Início Comunicação Interna Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: ouça o episódio

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: ouça o episódio

Faz pouco tempo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a Síndrome de Burnout como doença ocupacional.

Faz pouco tempo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a Síndrome de Burnout como doença ocupacional. Ou seja, as pessoas com a síndrome agora tem os mesmos direitos assegurados no caso das demais doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

A doença é gerada pelo estresse crônico no trabalho. Entre os sintomas, estão o cansaço físico e mental extremos, a perda de interesse no trabalho e a ansiedade e a depressão.

Situações difíceis de trabalho, com excesso de responsabilidades, cobranças e competitividade são as principais causas do problema. Inclusive, podemos dizer que a principal causa da síndrome de burnout é a condição tóxica do ambiente de trabalho que a pessoa frequenta.

Agora as empresas têm uma motivação a mais para atuar na prevenção do burnout. Afinal de contas, precisam gerenciar de perto a qualidade de vida e a saúde mental de seus funcionários para evitar que a síndrome de burnout se desenvolva em função do ambiente de trabalho.

Aliás, muito tem se falado nisso em função da pandemia. Mas será que quando ela pandemia passar a situação vai melhorar?

Podcast Endomarketing Brasil aborda a síndrome de burnout no ambiente de trabalho

Por isso, o tema do episódio 3 do Podcast Endomarketing Brasil é justamente a síndrome de burnout e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. O principal objetivo é inspirar os profissionais de comunicação interna a agirem de forma a prevenir ou não agravar o problema.

Então, a jornalista Cristina Wagner,conversou com Fernando Lemos, profissional de Relações Públicas que atua há mais de 17 anos com comunicação corporativa. Afinal, em 2016, Fernando buscou o mestrado para refletir sobre as práticas da profissão, e acabou investigando o tema. Assim, Fernando trouxe muitas das suas descobertas para o bate-papo deste episódio do podcast.

Entre os assuntos do episódio, estão a prevenção à síndrome de burnout no ambiente de trabalho e o papel das lideranças para sua prevenção. Além disso, foi discutido como os profissionais de comunicação interna e endomarketing podem provocar a mudança nos ambientes de trabalho para evitar a síndrome.

Cristina faz parte do time de especialistas da Pix Mídia.

Saiba mais sobre o Podcast Endomarketing Brasil

O podcast Endomarketing Brasil é uma iniciativa da Pix Mídia.

Este e outros episódios do podcast você ouve no perfil do Endomarketing Brasil no Spotify. Os áudios também estão em outras plataformas como o Anchor. Já os vídeos das entrevistas estão disponíveis no canal do YouTube. Então sugerimos que você siga as atualizações e ouça os episódios anteriores no site Endomarketing Brasil.

Tem alguma sugestão de temas que você quer ouvir no podcast? Envie por e-mail: cristina.wagner@pixmida.com.br

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

TV Corporativa para Empresas