Início Comunicação Interna 3 ideias de Endomarketing – conheça ideias e como aplicá-las na sua empresa

3 ideias de Endomarketing – conheça ideias e como aplicá-las na sua empresa

Os grandes gurus do marketing contemporâneo são unânimes em apontar que o primeiro cliente de uma empresa que quer se tornar grande é aquele que está dentro dela: o colaborador.

Os grandes gurus do marketing contemporâneo são unânimes em apontar que o primeiro cliente de uma empresa que quer se tornar grande é aquele que está dentro dela: o colaborador. Nesse sentido, o endomarketing assume um papel importante na companhia, como valiosa ferramenta utilizada para melhorar o relacionamento entre todos as partes atuantes de uma companhia. Separamos 3 ideias de endomarketing interessantes que você pode utilizar em sua empresa.

Confira algumas ideias de endomarketing:

Melhorar a comunicação interna

Uma comunicação eficiente é meio caminho andado para o engajamento desejado entre colaboradores e a empresa. Jornais e revistas internas, newsletters ou mesmo murais costumam trazer um bom resultado quando o objetivo é manter os funcionários sempre informados sobre o que está acontecendo no local de trabalho.

Entretanto, um bom endomarketing não pode se ater à apenas essas ações. É preciso estimular que os colaboradores se expressem, deem sugestões e recebam feedbacks sobre seus trabalhos.

Um dos casos mais famosos de endomarketing contemporâneo é o do site de compras Best Buy. A gigante americana precisava diminuir a rotatividade de funcionários, que chegava a incríveis 60%. Para isso, investiu na criação de uma rede social interna da empresa, na qual os funcionários poderiam trocar ideias e interagir uns com os outros sem se preocupar com a hierarquia. Como resultado, ganhou colaboradores mais engajados e diminuiu o turnover para apenas 12%.

Uma alternativa é a antiga caixinha de sugestões, ferramenta barata e eficiente para que os funcionários se sintam confortáveis em dar sugestões de melhorias às empresas. Aliada a reuniões descontraídas, essas ideias podem ser debatidas livremente por funcionários independentemente da hierarquia. Quinzenalmente ou mensalmente, esse debate pode ajudar a alinhar as ideias das empresas com os funcionários.

Apostar nos funcionários

Investir no seu pessoal nunca é demais e é uma excelente forma de endomarketing. Além de tornar o colaborador mais capacitado para o trabalho em sua empresa, o oferecimento de cursos, capacitações, treinamentos e até planos de carreiras aos funcionários estimula o sentimento de valorização profissional dentro do ambiente de trabalho.

Fazer com que o profissional se sinta estimulado a crescer e se desenvolver, pode ser um grande trunfo para qualquer ambiente corporativo. O resultado quase sempre é um colaborador engajado com a visão e missão da empresa e, principalmente, fiel à marca.

Para isso, criar ações como datas festivas, com workshops e palestras, é uma boa forma de atrair os funcionários, estimular a capacitação e aumentar a interação entre eles.

Estimular ideias positivas

Um bom endomarketing envolve também o estímulo de boas práticas e ideias inovadoras dentro da companhia. Encontrar estratégias para que o funcionário se sinta estimulado a ser o melhor profissional que ele pode ser é sempre ótima forma de engajamento.

Prêmios para o melhor funcionário do mês, por exemplo, é uma boa maneira de manter e estimular essas boas práticas. Entretanto, esse tipo de ação isolada pode acirrar a competição e criar rivalidades em um local de trabalho menos harmônico.

Que tal ir além? Você pode criar um concurso dentro do ambiente de trabalho, envolvendo prêmios reais para as melhores ideias e soluções. É uma excelente forma de aumentar a interação entre os colaboradores, engajá-los nos valores da companhia e de quebra solucionar possíveis problemas existentes.

Um caso sucesso é o da Santander Financiamentos, que distribuiu prêmios. Eles iam desde ingressos para cinemas e teatros até viagens e notebooks para os colaboradores que tivessem as melhores ideias de inovação em vários setores.

A montadora de carros Toyota foi outra empresa que estimulou os funcionários a dar ideias de melhorias, do produto ao processo de produção. Pelo menos uma dessas deias provenientes dos funcionários são colocadas em prática anualmente.

saiba mais sobre a solução da pix mídia para comunicação interna

E você, o que tem feito para promover maior engajamento de seus colaboradores?

Te convido a bater um papo com o pessoal da Pix Mídia! Somos especialistas em comunicação interna e a TV Corporativa vai te ajudar muito nessa empreitada!

Um abraço, e até a próxima!

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Deixe seu comentário e engaje com esse conteúdo:

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

Temos outros conteúdos para você!

Aproveite 20% de desconto na mensalidade + 50% de desconto no setup