Início Comunicação Interna O fim de ano na empresa: 10 ideias incríveis para o Natal e o Ano Novo

O fim de ano na empresa: 10 ideias incríveis para o Natal e o Ano Novo

O fim de ano na empresa é uma oportunidade imperdível para engajar os colaboradores. Leia as dicas de ações para o Natal e Ano Novo.

De todas as datas comemorativas que as empresas adoram e costumam celebrar, com certeza o Natal e o Ano Novo estão entre as campanhas que mais rendem conteúdo e boas ideias.

Isso porque o fim de ano na empresa é uma oportunidade imperdível não só para reunir os colaboradores, mas também para brindar as conquistas e os resultados dos últimos meses.

Se a magia do Natal está muito ligada à união, o Ano Novo é sinônimo de recomeço. Por isso, o clima de fim de ano na empresa também é um convite para levar uma mensagem de amor, saúde e paz aos funcionários. 

Mas além de promover dinâmicas em grupo e enfeitar o escritório com toda a criatividade que o fim de ano permite, não deixe de agradecer aos funcionários por mais um ano de muito trabalho e dedicação. 

Dicas para o Natal na empresa

O Natal é uma data religiosa, mas faz tempo que ele deixou de ser apenas isso para se tornar um momento de confraternização e amor ao próximo. Confira 5 dicas de ações de endomarketing para celebrar a data:

1. Explore o clima natalino do online ao offline

A decoração natalina é composta por árvores, bolas coloridas, guirlandas, pisca-piscas e muito mais. Esses símbolos podem compor a identidade visual da campanha interna e externa, pois ajudam a identificar as imagens que serão divulgadas no app para colaboradores, nas redes sociais e na TV corporativa.

Além disso, cores como o dourado, verde e vermelho não podem ficar de fora dos materiais de final de ano da empresa. Sem falar do Papai Noel, uma figura universal e que todos associam à data comemorativa.

2. Incentive a solidariedade

O Natal também é tempo de solidariedade. Quando a empresa promove uma campanha de doação de alimentos, brinquedos e roupas, ela se aproxima dos colaboradores enquanto faz a diferença na vida de quem mais precisa.

3. Convide os colaboradores para um almoço natalino

Também temos a ceia natalina, momento em que todos se juntam em volta da mesa para comer arroz à grega, farofa, pernil e muitas outras delícias típicas dessa época do ano.

O que acha de convidar a equipe para um almoço para lá de especial? Essa pode ser uma oportunidade de reunir quem trabalha nos formatos home office, híbrido e presencial. 

4. Faça uma sessão de cinema especial de Natal

A magia do Natal também se estende ao cinema. Filmes como Esqueceram de Mim, O Grinch e O Estranho Mundo de Jack são clássicos que atraem pessoas de todas as idades e nunca saem de moda. Que tal realizar uma sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante?

5. Presenteie os colaboradores

Por fim, mas não menos importante, temos os presentes. A troca de lembrancinhas pode ocorrer em um amigo secreto, bingo ou sorteio, dinâmicas que são bem populares nas festas de fim de ano na empresa.

Dicas para o Ano Novo na empresa

Enquanto o Natal é uma festa que tem mais a ver com a família, o que prevalece nas ações de endomarketing de Ano Novo é a diversão. Para motivar os funcionários para o ano que vem, o clima nas empresas deve ser leve e tranquilo. 

Para se ter ideia, um estudo feito pela Pulses mostra que 81% dos trabalhadores estão se sentindo esgotados no trabalho. A pesquisa também mostra que 60% dos colaboradores não têm disposição para trabalhar, e 67% sentem que precisam provar o seu valor no emprego

Leia mais em: O burnout se tornou uma doença ocupacional. E agora?

Os números preocupam, mas o bem-estar dos colaboradores deve ser uma preocupação permanente das organizações.

6. Aplique uma pesquisa de feedbacks

Aproveite o Ano Novo na empresa para pedir um feedback aos membros da equipe. A opinião deles indica o que está bom, o que pode ser melhorado e o que eles esperam para o ano que vem.

7. Brinque com as cores e seus significados

Além disso, a TV corporativa pode transmitir mídias que expliquem o significado das cores para 2025. Na semana da virada, por exemplo, a equipe pode vestir uma camiseta para atrair o que mais deseja:

Amarelo – Pura riqueza!
Azul – Tô bem, tô zen…
Branco – Não quer guerra com ninguém
Laranja – Ligado(a) no 220V!
Rosa – Um mozão para chamar de seu
Roxo – Intuição de milhões
Verde – Saúde para dar e vender
Vermelho – Para um 2025 apaixonante

8. Faça uma dinâmica com seus funcionários

Por falar em desejos, é bem provável que nem todos tenham se realizado em 2022. No entanto, as ações de endomarketing no fim de ano na empresa podem ajudar os colaboradores a não desistirem de seus sonhos.

Para isso, incentive-os a escrever um breve relato do que eles esperam para o ano que vem, quais os cursos que querem fazer, os lugares que pretendem conhecer, etc. 

As cartas podem ser exibidas na programação da TV corporativa, no app de comunicação interna e nas redes sociais da empresa.

Lembre-se! O Ano Novo é um excelente momento para comemorar o fim e o início de ciclos. Por isso, as ações de endomarketing têm o papel de levar uma mensagem de esperança e otimismo aos colaboradores.

9. Crie um mural de conquistas

Celebre o que a equipe alcançou em 2024 com um mural de conquistas na TV corporativa ou no app de comunicação interna.

Inclua metas atingidas, projetos concluídos e até momentos marcantes que uniram a equipe. Isso reforça o senso de pertencimento e motiva os colaboradores a começarem 2025 com o pé direito.

10. Ofereça um kit de boas-vindas ao Ano Novo

Surpreenda os colaboradores com um kit de Ano Novo contendo itens simbólicos, como uma agenda personalizada, mensagens motivacionais e um pequeno mimo, como uma caneca ou um bloco de notas.

Além de útil, o gesto transmite carinho e reforça a ideia de que a empresa está ao lado deles para enfrentar os desafios do novo ano.

Ações de endomarketing na TV e no app

Kit de Materiais de RH - Fim de Ano na Empresa - Natal e Ano Novo
Clique aqui e baixe grátis o kit de materiais de fim de ano

A TV corporativa é um dos melhores canais para divulgar as ações de fim de ano na empresa. Isso porque o software de gestão e de produção de conteúdo ImidiaTV é muito fácil de usar. Assim, qualquer pessoa, mesmo sem técnica, consegue criar uma programação de qualidade em poucos cliques.

Essa facilidade permite que os times de marketing e RH usem as TVs para falar tanto do Natal quanto do Ano Novo, pois eles economizam tempo para criar as peças e colocá-las no ar.

O mesmo ocorre com o app para colaboradores, o ImidiaApp, uma solução estratégica e que leva o dia a dia da empresa para o celular de todas as pessoas que trabalham na empresa, não importa onde estejam.

Clique aqui para agendar uma demo com um de nossos consultores.

Agora que você leu as dicas de ações de endomarketing, que tal baixar o kit de conteúdos exclusivos?

Clique aqui ou no banner acima, preencha o formulário e deixe o final de ano na empresa muito mais divertido!

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Deixe seu comentário e engaje com esse conteúdo:

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

Temos outros conteúdos para você!

Aproveite 20% de desconto na mensalidade + 50% de desconto no setup