5 dicas para o Junho Vermelho na empresa

Leia as dicas de ações para o Junho Vermelho, o mês de incentivo à doação de sangue, e baixe grátis o pacote de materiais

Junho Vermelho - Capa
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5 dicas para o Junho Vermelho na empresa

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Seja bem-vindo ao Junho Vermelho, o mês de incentivo à doação de sangue.

Criada em 2015 pelo Ministério da Saúde, a campanha ocorre para valorizar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.

Além de promover a saúde e o bem-estar de quem mais precisa, Junho Vermelho é uma oportunidade imperdível para engajar os colaboradores e ajudá-los a despertar o seu lado mais humano.

Leia as dicas de ações para a sua empresa e baixe o kit de materiais:

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5 dicas de ações para o Junho Vermelho

Doar sangue é um gesto de solidariedade bastante necessário, mas desde o início da pandemia de Covid-19, a situação dos bancos de sangue e dos hospitais do Brasil tem estado ainda mais crítica.

Isso porque os estoques tem estado bem abaixo do esperado, o que afeta o abastecimento dos hemocentros, e acaba sendo insuficiente para atender à demanda.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 16 a cada 1 mil brasileiros são doadores de sangue, o que corresponde 1,6% da população do Brasil.

Embora o país cumpra o percentual de doadores de sangue que a OMS recomenda, que é de pelo menos 1% da população, é preciso aumentar esse índice.

Como? Por meio de campanhas como o Junho Vermelho, é claro.

Saiba como estimular os funcionários a serem doadores regulares:

1. Divulgue o que é preciso para ser doador(a)

Muita gente quer doar sangue, mas não sabe como.

Por isso, utilize o app, as redes sociais e a TV corporativa para divulgar quais são os pré-requisitos para se tornar um doador.

Vale lembrar que as exigências variam conforme a região.

Informe-se:

Para tornar-se um doador de sangue, é preciso:

🩸 Ter de 16 a 69 anos de idade
🩸 Pesar no mínimo 50 kg
🩸 Estar bem de saúde
🩸 Dormir por pelo menos 6 horas
🩸 Alimentar-se bem, mas não comer gordura 3 horas antes da doação
🩸 Levar um documento com foto

Quem não pode doar sangue?

🩸 Pessoas com diarreia, febre, gripe ou resfriado
🩸 Pessoas com 61 anos ou mais e que nunca doaram
🩸 Mulheres grávidas e no período pós-parto

Qual é o intervalo entre uma doação de sangue e outra?

♀️ As mulheres podem doar sangue a cada 2 meses
♂️ Os homens podem doar sangue a cada 3 meses

2. Baixe o pacote de materiais sobre Junho Vermelho

Para que a campanha Junho Vermelho seja atrativa e alcance todos os colaboradores, baixe já o pacote de materiais que elaboramos para a sua empresa:

Junho Vermelho - Banner - Kit de materiais de endomarketing

🩸 2 cartazes
🩸 2 wallpapers
🩸 2 capas para o Facebook
🩸 2 capas para o Linkedin
🩸 2 layouts para as redes sociais (feed + story)
🩸 2 vinhetas para a TV corporativa
🩸 1 vídeo

As peças foram criadas por profissionais de comunicação e podem ser publicadas em vários canais.

Um deles é o aplicativo, que leva conteúdo e informação para o celular dos colaboradores.

Hoje, quase todo mundo anda com o celular na mão. Incluir essa poderosa ferramenta em suas estratégias de endomarketing é uma forma de se aproximar da equipe.

Afinal, ela está sempre online e se atualizando sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Personalize os cards do kit com o logo da empresa e faça posts sobre o Junho Vermelho no aplicativo e nas redes sociais.

Além de promover a interação entre os colaboradores, as publicações podem ser salvas para eles acessarem quando quiserem.

Agora, se a empresa quer engajar a equipe em locais estratégicos nas dependências da empresa, a TV corporativa é o canal mais indicado.

Instale os players do ImidiaTV nas telas que ficam nos corredores, na cozinha e na recepção e transmita conteúdos informativos e de entretenimento de forma segmentada.

Veja o que incluir na programação do Junho Vermelho:

🩸 Dados do Ministério da Saúde, do SUS e da OMS
🩸 Endereço, contato e horário de hemocentros e hospitais
🩸 Pré-requisitos para tornar-se um(a) doador(a)
🩸 Vinheta de reconhecimento com os doadores do mês

3. Organize uma caravana solidária

Você sabia que quase metade dos brasileiros não doam sangue por medo ou desinformação?

Para naturalizar esse processo e deixá-lo mais leve, organize uma caravana solidária e visite o banco de sangue mais próximo.

Afinal, captar novos doadores é o primeiro passo para transformar atitudes isoladas em práticas que façam parte do dia a dia dos colaboradores.

A sua empresa pode investir um pouco mais?

Em caso positivo, além de arcar com o custo do transporte até o hemocentro ou hospital, ofereça um almoço ou lanche aos voluntários como recompensa após a doação.

Ah! Não esqueça de tirar fotos e publicá-las no app, nas redes sociais e na TV corporativa. (:

4. Faça palestras e rodas de conversa

Se a empresa quer construir uma rede de doadores de sangue, nada mais justo que ela recorra aos profissionais da saúde.

Afinal, eles têm o conhecimento e a didática necessários para tratar do assunto e sanar todas as dúvidas dos colaboradores.

Portanto, não deixe de incluir palestras e rodas de conversa na programação do Junho Vermelho.

Os encontros podem abordar os benefícios da doação de sangue, em que casos o sangue é necessário e os mitos que rondam este gesto tão necessário e que salva vidas.

Para além dos profissionais da saúde, os relatos de quem já doou ou precisou do sangue de alguém agregam, ainda mais, ao bate-papo.

Vale lembrar que nem todo mundo trabalha presencialmente.

Pensando nisso, promova encontros virtuais com os colaboradores que estão de home office.

Assim, eles não ficam de fora das ações do Junho Vermelho.

5. Crie um grupo no WhatsApp

E se a sua empresa aproveitasse o alcance e a facilidade do WhatsApp para fazer o bem?

Neste Junho Vermelho, crie um grupo no WhatsApp para divulgar quem precisa de doação e o local onde os colaboradores podem fazer a sua parte.

Envie os cartazes informativos que disponibilizamos no kit de materiais, e permita que apenas os administradores falem no grupo.

Desse modo, os participantes só são notificados quando necessário, o que mantém o foco do grupo e evita interações paralelas.

Junho Vermelho: como tudo começou?

Criado em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue, o Junho Vermelho é um incentivo à doação de sangue. Afinal, o sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver.

A escolha pelo mês de junho se justifica por dois motivos. Um deles é o Dia Mundial da Doação de Sangue, comemorado em 14 de junho.

Além disso, essa é a época mais fria do ano, o que reduz o número de doações.

Para se ter ideia, uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas.

Estamos falando de pacientes que passam por cirurgias em geral e por transplantes de órgãos e daqueles que estão em tratamento contra o câncer.

Portanto, incluir o Junho Vermelho no calendário de ações da empresa é mais do que uma estratégia para engajar os colaboradores: é um ato de solidariedade e de cuidado com o próximo.

Boas ações e doe sangue! 🙂

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