Muitas coisas costumam passar na cabeça na hora de cada tomada de decisão. Para poupar energia, o nosso cérebro se utiliza de “atalhos” pra ajudar nesse processo, os chamados vieses inconscientes.
E isso pode nos levar a cometer enganos ou injustiças a respeito das pessoas.
Especialmente para profissionais e empresas que buscam atuar com mais respeito e aprimorar o olhar para a diversidade, é fundamental entender melhor como se dá tudo isso e saber como evitar que os vieses inconscienes nos influenciem.
“Vieses são comportamentos, crenças, que são enraizadas na história de um grupo social, na nossa biografia, que são tão presentes na nossa vida que a gente entende que o natural é assim, que a natureza é assim, que o certo é assim”, define Daniela Medeiros, consultora de educação corporativa, diversidade e inclusão, palestrante e Fundadora da Casa Girassol, consultoria de cultura inclusiva.
Segundo ela, a gente aprende que a vida, as relações, as pessoas, são de uma determinada forma com base na história da nossa vida.
“Os vieses são esse conjunto de crenças que a gente, ao longo da vida, não para para refletir a respeitos, pois estão abaixo da linha da nossa consciência. Então são crenças inconscientes, por isso os chamamos de vieses inconscientes. Eles são inconscientes, porém não são inofensivos”, alerta.
Então, ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue a ler este texto e fique por dentro de uma ótima dica!
Ouça o episódio do podcast Endomarketing Brasil sobre vieses inconscientes
O 12º episódio do podcast Endomarketing Brasil traz uma super entrevista com a Daniela sobre o tema dos vieses inconscientes, com foco em diversidade.
A jornalista Cristina Wagner conversou com a especialista sobre como esses vieses influenciam na tomada de decisões.
Então, descobrimos com ela detalhes sobre estes atalhos mentais que ajudam nosso cérebro a tomar decisões, porém nem sempre as mais adequadas.
Ouça ou assista agora e fique por dentro deste tema.
Sobre o podcast
Por fim, o podcast Endomarketing Brasil é uma iniciativa da Pix Mídia e já conta com 11 episódios.
O seu objetivo é reunir os melhores profissionais da comunicação interna. e do endomarketing para um bate-papo sobre os desafios e tendências do mercado.
O foco da iniciativa é no que importa de verdade para qualquer empresa: o bem-estar e a conexão com os colaboradores.
Ouça este e outros episódios no site, Spotify, Anchor e Apple.
Ou se preferir assista os vídeos das entrevistas no canal do YouTube.
Tem alguma sugestão de temas que deseja ouvir no podcast? Envie por e-mail: cristina.wagner@pixmidia.com.br.