5 dicas para o Junho Vermelho na empresa

Leia as dicas de ações para o Junho Vermelho, o mês de incentivo à doação de sangue, e baixe grátis o pacote de materiais.

“Compartilhe um pouco de vida com quem mais precisa.” Essa é a mensagem que desejamos passar neste Junho Vermelho, o mês de incentivo à doação de sangue.

Criado em 2015 pelo Ministério da Saúde, o Junho Vermelho é uma celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, que ocorre em 14 de junho. 

Além de promover a saúde e o bem-estar das pessoas, muitas empresas abraçam a campanha para sensibilizar os colaboradores.

Faça parte dessa corrente de solidariedade!

Leia as 5 dicas de ações e baixe grátis o kit de materiais:

5 dicas de endomarketing para o Junho Vermelho na empresa

5 dicas de ações para o Junho Vermelho

Doar sangue é um gesto que faz a diferença na vida de muita gente. Para se ter uma ideia, cerca de 3,5 milhões de pacientes precisam fazer transfusão de sangue por ano.

Por outro lado, dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 16 a cada 1 mil brasileiros são doadores, o que corresponde a 1,6% da população.

Apesar de o país cumprir o percentual mínimo de doadores que a OMS recomenda, o número não é suficiente para abastecer o estoque dos hemocentros.

Se a sua empresa quer contribuir para mudar essa realidade, leia as dicas abaixo e saiba como aderir ao Junho Vermelho:

1. Divulgue o que é preciso para ser doador(a)

Muita gente quer doar sangue, mas não sabe como.

Por isso, utilize o app de comunicação interna, as redes sociais e a TV corporativa para divulgar quais são os pré-requisitos para se tornar um doador.

Vale lembrar que as exigências variam conforme a região. Informe-se!

Para tornar-se um doador de sangue é preciso:

Ter de 16 a 69 anos de idade
Pesar no mínimo 50 kg
Estar bem de saúde
Dormir por pelo menos 6 horas
Alimentar-se bem, mas não comer gordura 3 horas antes da doação
Levar um documento com foto

Quem não pode doar sangue?

Pessoas com diarreia, febre, gripe ou resfriado
Pessoas com 61 anos ou mais e que nunca doaram
Mulheres grávidas e no período pós-parto

Qual é o intervalo entre uma doação de sangue e outra?

As mulheres podem doar sangue a cada 2 meses
Os homens podem doar sangue a cada 3 meses

2. Baixe o pacote de materiais sobre o Junho Vermelho

Para que a campanha Junho Vermelho seja atrativa e alcance todos os colaboradores, baixe grátis o pacote de materiais que elaboramos para a sua empresa:

5 dicas de endomarketing para o Junho Vermelho na empresa

1 capa p/ Facebook
1 capa p/ Linkedin
2 cartazes
6 papéis de parede | A6, A5, A4, A3, A2 e A1
1 vídeo
1 vinheta p/ TV corporativa

Os conteúdos e layouts foram criados por profissionais de comunicação, e podem ser utilizados em vários canais.

Um deles é o aplicativo, que leva conteúdo e informação direto no celular dos funcionários.

Hoje, quase todo mundo anda com o celular na mão. Incluir essa poderosa ferramenta em suas estratégias de C.I. é uma forma de aproximar sua organização da equipe.

Afinal, o time está sempre online para se atualizar sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Além de promover a interação entre os funcionários, as publicações podem ser salvas para eles acessarem quando quiserem.

Agora, se a empresa quer engajar a equipe em locais estratégicos da empresa, a TV corporativa é o canal mais indicado.

Instale os players do ImidiaTV nas telas que ficam nos corredores, na cozinha e recepção, e transmita conteúdos informativos e de entretenimento de forma segmentada.

Veja o que incluir na programação do Junho Vermelho:

Dados do Ministério da Saúde, do SUS e da OMS
Endereço, contato e horário de hemocentros e hospitais
Pré-requisitos para tornar-se um(a) doador(a)
Vinheta de reconhecimento com os doadores do mês

3. Organize uma caravana solidária

Você sabia que quase metade dos brasileiros não doam sangue por medo ou desinformação?

Para naturalizar esse processo e deixá-lo mais leve, organize uma caravana solidária e visite o banco de sangue mais próximo.

Ao incentivar novos doadores, você transforma atitudes isoladas em práticas recorrentes, o que pode salvar muitas vidas.

A sua empresa pode investir um pouco mais?

Se sim, além de arcar com o custo do transporte até o hemocentro ou hospital, ofereça um almoço ou lanche aos voluntários como recompensa após a doação.

Ah! Não esqueça de tirar fotos e publicá-las no app, nas redes sociais e na TV corporativa. (:

4. Faça palestras e rodas de conversa

Se a sua empresa quer construir uma rede de doadores de sangue, nada mais justo que ela recorra aos profissionais da saúde.

Afinal, eles têm o conhecimento e a didática necessários para tratar do assunto e esclarecer todas as dúvidas.

Portanto, não deixe de incluir palestras e rodas de conversa na programação do Junho Vermelho.

Os encontros podem abordar os benefícios da doação, porque ela é necessária e quais os mitos que rondam essa prática.

Para além dos profissionais da saúde, os relatos de quem já doou ou precisou de sangue agregam, ainda mais, ao bate-papo.

Vale lembrar que nem todo mundo trabalha presencialmente.

Pensando nisso, promova encontros virtuais com os colaboradores que estão de home office. Assim, eles não ficam de fora das ações do Junho Vermelho.

5. Crie um grupo no WhatsApp

E se a sua empresa aproveitasse o alcance e a facilidade do WhatsApp para fazer o bem?

Neste Junho Vermelho, crie um grupo no WhatsApp para divulgar quem precisa de doação e o local onde os colaboradores podem fazer a sua parte.

Envie os cartazes informativos que disponibilizamos no kit de materiais e permita que apenas os administradores falem no grupo.

Desse modo, os participantes só são notificados quando necessário, o que mantém o foco do grupo e evita interações paralelas.

Junho Vermelho: como tudo começou?

Mockup kit de materiais de endomarketing do Junho Vermelho

Criado em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue, o Junho Vermelho é um incentivo à doação de sangue.

Afinal, o sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver.

A escolha pelo mês de junho se justifica por dois motivos. Um deles é o Dia Mundial da Doação de Sangue, comemorado em 14 de junho.

Além disso, essa é a época mais fria do ano, o que reduz o número de doações.

Para se ter ideia, uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas.

Estamos falando de pacientes que passam por cirurgias em geral, transplantes de órgãos e que estão em tratamento contra o câncer.

Portanto, incluir o Junho Vermelho no calendário de ações da empresa é mais do que uma estratégia para engajar os colaboradores: é um ato de solidariedade e de cuidado com o próximo.

Boas ações e doe sangue! (:

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