Já ouviu falar em Employer Branding? Não? Então siga com a gente até o fim desse artigo e eleve o nível da sua comunicação interna.
Hoje, mais do que nunca, o recurso humano vem sendo cada vez mais valorizado nas empresas, isso porque, as organizações passaram a ver o seu capital humano como uma força competitiva.
Segundo o autor Chiavenato (2004, p.4)
[…] as pessoas passam a significar um diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial.
A grande questão é essa, investir em quem faz os ativos da sua firma subir, seus colaboradores. Sendo assim, a grande sacada é investir no humano, nas pessoas!
A partir disso, surge uma expressão chamada Employer Branding. Se interessou? Então fica com a gente até o final desse artigo e entenda sobre o que estamos falando!
Employer branding
Primeiramente, precisamos entender que cada vez que usamos estratégias que mexem com o nosso capital humano, estamos também, nos sobressaindo em relação à concorrência. Pois, em teoria estamos dando respaldo ao nosso quadro funcional para exercer o que é necessário para que a missão da organização seja cumprida da melhor maneira possível.
Diferente do branding de marca – do qual estamos acostumados a ver de modo mais recorrente- que faz a marca ser desejada pelos seus consumidores, o Employer Branding é uma estratégia de construção de marca empregadora.
Ou seja , o foco do Employer Branding é nos empregados e, dessa forma, a empresa foca em construir uma marca desejável por eles. Para isso, são estabelecidas práticas, técnicas e ações que promovem a firma junto aos profissionais.
Um dos objetivos do Employer Branding é construir uma identidade onde a empresa seja um lugar muito desejado para se trabalhar. Uma firma que não tem turnover, que é capaz de reter e atrair novos talentos e estabelecer uma relação duradoura.
É sobre atrair novos talentos ao mesmo tempo em que se faz a manutenção dos talentos que já estão na firma.
Afinal, quais os beneficios do Employer Branding em relação aos resultados obtidos pela empresa?
No sentido de entender melhor a influência do conceito nos resultados da firma, vamos fazer uma simples analogia, vejamos:
Supomos que sua organização é uma grande máquina cheia de “engrenagens”, e o employer branding é um operador de máquinas. O seu produto final, precisa de forma indispensável que todas as engrenagens funcionem e se proponham à entrega exigida pela grande máquina, certo?
Mas, e se por algum momento alguma engrenagem não estiver funcionando por algum motivo? Este pode ser simplesmente porque a grande máquina não disponibilizou óleo e ai ela não consegue mais render a sua entrega ou por qualquer outra decorrência que venha à desmotivá-la.
Agora, pensamos: o que fará com que tudo volte ao normal? Logicamente, o operador de máquinas é quem será o responsável por fazer tudo andar conforme o combinado, e ainda, fará com que outras engrenagens queiram trabalhar para a grande máquina.
Employer Branding é fazer com que equipes estejam engajadas e em constante aprendizagem, e ainda, qualificar isso como uma estratégia para estabelecer relações com os públicos estratégicos da sua firma.
Só assim você terá engrenagens…Digo pessoas, dispostas a fazerem o seu papel como empregados e buscadores de soluções para quaisquer intercorrência que possa ocorrer para que o produto final seja entregue.
Concluindo…
É sempre bom reafirmar o quão bom e benéfico é qualificar o seu quadro funcional, uma vez que, poderá contar com ele para elaborar soluções de forma ágil.
Contar com os melhores profissionais faz a sua firma mais competitiva no mercado. Dessa forma, reter talentos estratégicos é importante para lidar com um mercado que vive em constante mudança.
Desse modo, você também estabelece condições de crescimento exponenciais para sua firma.
Se você gostou e quer começar a implementar na sua empresa o conceito de Employer Branding, você pode espiar esse artigo e começar já.
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