Ferramentas de comunicação institucional: conheça 7 meios eficientes e entenda como usá-los com os colaboradores. Leia o artigo até o fim!
Não há dúvidas de que estamos passando por um período de revolução extrema na tecnologia. Essas mudanças refletem, em especial, na forma como nos comunicamos hoje em dia. Nas empresas por exemplo, a forma de comunicar também mudou, ou melhor, precisou se atualizar.
Ou seja, tudo segue as novas ferramentas de comunicação e tecnologias do mercado, não há como não se render e adaptar-se para aquilo que já é realidade para o nosso público estratégico.
Alcançar um público tão estratégico para a organização quanto o quadro funcional é uma tarefa complexa, no entanto, mesmo com tanta tecnologia sendo criada a todo momento, há possibilidades de criar um “recall” nas ferramentas de comunicação mais comuns nas firmas e fazer com que essas tenham uma boa performance.
Nos acompanhe nessa leitura até o fim e saiba do que estamos falando. Vamos lá!
Comunicação institucional: qual o seu valor para as empresas?
A C.I. possui muitos benefícios para um empresa, mas a principal é o auxilio que ela dá a consolidação dos norteadores estratégicos da mesma.
Sendo assim, sua principal função é fixar, junto aos empregados a visão, missão e valores de uma empresa.
A C.I. é um dispositivo que tem por objetivo colocar em alvo a essência da organização, dessa forma, pode-se dizer, que por ela a personalidade da empresa se posta sob os olhos do mercado, do quadro funcional e dos demais públicos.
São muitos os benefícios da C.I., alguns sobressaem como esses que foram ditos acima, no entanto, existem outros como o poder de minimizar problemas e maximizar resultados.
E, para ajudar no aumento de resultados veremos a seguir 7 ferramentas de comunicação e como podemos usá-las a partir de um novo contexto.
7 ferramentas de comunicação institucional
Mural de recados
O bom e velho mural, apesar de ser um meio mais antigo pode ser uma ferramenta ótima quando o seu conteúdo é pensado de forma inteligente e criativa. Sendo assim, uma ideia é não usá-lo mais na função informativa, deixe-o criativo e transmita conteúdo que engaje os colaboradores. Faça uma pesquisa de persona e entenda de forma ampla o seu quadro funcional, dessa forma, fica fácil propor conteúdo de valor e atrativo.
Redes sociais corporativas
Ótimas para emitir avisos de ultima hora e urgentes. Uma forma de inovar é compartilhar conquistas de times ou equipes. É um meio interativo também, dessa forma você pode testar o nível de engajamento criando ações de endomarketing dentro da plataforma, como dar parabéns e deixar uma homenagem para um funcionário que completa anos de vida, por exemplo.
Newsletter
Esse meio é mais estático, mas com criatividade pode ser um bom meio para comunicar. Uma ideia é praticar a transparência e informar com dados e situações pertinentes a empresa. Isso fará com que o quadro funcional se sinta pertencente, pois se sentira incluso, além do mais, evita que a famosa “rádio peão” se propague, afinal, a informação virá direto da fonte.
Intranet
Manual da C.O. : um manual ajuda e agiliza na hora da integração, ele também conduz o funcionário a agir conforme a conduta da empresa, evitando problemas posteriores e até mesmo, evitando o turnover, pois o empregado identifica na hora se criou ou não conexão com a cultura da empresa.
A intranet pode ser útil para emitir campanhas de endomarketing. Outra função é deixar em um ambiente único e seguro informações e documentos de setores, avisos e documentos para envio ao setor de RH, isso facilita para não ocorrer sobrecarga do setor.
Videoconferências
A falta de uma gestão ativa pode causar muitas incertezas apara o quadro funcional. Dessa forma, aproveitar as videoconferências para trazer a alta gestão para participar dos processos dentro da empresa é uma ótima saída. Motivar, celebrar conquistas, novos aportes e atualizar os empregados sobre o que acontece na empresa é mais uma premissa da transparência.
Reuniões semanais
Para além de fazer alinhamentos de produção e organizar os fluxos de trabalho entre a equipe, as reuniões podem ganhar um “plus” e propiciar um momento para feedbacks e desenvolvimento. Nesse sentido, ao invés de só falar, os lideres irão ouvir e abrir um canal dialógico e de transmissão mútua. É uma boa resolução para evitar retrabalho, desenvolver pessoas e ajudá-las levando em conta aquilo que elas têm a dizer.
TV Corporativa
Dentre todas as funções dos meios citados acima, a TV corporativa é o canal que mais tem benefícios, isso porque, é uma ferramenta ampla e que se adapta ao contexto da empresa e aos objetivos dos gestores. Com ela é possível:
- gerenciar de forma remota e em tempo real todas as telas;
- segmentar a programação de acordo com a equipe ou a sua função;
- Integrar com sistemas de gestão à vista e BI;
- transmitir ações de endomarketing e avisos;
- valorizar os colaboradores;
- dar avisos coletivos cruciais.
É uma solução dinâmica que facilita a vida dos gestores, dos profissionais de RH, de GP e também dos líderes, pois seu manuseio é fácil e sem complicação. É um dos melhores meios de comunicação que existe no mercado.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Então acesse o link e saiba como a nossa solução de TV Corporativa pode ajudar a sua empresa a maximizar os resultados.