Fevereiro Roxo: conheça a campanha e baixe o material gratuito!

Já reparou que muitos meses são associados às cores? Tudo começou com o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Campanhas de conscientização que deram certo e abriram espaço para outras.

De forma geral, elas defendem o bem-estar e a saúde das pessoas. Seja por meio de uma causa ou da prevenção e do tratamento de alguma doença. Mas com qual objetivo? Alertar as pessoas.

O Fevereiro Roxo é uma dessas campanhas. O seu objetivo é incentivar o diagnóstico precoce de doenças como o Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus. Doenças sem cura, mas com tratamento.

Fevereiro Roxo: a origem

Criado em 2014 em MG, o Fevereiro Roxo não faz parte de um calendário oficial. Com o lema “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, ele foca no bem-estar dos pacientes crônicos.

Essa campanha tem por objetivo incentivar o diagnóstico precoce de três doenças: o Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus. Afinal de contas, só assim o paciente obtém uma melhor qualidade de vida.

O Alzheimer

O Alzheimer é mais comum entre os idosos. Por isso, o seu quadro clínico se confunde com características da idade. O que pode dificultar o tratamento. Veja quais são os sintomas:

  • falta de coerência na fala;
  • perda da memória recente.

Para se ter ideia, essa doença evolui aos poucos. Porém, os medicamentos e a terapia podem retardar os sintomas mais graves da doença. Preste a atenção em outros sinais:

  • confundir o horário e o dia da semana;
  • dificuldade para conversar e/ou manter o raciocínio;
  • esquecer algumas palavras;
  • esquecer onde guardou um objeto;
  • não saber o lugar onde está;
  • se perder em lugares antes conhecidos.

A Fibromialgia

No geral, essa doença reumatológica afeta mulheres de 30 a 60 anos. Contudo, a síndrome pode surgir na infância ou na adolescência. Além disso, essa é uma doença hereditária.

Entre os possíveis sintomas, se destacam: cansaço frequente, dor no corpo, dor intensa ao toque, distúrbios do sono, rigidez muscular e problemas de memória e concentração.

Dito isso, o diagnóstico não ocorre de forma rápida. O que justifica a subnotificação dos casos. No mais, as dores da fibromialgia são intensas e podem durar até 3 meses.

Infelizmente, essa doença não tem cura e ainda não se sabe, exatamente, como ela evolui. Por outro lado, diagnosticá-la de forma precoce contribui com a qualidade de vida.

O Lúpus

Em resumo, essa é uma doença inflamatória em que o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo. Desse modo, afeta as articulações, a pele, os rins, o cérebro, etc.

Para saber qual é o risco da doença, veja alguns sintomas: ansiedade, confusão mental, desconforto, dor nas articulações, dor de cabeça, lesões na pele, mal-estar, queda de cabelo, etc.

Ela é uma doença autoimune. Uma vez que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo. De modo a tratá-los como invasores.

Sobre o diagnóstico, ele pode variar de pessoa para pessoa. Pois os sintomas não são os mesmos para todo mundo. Portanto, é bom ir ao médico e fazer exames.

Dicas de Endomarketing

Aderir às campanhas de prevenção é uma forma de conscientizar todos os empregados sobre o perigo de algumas doenças. Além, é claro, de contribuir para o bem-estar social.

Outro ponto é que o Fevereiro Roxo também serve para refrear o avanço de algumas doenças. Além disso, é uma forma de posicionar a empresa como um espaço de acolhimento.

Além de fazer com que a equipe cuide da própria saúde, as TVs também abordam conteúdos informativos e de qualidade. O que desperta a confiança e gera engajamento.

Conclusão

Por último, se preocupar com os colaboradores, além da questão financeira, ajuda a mantê-los no time por mais tempo. Sendo assim, campanhas como essa não podem passar em branco.

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