Planejamento de processos organizacionais: o que é?

Planejamento de processos organizacionais

Você sabe o que é planejamento de processos organizacionais? Neste artigo, vamos resolver essa dúvida! Fique com a Pix e leia nosso artigo.

Em essência, o sucesso de uma organização depende de muitos fatores cruciais, sobretudo, das estratégias usadas para planejar os processos organizacionais que ocorrem nesta.

Vejamos, no dicionário online a palavra organização prende-se ao seguinte significado:

substantivo feminino;

Ação ou efeito de organizar; ato ou resultado de se organizar.

Por extensão: Conjunto de pessoas que possuem os mesmos interesses; associação.

Ou seja, ao ver sua extensão, organização no local empresarial pode ser definida como a junção do esforço individual em prol de uma causa ou algo que é comunitário.

Mas, afinal, o que isso nos diz?

Simples! A organização permite que objetivos reais sejam alçados. Assim, o que não é possível ser feito por um único indivíduo, torna-se executável para um grupo maior de pessoas.

Mas afinal, o que é processo organizacional?

O processo organizacional é crucial para atender demandas internas e externas das empresas. São atividades transversais que envolvem capital humano, fluxos de comunicação e procedimentos.

De acordo com Bruno Roque Pizza,

“As organizações que conseguem alcançar suas metas e objetivos em geral são as que possuem processos internos e externos bem definidos, estão sempre em constante mudança organizacional e se adaptam rapidamente a elas…”

Entenderam? Não? Calma, estamos na metade do caminho, leia mais e entenda sobre o que estamos falando!

Toda empresa possuí o seu produto ou presta seu serviço, certo?
A partir disso, se pode explicar que os processos possuem uma dupla direção: as entradas e as saídas.

De forma básica são os insumos ( aquilo que entra) em relação ao serviço ou produto oferecido (aquilo que sai) que irá atender uma necessidade especifica dos públicos externos ou internos.

Sabia que manter os fluxos de comunicação interna alinhados pode ser uma oportunidade de Marketing? Confere aqui!

Os pilares para pensar o planejamento de processos organizacionais da sua empresa

Pode parecer fácil, mas fique atento. As dicas a seguir irão lhe ajudar a começar a pensar estruturas para o seu planejamento de processos organizacionais. Desse modo é crucial pensar na tríade do mapa de processos, confira:

Processos primários

O processo primário é o que leva ao produto final. Ou seja, são as ações que geram o seu serviço. Podemos dizer que são as ações que levará você a atender seu público de clientes.

Processos de apoio

De maneira geral, os processos de apoio são conectados a tudo que está ligado ao primário. Dessa forma, o apoio tem por objetivo de assegurar que esse primeiro processo ocorra da melhor forma.

Processos gerenciais

Por se tratar de algo multidisciplinar, esses estão relacionados a parte estratégica da empresa. Por isso, esses processos tem por objetivo obter controle e monitorar todas as operações.

É uma área muito ligada a gestão, dessa forma, atua vendo como as ações são monitoradas e melhoradas. Dessa forma, é possível considerar que é um dos processos que estão mais ligados aos resultados finais.

Por que é importante integrar os colaboradores nos processos organizacionais?

Para que uma empresa faça a entrega do seu produto com êxito, se faz necessário que muitas ações se realizem. Essas ações conduzidas com objetivos claros e depois medidas por métricas, podem levar a uma cultura de integração de sucesso.

Em outra hora, já foi normal que cada setor fosse visto como algo à parte, no entanto, hoje o cenário está diferente. Muitos estudos já falaram sobre como a produção em sinergia de todos os setores de uma empresa podem elevar os níveis de produção.

A medida em que os muitos setores aderem a cultura integrada, os setores acabam por trabalhar em sintonia um com os outros.

Sendo assim, quando os empregados estão envolvidos nos processos organizacionais todos entram em sinergia. Empregados que agem de forma coordenada com a estrutura estratégica da firma, tendem a não desfocar das metas da instituição.

São muitas as vantagens da integração dos empregados nos processos organizados. Dessa forma, elencamos algumas, veja:

  • força de disputa para a organização
  • planejamento dos processos entre os setores
  • tomadas de decisões mais assertivas
  • diversidade de ideias com vários tipos de Skills

É bom pensar que cada setor dentro de uma firma possui uma variável grande. São infinitas personas, pensamentos e habilidades, por exemplo.

Integrar os processos aos empregados funciona como um peça norteadora. Dessa forma, com todos em sinergia, os funcionários andam seguindo o mesmo objetivo e na mesma direção.

Mas afinal, como pensar essa integração?

Uma ferramenta que ajuda nas otimizações dos processos junto aos empregados é a Gestão à Vista. Ela garante que todos os seus funcionários vejam o que está ocorrendo na firma.

Sendo assim, a Gestão à Vista, permite que os empregados se sintam inseridos em um processo autônomo de tomada de decisões, uma vez que esses acompanham de forma aberta as informações e estatísticas.

Assim, fica mais fácil dos empregados identificar os processos que não estão dando o resultado mais ágil e, dessa forma, otimizá-los.

Existem muitas ferramentas que fazem a gestão à vista, veja você mesmo:

  • Murais com indicadores;
  • Kanban;
  • Painéis eletrônicos;
  • Balanced Scorecard;
  • TV Corporativa.

Hoje, existem muitas ferramentas que ajudam a dar visibilidade aos processos organizacionais como a TV Corporativa, por exemplo.

Processos organizacionais: TV Corporativa e gestão à vista

Aqueles indicadores que levavam tempos para chegar até o empregado não precisam mais demorar tanto, com a TV Corporativa pode-se fazer com que a informação seja repassada em tempo real para o quadro funcional.

Isso pode ajudar muito a rapidez em que danos revertem ou processos lentos melhoram.

O maior ativo de uma firma é o empregado, ele “fabrica o seu produto final” , por isso, é a chave mestra de todo esse processo e as informações repassadas são cruciais para o andamento de tudo.

A TV Corporativa traz a mensagem de forma dinâmica e objetiva. Sendo assim, o tempo é otimizado e o empregado fica com informação rápida.

Se interessou pela TV Corporativa?

A Gestão à Vista com a TV Corporativa, permite que as equipes olhem indicadores em tempo real. Dessa forma, é possível reagir aos incidentes no momento em que eles ocorrem e ver rapidamente quais ações estão gerando resultados.

Compartilhe informações em telas de TV e veja as melhorias que a sua equipe pode fazer ao tomar decisões com bases em dados precisos e atualizados em tempo real.