Endomarketing de baixo custo: é possível?

Endomarketing de baixo custo

Trabalhar ações de endomarketing para qualquer empresa é algo crucial, porém, engana-se quem pensa que C.I. é um recurso para empresas que geram altas quantias em receita. Preparamos este artigo para que você entenda de uma vez por todas que trabalhar o relacionamento com seu público interno nem sempre precisa ter investimentos altos. Leia até o fim e aprenda a fazer endomarketing de baixo custo.

Trabalhar a C.I. por muitas vezes pode parecer um grande desafio. Na verdade é, afinal, tudo que envolve ato ou efeito de relacionar-se com pessoas é até certo ponto, um pouco difícil.

Todavia, se tudo for planejado muita coisa pode ser feita. Engana-se quem acredita que trabalhar com ações de C.I. é preciso investir em grandes recursos financeiros.

Se você tem interesse em começar a planejar suas ações de endomarketing, leia esse artigo até o final e veja como isso é possível.

Endomarketing é sobre pessoas….

Sim, endomarketing é sobre pessoas… É sobre relacionamento mas, principalmente, sobre o relacionamento que a empresa desenha com os seus empregados.

Estabelecer um vínculo afetivo com os seus empregados é mais que importante, é essencial. Não há discussão, o endomarketing ajuda a manter as equipes em sinergia, a manter os empregados alinhados aos objetivos da empresa, a mantê-los com sentimento de pertencimento, entre outros tantos benefícios que nós já falamos aqui no blog.

E se a gente pode realizar ações de endomarketing de baixo custo, melhor ainda. Não é mesmo?

Mas antes de começar qualquer planner de ações ou de usar qualquer ferramenta é preciso traçar estratégias.

Sendo assim, para iniciar qualquer estratégia, é preciso que antes algumas pesquisas sejam feitas. Indicamos fazer dois tipos de pesquisas:

  • Pesquisa de Clima : essa lhe ajudará a entender o que o seu funcionário pensa em relação ao ambiente de trabalho.
  • Pesquisa para medir a cultura organizacional: essa lhe ajudará a entender o quanto os empregados estão alinhados aos norteadores estratégicos da firma.

As pesquisas sugeridas têm o objetivo de ajudar a identificar problemas e lacunas que podem ser solucionadas a partir da estratégia.

Desse modo, também são pesquisas onde você não precisará investir dinheiro. Uma boa maneira de fazer perguntas e deixar os empregados à vontade para responder é não incluir a identificação do nome e apenas ler as respostas dos questionários.

Para evitar aglomerações você pode usar o Google Forms e compartilhar o link para os funcionários!

Toda ação precisa de uma estratégia!

De acordo com a pesquisa State of the Sector:

  • 75% dos comunicadores ao redor do mundo planejam utilizar estratégias com canais digitais para interação institucional nos próximos anos. No entanto, apenas 37% deles disseram que criar uma estratégia de Comunicação Interna será algo prioritário.

Hoje em dia, com o advento do mundo tecnológico é crucial fornecer conteúdo relevante e assertivo e, também pensar em quais canais são os mais adequados para a comunicar.

Sendo assim, após as pesquisas e identificação de como esse relacionamento baseado em afetividade pode começar a ser concretizado pode-se começar a pensar nas ações de C.I.

Sendo assim, elencamos algumas ações que são adaptáveis a muitos contextos e que vão ajudar a iniciar a C.I. da sua firma.

Ideias de ações de endomarketing de baixo custo!

Proponha uma cultura de feedbacks:

Dar e receber retornos sobre o trabalho que está sendo feito pode ser um caminho crucial para deixar as equipes em sintonia com o objetivo da firma.

Com isso, todos vão saber as alternativas que devem seguir, se há melhorias a serem feitas ou até mesmo, se os mesmos estão satisfeitos em relação ao trabalho.

Proponha trazer a alta liderança para junto dos demais profissionais:

Deixe os empregados mais confortáveis, peça para a gestão gravar vídeos de boas vindas para os novos empregados.

Organize meets e bate-papos onde os gestores possam conversar e se aproximar dos demais empregados.

Dessa forma, os empregados irão se sentir mais confiantes em relação ao seu sentimento de pertencimento.

Deixe os empregados proporem ideias:

Há uma diversidade de pessoas dentro das organizações. Uma maneira de mostrar que todos são importantes é induzi-los a propor ideias. Desse modo, cada um irá expor com quais situações se preocupam e o que deve melhorar dentro da firma.

Dessa forma, pode-se incluir o empregado como agente de mudança que busca por melhorias dentro da firma. Assim, ele se sentirá ouvido e levado a sério e estará sempre disposto a alçar altos níveis de produção.

Aniversariantes do dia:

Aniversário é uma data especial, por isso, ela é uma data oportuna para executar ações de valorização. Seja com uma lembrança coletiva ou algo individual.

A firma deve mostrar que se preocupa com o seu empregado, incluir uma data que é relevante para ele pode ser uma boa estratégia.

Em conclusão…

Existem outras ações de C.I. que podem usar datas sazonais e que são boas para estreitar os laços afetivos com os empregados, confira aqui no nosso post!

Sabemos como a comunicação corporativa vem sendo posta em voga a todo momento nos últimos anos. Nunca foi tão crucial se aproximar dos empregados, afinal, são as pessoas que fazem com que tudo se concretize.

Faça as pesquisas, olhe oportunidades e execute logo as ações de endomarketing.

E ai, gostou do nosso conteúdo? Então conheça nossa solução de TV Corporativa e veja como ela pode otimizar suas ações de C.I.!

Solução para TV Corporativa
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