Início Comunicação Interna Indústria Logística ganha produtividade com o uso de Digital Signage

Indústria Logística ganha produtividade com o uso de Digital Signage

A indústria logística, até pouco tempo atrás, era vista apenas como uma área de apoio a outras indústrias. Hoje em dia, contudo, estas empresas são reconhecidas como uma área estratégica de vital importância. A globalização pede que as operadoras logísticas sejam mais eficazes do que nunca. Da mesma forma, os avanços da tecnologia permitem a criação de empresas bem competitivas nesse setor.  

Com o auxílio da tecnologia, é possível cuidar de cada movimentação, medir e analisar cada aspecto das atividades. Demais, né? Contudo, um dos fatores mais críticos para estas empresas é o diálogo.

Um bom fluxo de comunicação interna é crucial para a indústria logística.

A comunicação interna é uma área que as empresas sintam os ganhos com muita rapidez. Diversos estudos dizem que o uso de digital signage para mostrar informações em tempo real tornam maior o rendimento. De fato, é possível ver ganhos imediatos de mais de 10% em produtividade em centros de distribuição logo após a instalação de painéis informativos digitais. Poder monitorar algo em tempo real faz com que o tempo de resposta se reduza. Isso traz um aumento na eficiência da operação.

Uma pesquisa indica que armazéns com sinalização digital percebem dentro de poucos meses um ganho médio de 20% em produtividade. Isso também se prova através de reduções em falhas, retrabalhos e desperdícios.

Inúmeros líderes da indústria já notaram que uma comunicação visual de dados boa aumenta a produção na indústria logística. “Nós usamos digital signage para exibir o dashboard de KPIs que mostram a situação de todas as ordens em haver e em qual estágio elas se encontram. Dessa forma, nosso time e a gerência estão sempre a par do que acontece. Eles vão agir rápido para corrigir quaisquer atrasos ou outros problemas. Quando nossos clientes nos visitam, ficam encantados vendo os dados em real time e o fluxo do trabalho.” diz Igor Pestrikov, da MODAEXPRESS USA.

Por exemplo, a operadora ferroviária Pacific National, da Austrália, leva cargas para empresas logísticas locais e de outros países. A empresa usa sinalização digital em seus terminais para manter a equipe atualizada com informações importantes e campanhas de segurança.

digital signage na indústria logística

Comunicação Interna em Centros de Distribuição e Depósitos

Para manter um centro de distribuição eficaz é preciso contratar, treinar, motivar e reter bons funcionários. E a comunicação interna é um dos aspectos críticos para que isto aconteça.

A maior parte do pessoal de centros de distribuição não fica em uma mesa ou com acesso a um computador. Sendo assim, alcançar estas pessoas é um desafio. Seus funcionários precisam saber sobre as programações, horários e avisos, entre outros. Estejam eles abastecendo prateleiras, despachando itens ou usando empilhadeiras, precisam saber das mesmas coisas.

Por isso, a sinalização digital é uma forma muito efetiva para comunicar nestes ambientes. Ademais, é uma solução muito útil para empresas com múltiplos turnos. Muitas vezes quem trabalha fora do horário comercial não se conecta ao que acontece na firma.

Quando está em depósitos, a sinalização digital pode exibir mapas de localização e dados sobre estoques. Em um centro de distribuição, ter telas permite não só exibir o status de todas as ordens que estão sendo processadas, bem como a situação dos embarques ou da fila de transportes. Já os terminais em áreas de expedição podem mostrar sobre as próximas cargas e rotas. 

Ter a sinalização certa ajuda ainda a criar uma cultura de segurança. Isso ocorre, sem dúvida, ao reforçar treinamentos, ao comunicar de forma visual sobre como evitar acidentes, e ao veicular lembretes sobre processos e normas.

Dados em tempo real ajudam a melhorar o desempenho

A sinalização digital mostra dados críticos a todos, e permite que eles sejam mais fáceis de entender. Isto cria chances para, por exemplo, aumentar o ROI, reduzir custos e ter uma vantagem competitiva.

Com sinalização, a equipe pode ver os dados mais atuais, fazendo com que eventuais problemas recebam correções na hora. Assim, ter os indicadores e metas sempre à disposição a todos ajuda ainda a manter o foco nos objetivos.

Em conclusão, é fácil ver por que o digital signage vem se tornando uma forma de comunicação cada vez mais usada na indústria logística. É uma ferramenta eficaz, confiável e flexível. Ela vai ao encontro do que este setor precisa. Assim, pesquise sempre para saber como escolher um software para suas telas! Saiba mais sobre como usar a sinalização digital e melhore os processos na sua empresa.

dashboard tv - visibilidade para os seus indicadores na tv corporativa
Veja como a TV Corporativa pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor e ainda aumentar a produtividade no escritório.

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

TV Corporativa para Empresas