Vitrines digitais e menu boards digitais são uma tecnologia que está se popularizando cada vez mais no comércio. Há vários motivos para isso, por exemplo, a possibilidade de trazer informações interativas. Por meio de fotos, vídeos e textos que atraem a atenção do consumidor para o ponto de venda, é possível aplicar as técnicas de marketing para aumentar as vendas.
Pesquisas sobre o uso das vitrines digitais
Uma pesquisa feita pela OAAA (Outdoor Advertising Association of America) mostrou que 46% dos consumidores acreditam que a sinalização no local de venda é mais efetiva do que as publicidades na televisão. De acordo com a Retail Costumer Experience, 71% do público disse que a sinalização digital aumenta o interesse pela compra, quando comparados a anúncios vistos na internet. Não somente isso, mas também a Shopper Marketing afirma que mais de 60% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda.
Quais as vantagens das vitrines digitais?
Considerando esses dados e as funcionalidades da ferramenta, podemos ver que há várias vantagens em usar os menus boards ou vitrines digitais. Entre elas estão a redução de custos, já que não é preciso que os funcionários do estabelecimento parem suas atividades para mudar as informações do display. Igualmente, há a vantagem de aumentar o número de clientes impactados pela propaganda. Em shoppings, praças de alimentação e outros lugares que concentram grande número de lojas, esta ferramenta garante o destaque para a mensagem.
Outro benefício deste serviço é a possibilidade de controlar o conteúdo que será exibido remotamente. O gerenciamento de exibição de chamadas, fotos, vídeos e qualquer outro material são feitos através de um software online.
Tudo pode ser controlado pela equipe responsável por meio de um dispositivo conectado à internet, sem precisar de um pen-drive como antigamente. Então, existem novas facilidades oferecidas pelo software, como o agendamento de horários e dias específicos para a exibição de informações, o que ajuda a gerenciar campanhas de marketing. Estimulando a decisão de compra do produto certo, na hora certa. Além disso, a informação é distribuída de maneira uniforme e escalada. Isto ajuda a diminuir custos com impressão de novos banners e menus a cada mudança de preços.
Os softwares de gerenciamento para esta ferramenta já deixaram de ser complicados de usar. Eles são desenvolvidos pensando no usuário, que geralmente não é especialista em tecnologia.
Comunicação mais atrativa com as vitrines digitais
Ter um menu board no ponto de venda ajuda a conquistar a confiança dos clientes e visa trazer conforto. Também é uma ótima ferramenta para fazer branding e aumentar o reconhecimento e prestígio da marca.
Estudos mostram que a vitrine virtual também diminui o tempo de escolha do cliente, já que a visualização dos produtos fica mais clara.
A vitrine e o menu board digital são inovações que se adaptam a qualquer tipo de negócio. Desde grandes shoppings centers até uma cafeteria aconchegante. Basta escolher o número de telas e o conteúdo adequado a ser exibido.
Busque sempre o software mais adequado às suas necessidades e que tenha boa usabilidade. Divulgue seus produtos de forma muito mais atraente!