A campanha chamada Fevereiro Laranja intui conscientizar e manter em alerta sobre a leucemia. Um dos pontos fortes da campanha é orientar as pessoas sobre a relevância de fazer exames para que o diagnóstico saia o mais rápido possível.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só em 2018 foram estimados 10.800 novos casos no país. O mesmo estudo indica que 5.940 seriam homens e 4.860 mulheres. O INCA ainda estimou 2020 teria mais de 10 mil casos novos.
Dessa forma, pode-se entender o quão complexo e sério é o tema. Além disso, a campanha visa sensibilizar em prol da doação de medula óssea. Algo que, nesse caso, é de suma importância.
Mas afinal, que doença é essa?
A leucemia é uma doença que ataca os glóbulos brancos. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea. Esse é um tipo de câncer dos tecidos que formam o sangue.
A leucemia pode ter a forma aguda ou crônica. Na forma aguda, as células se multiplicam de forma muito rápida. O que provoca a morte das células saudáveis na medula óssea e sangue.
No caso da crônica, as células se multiplicam devagar. O que pode atrasar o diagnóstico. Essa forma da doença também tem tratamento. Embora os sintomas sejam mais leves.
Muitos pacientes com tipos de leucemia que crescem de forma lenta não têm sintomas. No entanto, os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas que incluem:
- fadiga;
- infecções frequentes;
- perda de peso;
- sangramento fácil ou hematomas.
Fevereiro Laranja: 3 dicas de ações
O jeito certo de cuidar da equipe é com informação. Veja como incluir a campanha na empresa:
1. palestras de sensibilização
Palestra de sensibilização é uma ótima forma de fazer as pessoas entenderem alguma causa e sua importância. Dessa forma, traga profissionais de saúde para a empresa.
Bem como pessoas que já passaram pela doença. Explicar o processo do tratamento e ouvir uma história de superação de perto pode ser muito positivo para os colaboradores.
2. campanha de doação de medula
ício pode facilitar, e muito, o tratamento da doença. Porém, além do diagnóstico precoce, a doação de medula também pode salvar a vida de quem tem leucemia.
Isso porque só existe 1 doador compatível para cada 100 mil pacientes. Portanto, quanto mais doadores, maiores as chances de alguém sobreviver.
E ai, curtiu nosso conteúdo? Então baixe o nosso material de Fevereiro Laranja!
Com base nisso, faça com que os colaboradores se sintam seguros para ir até o hemocentro fazer a doação. Para isso, não pressione com relação a presença e respeite a recuperação.
3. tv corporativa
Planejar campanhas como o Fevereiro Laranja e transmiti-las na TV corporativa gera ótimos resultados. Além disso, as TVs facilitam o dia a dia do RH que faz tudo isso acontecer.
Por fim, a TV corporativa é um meio de comunicação atrativo e capaz de atingir todos os colaboradores. Independente do tamanho da empresa. Clique aqui e saiba mais.
Conclusão
Descobrir um câncer logo no início pode facilitar, e muito, o tratamento da doença. Porém, além do diagnóstico precoce, a doação de medula também pode salvar a vida de quem tem leucemia.
Isso porque só existe 1 doador compatível para cada 100 mil pacientes. Por isso, quanto mais doadores, crescem as chances de alguém sobreviver. Curtiu o conteúdo? Baixe o kit de materiais!