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Temas e ações de endomarketing

Quer começar a fazer a comunicação institucional da empresa e não sabe por onde começar? Saiba que você pode iniciar ações de endomarketing com temáticas especiais. Siga a leitura conosco e entenda do que estamos falando.

Faz bastante tempo que aqui, no blog da Pix, nós estamos falando sobre ações de endomarketing. Semana passada mesmo trouxemos à tona como a comunicação interna pode se transformar em uma ferramenta de marketing.

Ou seja, nós acreditamos muito que toda mudança institucional deve levar em conta aqueles que fazem a roda girar: os nossos colaboradores!

E essa é só uma das coisas que abordamos aqui, a ideia é que nós sempre possamos ajudar você a manter os seus colaboradores motivados, alinhados aos norteadores estratégicos da empresa e, principalmente, mantê-los valorizados.

No entanto, para conseguir tudo isso, é necessário rever a estrutura da cultura organizacional da empresa e, principalmente, apostar em ações de endomarketing.

Mas antes, necessário que você entenda o que é endomarketing.

Afinal, o que é endomarketing?

De acordo com a maior editora de linguagens do mundo, a Oxford Languages, a livre tradução de endomarketing é :

marketing institucional interno; conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno (empregados, revendedores, acionistas etc.).

Toda empresa é composta de pessoas, são as pessoas que fazem “tudo acontecer”, sendo assim, a firma depende dos seus recursos humanos para que determinado objetivo seja alcançado. De acordo com Chiavenato (1999) é uma relação de troca, uma vez que, as pessoas também precisam da empresa, na medida em que essas são o meio que se pode usar para alçar os objetivos pessoais.

Dessa forma, estabelecer uma relação afetiva com os empregados por meio de ações de endomarketing é essencial. É preciso pensar que se há uma relação de troca, é muito importante que esta seja alimentada.

Desse modo, as ações de endomarketing dão conta de estabelecer essa conexão, uma vez que promove:

  • motivação;
  • valorização;
  • ideia de pertencimento;
  • cultura organizacional de engajamento;
  • alinhamento dos empregados à estratégia da empresa;
  • aumento da produtividade.

Por que fazer endomarketing?

Muitos ainda veem o endomarketing apenas como um conceito que circula no meio da gestão. Ainda existem pessoas que pensam que o valor de um funcionário está disposto no valor que o mesmo é pago para exercer o trabalho.

No entanto, o endomarketing em si corresponde as ações, as atitudes e das formas de comportamento. Endomarketing é dar significado as ações que o seu colaborador realiza dentro da empresa.

E de uma coisa a gente já sabe, quando o colaborador entende que o seu trabalho é importante e que significa muito para o gestor, ele passa a saber que é o trabalho dele que faz com que a empresa consiga alçar objetivos maiores.

E ai, se forma uma relação na qual a troca é a afetividade. Dessa forma, o empregado corresponde aos objetivos da empresa ( e vice-versa) trabalhando de forma inspiracional.

E sabe onde a inspiração do seu empregado vai refletir? Isso mesmo, no seu consumidor final! Ou seja, tudo respinga no seu cliente.

E isso é ótimo para você, imagina toda a confiança dos seus colaboradores, transformada em:

  • consumidor que confia na sua empresa;
  • clientes fiéis;
  • em consumidores que indicam seu produto para outras pessoas.

Imaginou? Então siga com a gente e saiba como começar a trabalhar o endomarketing por meio de temas especiais.

Temas para ações!

Como já falamos acima, endomarketing é ação. Dessa forma, um bom jeito de começar a estratégia na firma é fazer ações com base em datas especiais.

Mas afinal, o que seriam essas datas especiais?

São todas as datas que fazem parte da história da organização ou que de certa forma se conecta com a estratégia da organização.

Vejamos então, se você quer começar a alinhar os colaboradores as estratégias da empresa, você pode promover ações no mês da data de aniversário da mesma. Pense em selos comemorativos, em ações que conte a história da empresa, que conte como a empresa olha o mundo e como ela acha os empregados valiosos.

Pense também nas datas comemorativas, nós já falamos sobre isso em outro post. Corre aqui, vem dar uma olhadinha!

Encontre temas relevantes para a sua empresa dentro dessas datas, seja dia dos pais, mães, ou ainda, mostre preocupação e trabalhe datas referente a saúde desse colaborador. Invista no setembro azul, no outubro rosa, no dia da mulher.

Ou seja, dedique tempo para pensar na comunicação interna voltada especialmente para os seus funcionários!

Agora, se você esta sem tempo nós temos a solução, acompanhe a seguir…

TV Corporativa para humanizar a relação com os funcionários

A TV Corporativa é uma solução altamente eficaz para todos os pontos da comunicação interna integrada. Isso por que se cumpre com tudo ao que se propõe, por ser uma ferramenta dinâmica, consegue comunicar, engajar, motivar e estabelecer fluxos de produção ou comunicação, na medida em que o gestor considera suas estratégias.

Nesse caso, é um forte ponto de apoio para quem utiliza, otimizando tempo e dando insights para quem opera.

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Tudo isso para lhe ajudar a ser mais assertivo e manter as ações de endomarketing ativas na sua empresa.

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