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12 dicas de ações para a Páscoa na empresa

Nesta Páscoa, transforme o ambiente corporativo com ações criativas de endomarketing! Neste artigo, você encontra 12 ideias que vão fortalecer a cultura organizacional, engajar colaboradores e reforçar o propósito da empresa com o mote “Recomeço que adoça a vida”.

De olhos vermelhos, de pelo branquinho, de orelhas bem grandes, eu sou o coelhinho. No que depender do conteúdo que preparamos, a Páscoa na empresa estará recheada de ações de endomarketing que geram bons resultados.

Isso porque essa é uma das datas que mais permite o uso da criatividade para unir a equipe e engajá-la. Além de ser uma data religiosa, a Páscoa traz uma mensagem de renovação e de cuidado com o próximo. Por isso, nada mais justo que as ações da sua empresa estejam alinhadas ao verdadeiro significado da data.

Além disso, assim como o Natal e o Ano Novo, a Páscoa também possui símbolos muito característicos. É o caso do chocolate, dos ovos pintados a mão e do coelho, por exemplo.

Ao incluí-los em sua campanha, você se conecta verdadeiramente com o público.

Para se ter uma ideia, o consumo de chocolate segue em alta: nos últimos quatro anos, a presença do doce nos lares brasileiros passou de 85,5% em 2020 para 92,9% em 2024.

Isso quer dizer que, a cada dez casas, cerca de nove têm alguma versão do produto — de barras e bombons a wafer e outras variações. Ou seja, essa delícia tem tudo para se destacar em suas ações de endomarketing.

Por isso, essa delícia tem tudo para se destacar em suas ações. Confira:

Páscoa na Empresa - 12 Dicas de Ações de Endomarketing + Kit de Materiais de RH

A Páscoa na empresa é uma excelente oportunidade para colocar em prática ações que reforcem o propósito da marca, fortaleçam a cultura organizacional e promovam o bem-estar dos colaboradores.

Mais do que uma data religiosa, a Páscoa carrega mensagens de renovação, esperança e cuidado com o outro — valores que podem (e devem) estar presentes nas estratégias de comunicação interna.

Para te ajudar a explorar esse momento de forma significativa, preparamos uma seleção com 12 dicas de ações de endomarketing que envolvem, engajam e valorizam o espírito da Páscoa na empresa.

Confira abaixo e escolha as ideias que mais combinam com o seu time:

1) Conte histórias reais

Uma boa forma de abordar a mensagem da Páscoa é através da escrita.

Todo mundo tem uma história para contar. Tendo isso em mente, a empresa pode promover uma dinâmica em que os colaboradores escrevem sobre virar a página (o que vai ficar para trás) e uma nova história (o que está por vir). Ou seja, algo simples, mas que resume o que a Páscoa significa: recomeços.

  • Para que serve? Promover a reflexão, celebrando recomeços simbolizados pela Páscoa;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
  • Vou precisar de quê? Papel, caneta e versão digitalizada dos relatos para divulgação.

2) Baixe grátis o kit de materiais de RH

Material Rico - Páscoa 2025

Para levar o espírito da Páscoa para a sua empresa e manter a equipe motivada, clique aqui e baixe o kit de materiais de RH, que inclui imagens e vídeos exclusivos para as redes sociais, o app de comunicação interna e TV a corporativa, bem como materiais de uso offline.

Com ele, sua empresa celebra a data de forma integrada em todos os canais, incentivando a participação dos colaboradores e fortalecendo a conexão com a marca.

  • Para que serve? Engajar os colaboradores e fortalecer a cultura organizacional;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
  • Vou precisar de quê? Imagens, vídeos e demais itens do kit de materiais de RH.

3) Promova o amigo secreto de chocolate

Com certeza o amigo secreto é uma das dinâmicas mais comuns na época do Natal, porém, você sabia que dá para adaptá-lo ao contexto da Páscoa na empresa? Em vez dos tradicionais presentes, basta promover uma troca de chocolates.

Além de ser mais barato, o sorteio pode ser feito no mesmo dia da entrega, o que deixa a troca mais ágil e divertida. Legal, né?

  • Para que serve? Unir a equipe e promover um momento de descontração;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
  • Vou precisar de quê? Papel e caneta para fazer o sorteio + barra de chocolate ou caixa de bombom.

4) Seja solidário e ajude o próximo

Não é novidade que a Páscoa é o momento ideal para fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Nesse sentido, a sua empresa pode organizar uma campanha de doação de alimentos, brinquedos ou roupas para alguma instituição de caridade.

Enquanto os funcionários se unem em prol de uma causa em comum, sua empresa se posiciona como um agente de mudança na sociedade.

  • Para que serve? Mobilizar e sensibilizar a comunidade empresarial e sociedade;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
  • Vou precisar de quê? Escolher uma instituição de caridade para realizar a doação.

5) Resgate as tradições pascais

Para se ter uma ideia, quem trouxe a tradição de pintar os ovos à mão foram os alemães, em 1824. Com base nisso, que tal escolher um dia para resgatar mais um símbolo da Páscoa?

Dessa forma, a equipe usa toda a sua criatividade para decorar os ovos e entregá-los aos colegas de sua preferência. Por fim, a ação pode reunir os filhos, sobrinhos e outras crianças que fazem parte da vida do funcionário.

  • Para que serve? Estimular a criatividade através do artesanato;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? Um dia específico escolhido pela empresa;
  • Vou precisar de quê? Ovos, tintas, amendoim, chocolate, pincéis, etc.

6) Sorteie o ‘Bilhete Dourado’

Páscoa na Empresa - 12 Dicas de Ações de Endomarketing + Kit de Materiais de RH

Quem nunca sonhou em ganhar o bilhete dourado e visitar a Fantástica Fábrica de Chocolate do excêntrico Willy Wonka? Com a chegada da Páscoa, a empresa pode resgatar toda a magia do filme e fazer um sorteio com a equipe.

Os funcionários que sortearem o bilhete dourado podem ganhar uma caixa de bombom, uma cesta de café da manhã ou um dia de folga, por exemplo.

  • Para que serve? Recompensar os colaboradores de forma lúdica e criativa;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? Um dia específico escolhido pela empresa;
  • Vou precisar de quê? Bilhetes dourados, definir o prêmio e sistema de sorteio.

7) Compartilhe ‘Delícias Chocolatudas’

Enfim, o que seria da Páscoa sem o chocolate, os frutos do mar e todas essas delícias que todo mundo ama? Pensando nisso, a equipe pode trocar receitas para um almoço de domingo ainda mais delicioso.

Por outro lado, além dos salgados e das sobremesas, o mural digital pode exibir curiosidades sobre os ingredientes, opções vegetarianas, veganas e sem lactose, por exemplo.

  • Para que serve? Enriquecer o almoço de Páscoa e promover troca de conhecimento culinário;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
  • Vou precisar de quê? Receitas + template p/ TV corporativa do kit de materiais de RH.

8) Faça uma caça aos ovos interativa

A brincadeira tradicional de Páscoa pode se tornar uma excelente forma de integrar os colaboradores, mesmo em ambientes corporativos. Para isso, a empresa pode organizar uma caça aos ovos presencial ou digital.

No formato físico, os ovos podem ser escondidos pela sede, junto com pistas que estimulem o trabalho em equipe e o raciocínio lógico.

Já na versão digital, é possível criar um quiz interativo ou desafios no app corporativo, distribuindo os ovos virtuais ao longo da campanha.

  • Para que serve? Criar uma experiência divertida, estimulando a colaboração entre áreas;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? 1 dia específico ou distribuído ao longo da campanha;
  • Vou precisar de quê? Ovos de chocolate (ou brindes), pistas criativas, canal de divulgação das dicas.

9) Crie um mural do recomeço

Se a proposta da campanha é adoçar a vida e incentivar recomeços, por que não tornar esse conceito visível dentro da empresa? Um mural colaborativo pode ser instalado em um local de circulação, convidando os colaboradores a escreverem o que desejam deixar para trás e o que esperam para este novo ciclo.

Frases curtas, desejos, metas ou palavras soltas – tudo vale para ilustrar um futuro mais leve, alinhado com o espírito da Páscoa.

  • Para que serve? Estimular a autorreflexão, reforçando o conceito de renovação;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? Durante toda a campanha;
  • Vou precisar de quê? Painel físico ou digital, materiais de escrita ou espaço interativo no app.

10) Realize uma roda de conversa sobre espiritualidade e renovação

A Páscoa carrega uma mensagem universal de renascimento, que pode ser explorada de forma acolhedora e plural dentro das organizações. Para isso, vale promover uma roda de conversa sobre o significado da data, convidando representantes de diferentes crenças ou mesmo um(a) psicólogo(a) para falar sobre espiritualidade no ambiente corporativo.

O importante é que o momento seja respeitoso, inclusivo e reflexivo.

  • Para que serve? Promover um espaço de diálogo sobre valores humanos, fé e transformação;
  • Envolve quantas pessoas? Grupos pequenos ou médios, conforme o formato;
  • Quanto tempo dura? Cerca de 1h a 1h30 por encontro;
  • Vou precisar de quê? Espaço físico ou sala virtual, mediação e convite aos participantes.

11) Lance um desafio de curiosidades sobre a Páscoa

Vídeo com os principais símbolos da Páscoa

Que tal lançar um desafio com perguntas sobre a história da Páscoa, seus símbolos e curiosidades sobre o chocolate? O app pode ser um ótimo aliado para isso: use a aba de pesquisas ou a enquete para aplicar o questionário de forma prática e interativa.

Para deixar tudo ainda mais interessante, estabeleça uma pontuação e premie quem acertar mais respostas. É uma forma leve de promover conhecimento e diversão.

  • Para que serve? Estimular o aprendizado e a participação em clima de competição amigável;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? De 1 a 5 dias, conforme o número de perguntas;
  • Vou precisar de quê? Plataforma de quiz, divulgação do regulamento e brindes simples.

12) Organize a ação “Cartinhas para o Coelhinho”

Resgatar o hábito de escrever cartas é uma forma encantadora de promover carinho entre os colegas. A ideia é simples: cada colaborador pode escrever mensagens anônimas para outros membros da equipe, agradecendo, incentivando ou apenas desejando uma boa Páscoa.

As cartas podem ser depositadas em uma caixa decorada e entregues no fim da semana. A versão digital também pode ser adaptada via app ou formulário.

  • Para que serve? Fortalecer os vínculos afetivos e a cultura do reconhecimento;
  • Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
  • Quanto tempo dura? Durante 1 semana da campanha;
  • Vou precisar de quê? Papéis, envelopes, caixa para coleta ou versão digital personalizada.

Páscoa na Empresa - Atividades para os Colaboradores

Assim como o futebol e o samba, o chocolate também é uma paixão nacional.

De acordo com a Abicab, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, o país produziu 760 mil toneladas de chocolate em 2022, o que corresponde a um aumento de 8% em relação a 2021.

Mas de onde surgiu esse fascínio pelo doce?

Antes de chegarmos na Páscoa, vamos contar de que forma o chocolate chegou por aqui. Lá em 1746, um francês presenteou Antônio Dias Ribeiro com sementes de cacau.

O clima do sul da Bahia, região onde ele morava, favoreceu o plantio da fruta. Porém, a primeira fábrica de chocolate do Brasil só foi inaugurada no ano de 1891, em Porto Alegre/RS.

Sabe por quem? Pelos irmãos Neugebauer.

Nomes que a gente bem conhece surgiram na sequência. É o caso da Lacta (1912), da Kopenhagen (1928), da Garoto (1929) e da Nestlé (1959).

Um fato curioso é que entre 1986 até 1990, o Brasil foi o 2º maior produtor de cacau do planeta, chegando a produzir quase 460 mil toneladas de amêndoas por ano.

Mas quando o chocolate e a Páscoa deram match? Tudo começou na França do século 18.

Para se ter uma ideia, foram os franceses que tiveram a brilhante ideia de misturar o ovo de galinha, um símbolo de renascimento, com o chocolate.

Outra curiosidade é que antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, a troca de ovos já fazia parte de um ritual para comemorar a chegada da primavera, ou seja, os cristãos adotaram a tradição e transformaram o ovo de galinha em um símbolo de ressurreição.

Páscoa na Empresa - 12 Dicas de Ações de Endomarketing + Kit de Materiais de RH

Depois de tantas ideias inspiradoras, chegou a hora de colocar a mão na massa com o kit de materiais exclusivos que preparamos para a sua campanha de Páscoa.

Com o mote “Recomeço que adoça a vida”, ele foi pensado para unir leveza, propósito e engajamento nos canais internos de comunicação.

Você pode escolher entre duas propostas visuais: uma com elementos tradicionais da Páscoa, como ovos de chocolate, coelhinhos e ovos coloridos, e outra com uma abordagem mais espiritual, ideal para empresas que desejam valorizar o simbolismo da data e sua mensagem de renovação.

O kit inclui:

🍫 2 adesivos
🍫 2 bótons
🍫 6 layouts editáveis para redes sociais (feed, stories e tablet)
🍫 2 marca-páginas
🍫 2 papéis de parede
🍫 2 telas para TV corporativa
🍫 2 vídeos (horizontal e vertical)

Baixe gratuitamente o kit e aposte em um conteúdo mais envolvente para engajar os seus colaboradores.

E se quiser ver na prática como nossas soluções funcionam, fale com um de nossos especialistas e agende uma demonstração do app de comunicação interna e do mural digital.

Vai ser um prazer adoçar a sua Páscoa com mais engajamento e resultados!

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