Início Endomarketing 5 dicas de ações para comemorar o Dia do Trabalho na empresa

5 dicas de ações para comemorar o Dia do Trabalho na empresa

O Dia do Trabalho ou do Trabalhador é uma data que contempla os profissionais de todas as áreas. Isso porque o seu objetivo é recordar os avanços e os direitos que a classe trabalhadora.

Vem aí o Dia do Trabalho! E se a sua empresa transformasse o feriado em uma campanha para o mês inteiro? Afinal, um dia é pouco para agradecer e retribuir toda a dedicação e esforço dos colaboradores.

Pensando nisso, a Pix Mídia criou a campanha ‘Trabalho, uma parte de quem você é’, com dicas de ações de endomarketing + kit de materiais para homenagear os responsáveis pelo sucesso da sua organização.

Para que os conteúdos não passem despercebidos e os funcionários participem das ações, continue lendo e transforme o Mês do Trabalho em uma das campanhas mais engajadoras que a sua empresa já realizou:

Mês do Trabalho - CTA

Que o trabalho é importante para garantir a nossa sobrevivência todo mundo já sabe. Porém, o que seria do trabalho se não fossem as pessoas que dedicam horas preciosas do seu dia ao sucesso de uma companhia?

O reconhecimento é apenas uma das várias formas de garantir a satisfação dos colaboradores e promover o senso de pertencimento, que nada mais é do que a sensação de sentir-se parte integrante da organização.

Para provocar isso nas pessoas, é preciso sair do óbvio ao criar os conteúdos e as mídias da sua campanha.

Assim, os membros do seu time se identificam com os materiais e percebem todo o esforço da sua empresa para entregar um Mês do Trabalho super especial. Inspire-se nas 5 dicas de ações que preparamos para você:

1. Conte histórias de pessoas reais

Relatos reais causam impacto nas pessoas e podem ser mais representativos em relação às histórias que você vê por aí. Neste Dia do Trabalho, ouça o que os colaboradores da sua empresa têm a dizer sobre suas experiências pessoais.

Afinal, ninguém melhor do que eles para contar histórias inspiradoras, originais e com personalidade. Utilize esses depoimentos para produzir conteúdos para as redes sociais. Pode ser um photo dump, uma sequência de stories, um vídeo e muito mais.

Para produzir este tipo de conteúdo, faça perguntas sobre a carreira profissional, o que esperam do futuro e os sonhos que ainda não realizaram. Dessa forma, você consegue engajar não apenas o público interno, mas também potenciais clientes que seguem o perfil da empresa.

2. Invista na qualificação da equipe

Muita gente sonha com uma carreira de sucesso que permita viver de maneira confortável e realizar sonhos.

O problema é que construí-la custa tempo e dinheiro, e não é todo mundo que tem condições de assumir tamanho compromisso. Para resolver essa questão e manter os funcionários motivados, muitas empresas estão investindo na qualificação de seus colaboradores.

A sua organização pode se tornar uma delas! Basta oferecer cursos, treinamentos e palestras, por exemplo, iniciativas fundamentais para que a equipe não só entregue um bom trabalho, mas também permaneça na empresa por mais tempo, reduzindo o custo e a rotatividade dentro das organizações.

Além disso, a campanha do Dia do Trabalho também pode ser uma oportunidade para aumentar a produtividade, pois garante a satisfação da equipe e ajuda a atrair melhores resultados.

3. Presenteie a equipe com um press kit

Dia do Trabalho na Empresa | Kit de Materiais de RH

Para que os colaboradores levem um pouco da empresa para casa, ou utilizem os itens durante o expediente, prepare um press kit de Dia do Trabalho, com agenda, bloco, caneca e ecobags personalizados com o logo da organização.

Além de fortalecer o branding da sua marca, o presente pode incentivá-los a realizar uma publicação espontânea em redes sociais como o Linkedin, por exemplo, ou até mesmo o app de comunicação interna.

Caso a sua empresa não possua recursos em caixa para pagar pelo serviço de um  profissional qualificado, disponibilizamos um kit exclusivo de materiais de RH que podem ser facilmente editáveis por qualquer pessoa, independentemente de sua experiência.

Assim, a sua companhia não fica de fora de uma das comemorações mais importantes do ano, do mesmo modo que economiza tempo, dinheiro e contempla todos os colaboradores. Para fazer o download, clique aqui.

4. Promova palestras com especialistas

Às vezes, a diretoria de algumas empresas evita falar abertamente sobre as leis trabalhistas com os seus funcionários. Isso porque o direito dos empregados também tem um viés político, impedindo muitos gestores e líderes de falarem sobre o assunto.

Para evitar desentendimentos, dúvidas e permitir que todos estejam familiarizados com seus deveres e direitos, convide um advogado trabalhista para instruir o quadro funcional.

Temas como a legislação trabalhista vigente e as reformas realizadas nos últimos meses são muito bem-vindos na hora de escolher uma abordagem mais informativa e transparente.

A empresa também pode convidar palestrantes que atuam na área da saúde para abordar temas como a saúde mental. Além de levar informação aos funcionários, a organização fomenta o cuidado com o emocional e a mente.

5. Reconheça e valorize os colaboradores

Já falamos por aqui que o ato de reconhecer o trabalho de um profissional deve fazer parte da cultura da empresa.

Por isso, o Dia do Trabalho é um bom momento para dar o primeiro passo. Utilize o aplicativo de comunicação interna, a TV corporativa e as redes sociais para parabenizar os colaboradores pelo seu dia.

Você também pode personalizar a mensagem com a foto e o nome completo de cada um, humanizando o conteúdo e fazendo com que as pessoas se vejam nos materiais da campanha.

Para além das homenagens de sempre, a organização pode presentear os funcionários com um dia de folga. Assim, eles aproveitam o seu dia como bem entendem. Legal, né?

O Dia do Trabalho, ou do(a) Trabalhador(a), é uma data que contempla os profissionais de todas as áreas. Seu objetivo é recordar os avanços e os direitos que a classe trabalhadora conquistou no decorrer da história.

Afinal, os direitos de hoje só foram adquiridos com o suor dos trabalhadores do passado. Portanto, ao incluir o Dia do Trabalho no calendário de ações da sua empresa, você ajuda a fortalecer o clima organizacional, mantendo os colaboradores engajados e motivados a continuar na sua empresa.

O Dia do Trabalho é um bom momento para que o RH faça campanhas para engajar a equipe, que pode interagir pelo aplicativo e pelas redes sociais. Pois além de fomentar o senso de pertencimento, a data é uma forma de reconhecer a coragem e o esforço daqueles que se dedicaram em prol de melhores condições de trabalho.

O Dia do Trabalho nada mais é do que uma homenagem ao 1º de maio de 1886, ano em que trabalhadores de Chicago, nos EUA, entraram em greve para diminuir a jornada de trabalho de 17h para 8h por dia.

Além disso, a greve também pedia por condições de trabalho mais dignas. Vale lembrar que, nos anos seguintes, outras manifestações ganharam o mundo, mas e aqui no Brasil?

O Dia do Trabalho começou a ser citado no Brasil no ano de 1890, pouco tempo depois do país se tornar uma República.
Na época, a expansão e o desenvolvimento da indústria brasileira estavam a todo o vapor, o que motivou a criação dos primeiros movimentos de trabalhadores.

Em 1917, São Paulo protagonizou uma das maiores greves que o Brasil já viu, mas, felizmente, esse não foi um ato isolado.

A força dos movimentos trabalhistas da época motivou a adesão ao feriado do dia 1º de maio, e quem oficializou a data foi o então presidente Artur Bernardes, em setembro de 1924.

Desde então, o Dia do Trabalho é celebrado por aqui e em vários países do mundo.

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

TV Corporativa para Empresas