre doenças como o Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus.

Conheça o conteúdo super bacana que preparamos para a sua empresa clicando no banner abaixo. Assim, a sua organização entra no clima do Fevereiro Laranja e Roxo. Baixe grátis o kit de materiais de RH:

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que a leucemia pode atingir 11.540 brasileiros entre 2023 e 2025. Isso corresponde a 6.250 novos casos entre os homens e 5.290 novos casos entre as mulheres. Para se ter ideia, o INCA diz que existem mais de 12 tipos de leucemia. Veja alguns deles:

1. leucemia linfoide crônica;
2. leucemia mieloide crônica;
3. leucemia linfoide aguda;
4. leucemia mieloide aguda.

Diferentemente do Fevereiro Laranja, um dos maiores objetivos do Fevereiro Roxo é incentivar o diagnóstico precoce do Alzheimer, da fibromialgia e do lúpus, doenças que não têm cura, mas que há tratamento.

Saiba mais sobre cada uma das campanhas:

O Fevereiro Laranja

Em primeiro lugar, o que é a leucemia? Em resumo, essa doença ataca os glóbulos brancos. Uma de suas principais características é o acúmulo de células doentes na medula óssea. Também é um dos tipos de câncer mais comuns e os primeiros sintomas podem levar meses ou anos a aparecer.

A boa notícia é que todos os tipos de leucemia têm cura. Porém, o diagnóstico deve ocorrer logo no início, pois só assim o paciente saberá qual é o tratamento mais adequado. Nesse sentido, o Fevereiro Laranja chega para levar mais informação aos possíveis pacientes e seus familiares.

Essa conscientização também se dá por meio do hemograma, o exame de sangue mais simples de todos. Ele pode apresentar alterações no número de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. Mudanças essas que facilitam o diagnóstico precoce da doença. Além de outros exames, é claro.

O Fevereiro Roxo

Ao passo que o Fevereiro Laranja é uma campanha de combate à leucemia, o Fevereiro Roxo promove a qualidade de vida para quem tem Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Até porque se descobertas cedo, essas doenças não oferecem muitos riscos aos pacientes. Mas por quê?

De um modo geral, o Alzheimer é mais comum entre idosos. De acordo com as universidades federais de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Queensland, na Austrália, a proporção dos brasileiros que têm Alzheimer cresceu 127% só nos últimos 30 anos.

Além disso, o Alzheimer evolui aos poucos. Com o passar do tempo, ele pode afetar outras partes do cérebro. No entanto, por meio de medicamentos e de terapia, é possível reduzir ou até mesmo frear os avanços da doença. O que alivia os sintomas e dá mais qualidade de vida aos pacientes.

Em seguida, temos a fibromialgia. Essa é uma doença reumatológica e que atinge mulheres de 30 a 60 anos. Comumente acompanhada pela fadiga e por mudanças no sono, a síndrome causa uma dor muscular crônica que pode durar 3 meses. A doença não tem cura, mas há tratamento.

Por fim, o Fevereiro Roxo faz um alerta ao lúpus. Uma doença inflamatória em que o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo. Sendo assim, a doença pode afetar a pele, o cérebro, os rins, as articulações, entre outros órgãos. Essa é uma doença considerada autoimune.

6 dicas de ações imperdíveis

Em suma, o ambiente de trabalho é ideal para abordar as pautas do Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo. Isso porque a equipe merece receber informações atualizadas e de fontes confiáveis. Afinal de contas, é comum essas doenças serem alvos de fake news, o que pode gerar várias dúvidas e pré-conceitos.

Para acabar com a desinformação da equipe de uma vez por todas, convide médicos e profissionais da saúde para conduzir 1) palestras e bate-papos. Assim, os especialistas podem esclarecer dúvidas dos colaboradores, além de desmistificar informações falsas sobre sintomas e tratamentos, promovendo uma cultura focada na prevenção e conscientização.

Agora, se a sua empresa deseja falar sobre o Fevereiro Laranja e Roxo durante o mês inteiro, ela têm muito a ganhar com a 2) TV corporativa. Em um canal como esse, é possível exibir conteúdos informativos em lugares estratégicos, uma alternativa que conquista a confiança de quem assiste.

Outro canal que não pode ficar de fora das ações de fevereiro é o 3) aplicativo de comunicação interna. O app permite que todos os colaboradores, independentemente de onde estejam, acompanhem os conteúdos de conscientização em tempo real. Além disso, é possível reagir aos posts por meio de curtidas e comentários, criando um ambiente de engajamento e interatividade com os usuários.

Outra dica infalível para engajar os funcionários é distribuir um 4) kit de materiais informativos. Ofereça brindes temáticos como adesivos, buttons e camisetas para reforçar o Fevereiro Roxo e Laranja. Ficou interessado? Baixe o kit de materiais de RH aqui e no banner abaixo.

O pacote contém: cartazes A3, layouts editáveis para redes sociais (feed, stories e tablet), vídeo (horizontal e vertical), materiais de uso offline e muito mais. Faça o download e boas ações!

Que tal 5) dar dicas de como a família pode lidar com alguém com Alzheimer, por exemplo? A doença muda não só a vida do paciente, mas também a de seus familiares. Por isso, em vez de sentir pena, é preciso entender os sintomas e integrar o paciente à sociedade, sem preconceito!

Por último, 6) incentivar a doação de medula óssea é uma das melhores formas de introduzir o Fevereiro Laranja nas empresas, uma vez que a busca por um doador compatível é bem longa. Nesse sentido, basta orientar os colaboradores a irem até o hemocentro mais próximo para fazer sua doação.

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

TV Corporativa para Empresas