A comunicação interna trata-se do conjunto de fluxos de informações que são divulgadas pela empresa para os empregados.
Têm cinco principais tipos de C.I. que são usadas para alinhar a cultura organizacional com os empregados, conheça a seguir!
Uma coisa é certa, a comunicação interna sempre foi e será crucial para as empresas, afinal, o sucesso de uma depende do empenho e da organização em todos os níveis e, para isso, é preciso comunicar.
A dificuldade de se pensar a C.I a nível de expandir a visão da empresa em dimensão completa aos empregados – em todos os níveis – se dá pela chegada de novas tecnologias.
Nesse sentido, avaliar quais são as tecnologias mais funcionais (ou não) e, acima de tudo, como executar os exemplos de C.I. que vamos mostrar a seguir é crucial, confira!
Afinal, qual é a relevância de entender os tipos de Comunicação Interna?
A divulgação de informações em uma firma pode criar condições de produtividade, configurar o desempenho e melhorar o engajamento. Só isso, já são motivos suficientes para buscar entender os tipos de C.I. , afinal, são deduções que têm um grande impacto nos resultados da firma.
Outro ponto crucial que sempre levantamos aqui e que nunca é demais ressaltar, é a ligação entre a C.I. e a Cultura Organizacional. As duas quando anda em sintonia são capazes de moldar a forma como os empregados veem a firma e moldar e instruir certas condutas. Tudo isso através da forma como a empresa se comunica com seus empregados!
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Gatehouse, o relatório State of The Sector de 2019, apontou que 64% dos profissionais responsáveis pela C.I. de empresas tem como meta essencial “ comunicar a estratégia, valores e propósitos da empresa” aos seus empregados.
Nesse sentido, a comunicação interna ajuda na disseminação dos norteadores estratégicos da mesma, o que ajuda também o fortalecimento C.O…Ambas caminham juntas rumo ao sucesso da empresa!
Conheça os cinco tipos de Comunicação Interna
Hoje em dia, muitas empresas aplicam o conceito de C.I. de formas variadas, a seguir iremos elencar as cinco mais usadas. Sabendo esses tipos, fica mais fácil para adaptar novas estratégias a realidade da sua firma ou até mesmo usá-las, confira:
- 1 – Comunicação escrita;
- 2 – Comunicação verbal;
- 3 – Comunicação vertical;
- 4 – Comunicação horizontal;
- 5 – Comunicação diagonal.
É de suma captar como cada um dos tipos de C.I. atuam, nesse sentido, vamos explicar abaixo todos os tipos de C.I acima, confira!
Comunicação escrita
Esse tipo de comunicação talvez seja um dos mais usados nas empresas. Isso acontece devido a possibilidade de ser realizada de muitas formas, ou seja, são fáceis de adaptar.
Hoje em dia, com as novas tecnologias em ascensão a todo momento, a C.I. escrita pode ser posta através de aplicativos de mensagens instantâneas, por exemplo.
Apesar disso, vale ressaltar que a redação empresarial é ainda uma habilidade crucial.
O método mais conhecido é o mural, após, seguem as newsletter, intranet e até mesmo plataformas de gestão onde é possível transmitir mensagens ao colaborador.
Comunicação Verbal
A comunicação verbal é muito recorrente no dia-a-dia das empresas. Ela ocorre por meio de reuniões, palestras, workshops, treinamentos e, até mesmo, comunicados feitos de forma presencial.
O comum é que esse tipo de C.I. seja mais usada pela gestão, ou seja, para comunicar aos demais colaboradores.
Comunicação vertical
Feita para a alta gestão, esse tipo de C.I. é a comunicação para empregados que possuem um nível hierárquico superior.
Sendo assim, pode-se dizer que é pensada para os lideres, gestores e membros da alta gestão da empresa.
Trata-se de uma C.I. crucial no plano estratégico da firma, por isso, acontece quase sempre de forma confidencial e restrita.
Comunicação horizontal
A C.I. horizontal acontece quando todos os empregados recebem a informação de forma direta, seja ele de qual nível for.
Dessa forma, os empregados constroem um bom relacionamento interpessoal, pois abrangem informações como: conquistas, novidades sobre a firma e instruções sobre demandas.
Todos ficam muito bem alinhados.
Comunicação diagonal
Sabe aquele recado que é preciso dar só para o time de vendas ou aquele aviso que é só para o time de suporte? Então, a C.I. diagonal ajuda com isso!
Mas não se preocupe, com ela se faz possível fazer uma transmissão hierárquica também. Falar sobre os novos projetos, fazer endomarketing com mensagens motivacionais, por exemplo
Outro ponto bem especifico dessa C.I. é poder fazer combinações intersetoriais, unir o time de comercial com o time de marketing em prol de uma meta, por exemplo.
Os tipos de comunicação interna estão dentro desses três níveis:
Fique atento a essas etapas da comunicação e aprenda a gerenciar a C.I da sua empresa.
Etapa de nível estratégico – tem a retidão de satisfazer o objetivo estratégico. Sendo assim, transmite de forma integral os norteadores: os valores, missão e visão da empresa;
Etapa de nível tático – subsidiada pelos norteadores, realiza ações estratégicas que visam alçar metas. É como instruir o que tem que ser feito sem dizer nenhuma palavra, é a tática de tudo.
Etapa de nível operacional – Aqui nada mais é que a operação diária de todos os níveis. É como tudo acontece.
Agora que já sabe quais são os tipos de comunicação existentes e já compreendeu como cada um atua, que tal conhecer mais sobre a nossa solução?
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