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Endomarketing para home office: dicas de ações!

Por conta da nova forma de trabalho de muitas empresas por conta do Covid-19, o teletrabalho, os líderes e gestores enfrentam um novo desafio: criar ações de endomarketing para home office. Siga com a gente na leitura desse artigo e veja nossas dicas de endomarketing para o home office!

O Endomarketing em uma definição geral é um marketing institucional interno, ou seja, marketing voltado para o quadro funcional. Dessa forma, a definição de endomarketing pode ser como a de ações institucionais voltadas para o público interno.

O endomarketing também tem o intuito de alinhar os objetivos estratégicos da empresa aos dos colaboradores, por meio de ações que abrangem estratégias de gestão de pessoas, que buscam engajar todos na empresa.

Uma das funções é ainda criar a ideia de pertencimento, manter o quadro funcional engajado e produtivo ao mesmo tempo em que cria um bom clima na firma.

Endomarketing é, portanto, umas das principais estratégias de gestão de pessoas nas empresas que buscam não apenas sucesso em termos de mercado, mas a perenização.

Analise de Medeiros Brum, 2010.

Endomarketing no home office

Não se pode negar que a pandemia exigiu adaptações no local de trabalho, o que levou a um momento incerto e de muita insegurança.

No dia-a-dia da empresa, no que se trata de C.I. e C.O., o contexto atual atrapalhou nos seguintes pontos:

  • falta de integração entre os empregados;
  • relações sociais e formação de vínculos;
  • experiência do colaborador impactada de forma negativa.

O ano de 2020 foi difícil em muitos fatores e em 2021 o caos humanitário causado pela pandemia continua, mas em relação às empresas e a comunicação com o quadro funcional o que se pode fazer é investir pesado em ações de endomarketing. Dessa forma, o endomarketing pode funcionar como um diluidor dos efeitos ruins que a pandemia trouxe em relação aos colaboradores e à empresa.

Nesse sentido, ações de endomarketing – mesmo que ocorram de forma online – ajudam a sanar esses problemas decorrentes do contexto atual que estamos vivendo.

Pensando nisso, veja como deixar o home office mais moderado e os colaboradores mais tranquilos através de algumas ações de Endomarketing, leia nossas dicas:

4 dicas para fortalecer o endomarketing no home office

Envolva os líderes e a gestão:

Tenha em mente que um colaborador inseguro pode produzir menos, afinal, está disperso e preocupado com outras coisas. Sendo assim, envolver a liderança e tranquilizar esses colaboradores através do diálogo – mesmo que online – pode ajudar a solucionar esse problema.

Campanhas online:

O endomarketing que antes era feito de forma presencial precisa adaptar-se ao digital. Promova ações em que todos participem e que sejam fáceis de executar. Sendo assim, ações preocupadas com a saúde e bem-estar do colaborador se tornam bem-vindas neste momento.

Se importe com os colaboradores:

Uma maneira simples de dizer “oi, lembrei de você” é enviando presskits para todos. Pode ser uma squeeze, um kit de escritório com caneta e blocos de notas timbrados ou qualquer lembrança que remeta ao cuidado que a empresa tem com o seu quadro funcional. É uma maneira de dizer que a empresa lembra do empregado e que acha ele a peça crucial da empresa.

Promova feedbacks:

Criar uma cultura de diálogo em um momento em que todos estão distantes é crucial. Ou seja, o contexto online exigiu uma quebra das relações sociais que existiam antes nas firmas. Dessa forma, um boa maneira de não perder o vínculo com o quadro funcional é criar uma relação dialógica, mesmo que esta seja online. Portanto, dar feedbacks e separar um tempo para ouvir é essencial para aproximar o empregado das estratégias da empresa.

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