O fluxo de informações em uma empresa tem grande impacto na performance dos seus negócios. Estudos mostram que empresas com práticas de comunicação altamente eficiente tem um risco de falhas em projetos 14 vezes menor do que as empresas com práticas de comunicação ineficientes.
Tendo isso em mente, as empresas têm percebido na TV Corporativa um importante meio para melhorar a comunicação interna. Desta forma, por ser um dos poucos métodos passivos de comunicação, é uma das ferramentas menos conhecidas.
Apesar disso, é uma estratégia de comunicação interna que é de fácil implementação e traz grande visibilidade às informações importantes.
As operações de qualquer empresa geram hoje milhares de dados e métricas. A dificuldade está em tornar esses dados visíveis. As pessoas esquecem de verificar as intranets e ninguém tem tempo para examinar cada e-mail que recebe. Assim, informações importantes acabam passando batidas. Sendo assim, se a informação só está disponível a alguns poucos funcionários, então nem todas as decisões são tomadas da mesma forma. No mínimo, todas as equipes precisam ter acesso às mesmas informações sem precisar ficar procurando-as. Pessoas que trabalham alinhadas com os objetivos e KPIs da empresa realizam seu trabalho de forma mais eficiente. A cultura de uma empresa é intensamente influenciada pelo quanto a equipe conhece e se sente alinhada aos objetivos da organização. É por isso que ferramentas que ajudem a dar visibilidade a esses dados tem um papel tão importante nos ambientes de trabalho.
Um canal de comunicação passivo para melhorar o fluxo de informações
Se você sente que grande parte das informações na sua empresa não são absorvidas pela equipe, a TV Corporativa pode ajudar. Implementar um método passivo de comunicação aumenta o fluxo de informações sem adicionar mais um canal que as pessoas precisam verificar. A TV Corporativa aumenta consideravelmente as chances de uma mensagem ser absorvida. Isso por que o público alvo não é exposto a ela apenas uma vez (como quando o email é recebido, por exemplo), mas múltiplas vezes ao longo do dia ou da semana.
A TV Corporativa pode focar em mostrar uma informação específica ou compartilhar vários conteúdos sempre atualizados, dependendo das necessidades da empresa. Ela pode ser gerenciada por uma única pessoa ou por uma equipe. E isso pode ser feito com facilidade e baixo custo.
A vantagem de usar telas digitais na comunicação interna é que essas telas são extremamente visíveis! É muito difícil evitar uma tela enorme exibindo conteúdo o tempo todo. Sendo assim, nosso olhar é naturalmente atraído por imagens em movimento e, sendo uma geração digital, aprendemos desde cedo a prestar atenção em displays eletrônicos.
Com algumas telas instaladas, é possível compartilhar métricas e KPI’s, anúncios da companhia, avisos urgentes, iniciativas de marketing e feedback de clientes, além de saudar novos funcionários e aniversariantes ou destacar o desempenho de alguém.. Ela pode ser usada para transmitir informações a partir de diversas fontes, como uma intranet ou feeds de redes sociais.
Portanto, uma vez que esses recursos estão sob controle da empresa, seu conteúdo pode ser supervisionado para garantir uma mensagem consistente que reflita os valores da organização.
A TV Corporativa funciona como um difusor de informações
Uma rede de TV Corporativa funciona como um irradiador de informações. Ela coleta informações de diversas fontes (como intranets, redes sociais, sistema de gestão à vista) e as exibe de forma acessível. Sendo assim, um sistema baseado na nuvem, como o iMídiaTV, pode atualizar e distribuir toda sua programação com apenas alguns cliques. É possível integrar os sistemas de gestão já em uso, como Power BI, Pipedrive e RD Station, e disponibilizar essas informações que os funcionários podem consumir enquanto trabalham.
Existem atualmente centenas de opções de ferramentas para comunicação interna. A dificuldade está em utilizá-las de uma forma que resolva problemas sem adicionar complexidade ao dia a dia. Sendo assim, a TV Corporativa não precisa ser algo caro e confuso. Na verdade, é um dos meios mais fáceis que uma empresa pode usar para compartilhar informações.
A velocidade e a escala em que a TV Corporativa trabalha são seus grandes trunfos. Ela consegue difundir a informação enquanto o funcionário realiza outras atividades. É uma ferramenta prática para manter todos informados sem atravancar as caixas de entrada.
Em empresas de todos os tamanhos, a comunicação é um fator crítico para o crescimento e o sucesso. Desta forma, a TV Corporativa facilita o modo como as equipes se comunicam e ajuda todos a focarem no que é mais importante.