Sustentabilidade para empresas que pensam e vivem o futuro
Em 2020, o IBGE divulgou um estudo que mostra que a maioria das empresas que cuidam do meio ambiente o fazem para melhorar a sua imagem. Essa pesquisa, aplicada entre 2015 e 2017, aponta que das 39,3 mil empresas inovadoras, menos da metade investem em sustentabilidade.
No mais, o cuidado com o meio ambiente está longe de ser uma realidade às empresas do país. No entanto, algumas delas já se deram conta do que têm a ganhar com isso. Principalmente no que diz respeito à relação com o público interno e externo. Mas por que isso vale a pena, afinal?
De acordo com uma pesquisa da Union em parceria com a Webster, 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis. Ou seja, além do cuidado com o planeta, as empresas que investem em sustentabilidade fidelizam os clientes, melhoram sua imagem e obtém lucro.
Desse modo, dá para investir em sustentabilidade, mas sem comprometer os ganhos da empresa? Sim. Com a TV corporativa, a empresa economiza nos comunicados em papel do quadro de avisos. Sem falar nas ações de meio ambiente, que informam os colaboradores de forma rápida e direta.
Menos papel, mais economia
Já parou para pensar no tanto de papel que a sua empresa gasta para fazer um comunicado? Às vezes, usar os dois lados da mesma folha pode resolver o problema. No entanto, quem pensa em sustentabilidade, está disposto a rever os hábitos do início ao fim. Inclusive no ambiente laboral.
Para se ter ideia, de acordo com a Galileu, são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel. Parece pouco, mas se cada brasileiro consome, em média, 44 kg de papel por ano, isso corresponde a meia árvore por pessoa. Um número baixo, mas que pode, muito bem, diminuir.
Veja o infográfico abaixo:
Você sabia que a TV corporativa reduz o uso de papel? Afinal de contas, se antes os materiais eram impressos, agora eles fazem parte das TVs. Isto é, telas dinâmicas, de conteúdo rico e com foco nos mais diversos temas. Tais como: bem-estar, curiosidade, saúde, notícias e muito mais. Show, né?
Sustentabilidade em foco
Ao passo que a TV corporativa mostra conteúdos sobre sustentabilidade, a equipe conhece mais do assunto e aplica o que aprendeu em seu dia a dia. Desse modo, o cuidado com o planeta não fica restrito ao local de trabalho. Mas, também, aos outros espaços que o profissional frequenta.
Por exemplo. Se a empresa pretende separar o lixo ou fazer uma horta comunitária, nada mais justo do que divulgar as ações na TV corporativa. Afinal de contas, as TVs podem explicar como o processo funciona do início ao fim. Por meio de animações, dados, infográficos e muitos outros.
Por fim, o iMídiaTV possui vários outros conteúdos que podem ser veiculados na TV corporativa. É o caso da Semana do Meio Ambiente e da Semana da Água. Ou seja, campanhas que ocorrem todos os anos e que servem para conscientizar a população sobre temas da sustentabilidade.