Outubro Rosa: ações para empresas + Materiais gratuitos para baixar

Outubro Rosa nas empresas

Outubro é o mês de combate e conscientização do câncer de mama. Muitas instituições nesse mês mobilizam-se para sensibilizar mulheres no mundo todo para a conscientização da prevenção e do tratamento do câncer. Dessa forma, o Outubro Rosa nas empresas é muito importante, afinal, tornou-se uma das datas mais lembradas pelas organizações.

O Outubro Rosa é um movimento popular internacional. Inicialmente, o movimento surgiu por volta do século XX e tem por objetivo a promoção e a sensibilização para a prevenção através do diagnóstico antecipado do câncer, pois é nesse estágio menos avançado que as mulheres possuem mais chances de cura.

Pra ser mais especifico, foi em 1990, nos EUA, que foi necessário iniciar o movimento que iria encorajar as mulheres a conhecerem mais sobre a doença.

No Brasil, o movimento só veio mesmo em 2002, mesmo assim, o movimento não possuía a força e a atenção devida. O Outubro Rosa, foi ficar em evidência nacional só em 2008.

O Câncer de mama está entre os maiores índices de mortalidade de mulheres. Só em 2018, foram diagnosticados 2,1 milhões de novos casos. Desses casos, 627 mil resultaram em morte, segundo o relatório do INCA, Instituto Nacional do Câncer.

O fator principal que leva ao diagnóstico tardio é a desinformação, pois uma vez que o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura chegam a 95%.

Dada a importância do tema, preparamos um conteúdo exclusivo onde, elencamos formas de abordar ações do Outubro Rosa nas empresas e fizemos um material gratuito para você baixar. Leia e confira!

Outubro Rosa - Material gratuito
Outubro Rosa nas empresas: baixe o material gratuito

Outubro Rosa nas empresas: o contexto “normal”

O contexto pandêmico que assola o mundo nesse momento adiou alguns planos e mudou muita coisa na nossa vida, isso é fato.

Desde que o mundo se viu acometido por um vírus altamente contagioso e que causa danos irreversíveis na maioria das pessoas que o contrai, o contexto da vida de todo mundo – ou de quase todo mundo- sofreu uma série de alterações.

Seja de hábitos de consumo ou até mesmo a rotina diária, nada mais é como antes. Mesmo assim, sabemos que em algum momento, tudo poderá retornar e ser “parecido” com o que era antes, pelo menos nas relações sociais.

Acreditamos que tão logo – ou então assim que seja possível – todos possam conviver juntos no mesmo espaço, sem máscaras e, principalmente, sem medo do Covid-19.

Dessa forma, olhando por uma linha no horizonte rumo ao futuro e bem-estar de todos, elencamos quatro ações para você abordar o Outubro Rosa na empresa. Quando tudo voltar ao “normal” é claro!

Dia de prevenir é todo dia! Trazer o tema no dia-a-dia da empresa é uma solução

Quando falamos de movimento, seja ele social, politico ou cível, estamos falando de pessoas que estão engajadas a uma única causa. Essa organização por sua vez, possui algo que chamamos de propósito.

O propósito é a causa que motiva pessoas a fazer algo. Pensando dessa forma, é possível que ao trazer o tema para o dia-a-dia da instituição, nem só mulheres sejam aderentes a causa. Os colaboradores de toda a empresa, por exemplo, também podem se envolver e incentivar que as mulheres sejam ativas com exames de prevenção.

Já pensou que uma equipe inteira pode se mobilizar em prol do Outubro Rosa? Espalhe informativos, banners e materiais de apoio na empresa. Ou seja, mantenha uma comunicação ativa sobre o tema. Distribua infográficos para todos os funcionários e invista em locais de convivência temáticos alusivos ao Outubro Rosa.

Deixe o Rosa refletir em um local na empresa

Outubro rosa nas empresas
Outubro Rosa: monumentos iluminados na cor rosa

Sabia que a primeira iniciativa alusiva ao Outubro Rosa no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no município de São Paulo-SP, em outubro de 2002?

Pois é, foi a iniciativa de uma organização de mulheres que simpatizaram com o propósito da causa do câncer de mama. Elas tiveram ajuda de uma empresa européia de cosméticos, assim conseguiram iluminar de rosa o monumento.

Desde então, ações como essa tomam outros locais e prédios do Brasil. Os monumentos e prédios iluminados na cor rosa já sinalizam a identidade do movimento.

Que tal adotar a ideia? Iluminar a fachada prédio da empresa com leds rosas, além de reforçar com os funcionários o quanto a causa é crucial para a empresa, irá comunicar para a comunidade no entorno da organização, que a sua empresa está engajada na luta contra o câncer de mama.

Confira aqui, o passo-a-passo para a instalação dos equipamentos necessários para executar a ação, disponibilizado pelo site Outubro Rosa

Ciclo de palestras

A gente sabe que o câncer de mama atingi mulheres o ano inteiro, nesse sentido, as palestras sobre conscientização devem ser durante todo o ano. Todavia, pode-se aproveitar do mês temático para dar foco a causa. São muitos os temas que cercam a prevenção do câncer de mama, sendo assim, elencamos algumas que você pode organizar na sua empresa, veja abaixo:

  • Papo médico sobre auto-exame e tratamentos de câncer
  • Como cuidar de mim para dar apoio a uma pessoa próxima diagnosticada com câncer;
  • Direitos da pessoa com câncer;
  • Auto-estima da pessoa com câncer: como eu posso ajudar,
  • Câncer de mama em homem: ele existe!

Força na peruca

Incentive suas funcionárias e funcionários a entrarem na causa através da doação. Reserve uma data para trazer cabeleireiros até à empresa e proponha cortes de cabelo para doar ao banco de perucas.

Mas antes, confira as regras de doação da Fundação Laço Rosa e, entenda como funciona o banco de perucas.

Outubro Rosa nas empresas: o contexto da pandemia

O contexto em que o mundo vive atualmente nos fez relembrar que somos seres sociais. O isolamento trouxe a falta do contato humano em todos os âmbitos da vida social de um individuo.

As formas como nos comunicávamos meses atrás tiveram de mudar quase que da noite para o dia. Na esfera institucional, Gestores de comunicação e de Recursos Humanos geraram novas formas de se comunicar, afinal, a pandemia exigiu o isolamento social e, este por sua vez, exigiu o home office também.

Desse modo, como comunicar a aderência da empresa à causa para os funcionários que estão em home office?

Sendo assim, desenvolvemos algumas ideias de ações para você envolver seus colaboradores na luta contra o câncer de mama, em qualquer lugar onde eles estejam.

Confira, siga a leitura conosco!

Ciclo de palestras

Calma! Nesse contexto, os eventos devem ocorrer online, afinal, com a situação atual e evolução dos casos de Covid-19, não recomendamos nenhum tipo de aglomeração.

Portanto, o ciclo de palestras além de convidar os funcionários pode ser aberta a toda comunidade.

Divulgue nas redes sociais para a comunidade e avise aos líderes de setores para mobilizarem suas equipes a participar. Com todos envolvidos fica mais fácil promover um engajamento pela causa. Os temas das palestras nesse caso, podem ser os mesmos caso fossem presenciais.

Leve o tema para os seus funcionários

Sim, se em um contexto “normal” você iria trazer a temática para dentro da empresa, em um contexto em que você tem colaboradores em tele-trabalho você pode levar o tema do movimento em prol do diagnóstico do câncer de mama para a casa dos seus funcionários.

Prepare um press kit com informativos, marca páginas e passo-a-passo para o auto-exame de mama. Além disso, é possível enviar outros tipos de materiais como:

  • máscaras rosas;
  • canetas;
  • camisetas com o selo da empresa e o laço rosa;
  • Squeeze.

Faça um planejamento para as redes sociais da empresa

Uma boa forma de entrar em contato com os funcionários que estão em casa é o meio online.

Dessa forma, se a sua empresa possui redes sociais, uma boa dica é fazer um planejamento onde, cards sobre auto-exames e cards informativos sobre o câncer de mama apareçam com mais frequência durante o mês.

Para isso, procure melhor dia e horário para postagens e deixe tudo agendado. Além disso você pode executar enquetes pelas redes sociais e ainda mensurar através das respostas.

Como abordar o tema na TV Corporativa

A TV Corporativa é uma peça chave para envolver empregados ao clima e integrá-los a cultura da empresa. Desse modo, ela também é útil quando o assunto é engajar os colaboradores com as Agendas que a empresa trabalha.

Nós, da Píx Mídia, já escrevemos muitas vezes sobre isso, da uma espiadinha nesse link.

Sendo assim, a TV Corporativa pode servir como uma ferramenta impulsionadora da sua ação que, nesse caso, é uma ação referente ao mês do Outubro Rosa.

Portanto, preparamos este pacote de materiais para ajudar equipes de comunicação interna a fazerem suas ações. Este pacote contém:

  • vídeo explicativo;
  • vídeo template;
  • papel de parede;
  • posts para as redes sociais;
  • cartazes informativos.

Então, desejamos que nossas ações ajudem a sua campanha levando-o ao exito de todas as ideias realizadas.

O movimento do Outubro Rosa faz parte de uma agenda de ações que é relevante para o mundo todo, afinal, em outubro muitas instituições se voltam em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Comece já a sensibilizar sua equipe, afinal, a prevenção e o diagnóstico precoce são cruciais no tratamento contra o câncer de mama!

Outubro Rosa nas empresas
Outubro Rosa nas empresas: material gratuito para baixar