Dia do Trabalho – Dicas de Ações + Baixe o Kit Grátis

O Dia do Trabalho – ou do Trabalhador (a) – está entre nós! E se a sua empresa fosse mais além do feriado? Com isso em mente, a Pix Mídia faz uma campanha para...

Dia-Do-Trabalho-Capa-Blog-Pix-Midia
Pix Mídia

Dia do Trabalho – Dicas de Ações + Baixe o Kit Grátis

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

O Dia do Trabalho – ou do Trabalhador (a) – está entre nós! E se a sua empresa fosse mais além do feriado? Com isso em mente, a Pix Mídia faz uma campanha para que as organizações valorizem o trabalho dos colaboradores não só no dia 1º de maio, mas em todos os dias do ano. Leia o texto e saiba como a TV corporativa e as ações de C.I. contribuem para uma cultura de reconhecimento permanente.

O Dia do Trabalho ou do Trabalhador é uma data que contempla os profissionais de todas as áreas. Isto porque o seu objetivo é recordar os avanços e os direitos que a classe trabalhadora conquistou no decorrer da história. Portanto, incluir o Dia do Trabalho no calendário de ações da empresa é o mesmo que fortalecer o seu clima organizacional, o que também motiva e valoriza o colaborador.

Desse modo, o Dia do Trabalho é um bom momento para que o RH faça campanhas para engajar a equipe. Pois além de fomentar o senso de pertencimento, a data é uma forma de reconhecer a coragem e o esforço daqueles que, no passado, se dedicaram em prol de melhores condições de trabalho. Ficou interessado? Leia o conteúdo abaixo e faça o download do pacote de materiais!

Sobre o Dia do Trabalho

Para se ter ideia, o Dia do Trabalho nada mais é do que uma homenagem ao 1º de maio de 1886, ano em que trabalhadores de Chicago, nos EUA, entraram em greve para diminuir a jornada de trabalho de 17h para 8h por dia. No mais, a greve também pedia por condições mais dignas de trabalho. Nos anos seguintes, outras manifestações ganharam o mundo. Mas e aqui no Brasil?

O Dia do Trabalho começou a ser citado por aqui no ano de 1890, pouco tempo depois do Brasil se tornar uma República. Na época, a expansão e o desenvolvimento da indústria brasileira estavam a todo o vapor, o que motivou a criação dos primeiros movimentos de trabalhadores do país. Já em 1917, São Paulo protagonizou uma das maiores greves que o Brasil já viu. Mas este não foi um ato isolado.

Em resumo, a força dos movimentos trabalhistas da época motivou a adesão ao feriado do dia 1º de maio. Quem oficializou a data foi o então presidente Artur Bernardes, em setembro de 1924. Desde então, o Dia do Trabalho é celebrado por aqui. No entanto, em vez do trabalhador ser a figura central das comemorações, o dia servia de palanque para os políticos se promoverem.

O Dia do Trabalhador na Empresa

O Dia do Trabalhador permite que as empresas e os funcionários reflitam sobre os direitos as leis trabalhistas. Ou seja, o conjunto de normas que regem as relações individuais e coletivas de trabalho. Portanto, este é um momento ímpar de análise e troca de visões que podem melhorar o clima da empresa, fortalecer a sua cultura organizacional e aproximá-la da equipe. Confira as dicas de ações abaixo:

Vamos falar sobre o que está na lei?

Às vezes, o ato de falar sobre as leis trabalhistas passa bem longe das organizações. Isto porque o direito dos empregados também tem um viés político, o que não pode impedir ninguém de falar sobre o assunto. Por isso, chame um especialista para conversar e instruir o quadro funcional sobre os seus direitos e deveres, a legislação vigente e quais as mudanças da última reforma trabalhista.

O primeiro dia do trabalho de volta!

Com o avanço da vacinação e o controle da pandemia da Covid-19, muitas empresas voltaram ao presencial. Por outro lado, muita coisa mudou nestes últimos 2 anos. É aí que entra a dinâmica do “bem-vindos de volta”, que serve para promover o reencontro dos colegas e apresentar os talentos que foram contratados durante o home office. Para isso, faça um almoço ou uma roda de conversa.

O reconhecimento que os colaboradores merecem

Já falamos por aqui que o ato de reconhecer o trabalho de um profissional deve fazer parte da cultura da empresa. No entanto, o Dia do Trabalho é uma boa oportunidade para dar o primeiro passo. Utilize a TV corporativa e as redes sociais da empresa para parabenizar os colaboradores pelo seu dia. Você também pode personalizar a mensagem com a foto e o nome de cada um.

Banner

O press kit

Para que os colaboradores levem um pouco da empresa para casa ou utilizem os itens durante o expediente, prepare um press kit de Dia do Trabalho. Ele pode conter agendas, blocos, canecas e ecobags personalizados com o logo da organização, além de mensagens motivacionais sobre a data. Afinal, as fotos dos press kits costumam ser publicadas em redes sociais como o Linkedin.

Gostou deste conteúdo? Baixe o kit grátis de materiais e boas ações!

ARTIGOS RELACIONADOS:

Como Engajar Colaboradores
De acordo com a Hardvard Business Review, engajar colaboradores é uma das principais formas de uma empresa atingir o sucesso! Uma vez que os

Material Rico:

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Clicando no botão Prosseguir, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações, acesse Politica de Privacidade