De olhos vermelhos, de pelo branquinho, de orelhas bem grandes, eu sou o coelhinho. No que depender do conteúdo que preparamos para a sua empresa, o coelhinho vai trazer uma Páscoa recheada de ações de endomarketing e que geram bons resultados.
Isso porque essa é uma das datas que mais permite o uso da criatividade para unir a equipe e engajá-la. Além de ser uma data religiosa, a Páscoa traz uma mensagem de renovação e de cuidado com o próximo. Por isso, nada mais justo que as ações da sua empresa estejam alinhadas ao verdadeiro significado da data.
Além disso, assim como o Natal e o Ano Novo, a Páscoa também tem símbolos muito característicos. É o caso do chocolate, dos ovos pintados a mão e do coelho, por exemplo. Portanto, ao incluir esses símbolos em sua campanha de endomarketing, você se conecta com o público.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Ibope mostra que 80% dos brasileiros gostam de chocolate. O mesmo estudo também aponta que 63% das pessoas gostam de dar o produto de presente na Páscoa. Por isso, essa delícia tem tudo para se destacar em suas ações.
A Páscoa e o chocolate: feitos um para o outro
Assim como o futebol e o samba, o chocolate também é uma paixão nacional. De acordo com a Abicab, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, o país produziu 760 mil toneladas de chocolate em 2022, o que corresponde a um aumento de 8% em relação a 2021. Mas de onde surgiu esse fascínio pelo doce?
Antes de chegarmos na Páscoa, vamos contar de que forma o chocolate chegou por aqui. Lá em 1746, um francês presenteou Antônio Dias Ribeiro com sementes de cacau. O clima do sul da Bahia, região onde ele morava, favoreceu o plantio da fruta. Porém, a primeira fábrica de chocolate do Brasil só foi inaugurada no ano de 1891, em Porto Alegre/RS. Sabe por quem? Pelos irmãos Neugebauer.
Nomes que a gente bem conhece surgiram na sequência. É o caso da Lacta (1912), da Kopenhagen (1928), da Garoto (1929) e da Nestlé (1959). Um fato curioso é que entre 1986 até 1990, o Brasil foi o 2º maior produtor de cacau do planeta, chegando a produzir quase 460 mil toneladas de amêndoas por ano. Mas quando o chocolate e a Páscoa deram match? Tudo começou na França do século 18.
Para se ter uma ideia, foram os franceses que tiveram a brilhante ideia de misturar o ovo de galinha, um símbolo de renascimento, com o chocolate. Outra curiosidade é que antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, a troca de ovos já fazia parte de um ritual para comemorar a chegada da primavera. Ou seja, os cristãos adotaram a tradição e transformaram o ovo de galinha em um símbolo de ressurreição.
7 dicas de ações de endomarketing
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Páscoa e alguns de seus símbolos, está na hora de incluí-los em suas ações de comunicação interna e de endomarketing. Uma boa forma de abordar a data é contando a sua história e o que ela representa não só para a Igreja Católica, mas também para outras culturas e religiões.
Além de um conteúdo mais rico, ele se torna mais representativo e plural. Para adotar essa abordagem em sua campanha de endomarketing, leia as 6 dicas de ações criativas que preparamos para a sua empresa:
1) Conte histórias reais
Uma boa forma de abordar a mensagem da Páscoa é através da escrita. Todo mundo tem uma história para contar. Tendo isso em mente, a empresa pode promover uma dinâmica em que os colaboradores escrevem sobre virar a página (o que vai ficar para trás) e uma nova história (o que está por vir). Ou seja, algo simples, mas que resume o que a Páscoa significa: recomeços.
- Para que serve? Promover a reflexão, celebrando recomeços simbolizados pela Páscoa;
- Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
- Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
- Vou precisar de quê? Papel, caneta e versão digitalizada dos relatos para divulgação.
2) Baixe grátis o kit de materiais de RH
Para levar o espírito da Páscoa para a sua empresa e manter a equipe motivada, clique aqui e baixe o kit de materiais de RH, que inclui imagens e vídeos exclusivos para as redes sociais, app de comunicação interna e TV corporativa, bem como materiais de uso offline. Além de celebrar a Páscoa de um jeito mais moderno, as ações online motivam o colaborador a interagir com a marca.
- Para que serve? Engajar os colaboradores e fortalecer a cultura organizacional com o tema da Páscoa;
- Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
- Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
- Vou precisar de quê? Imagens, vídeos e demais itens do kit de materiais de RH.
3) Promova o amigo secreto de chocolate
Com certeza o amigo secreto é uma das dinâmicas mais comuns na época do Natal. Porém, você sabia que dá para adaptá-lo ao contexto da Páscoa? Em vez dos tradicionais presentes, basta promover uma troca de chocolates. Além de ser mais barato, o sorteio pode ser feito no mesmo dia da entrega, o que deixa a troca mais ágil e divertida. Legal, né?
- Para que serve? Unir a equipe e promover um momento de descontração;
- Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
- Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
- Vou precisar de quê? Papel e caneta para fazer o sorteio + barra de chocolate ou caixa de bombom.
4) Seja solidário e ajude o próximo
Não é novidade que a Páscoa é o momento ideal para fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Nesse sentido, a sua empresa pode organizar uma campanha de doação de alimentos, brinquedos ou roupas para alguma instituição de caridade. Enquanto os funcionários se unem em prol de uma causa em comum, sua empresa se posiciona como um agente de mudança na sociedade.
- Para que serve? Mobilizar e sensibilizar a comunidade empresarial e sociedade;
- Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
- Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
- Vou precisar de quê? Escolher uma instituição de caridade para realizar a doação.
5) Resgate as tradições pascais
Para se ter uma ideia, quem trouxe a tradição de pintar os ovos à mão foram os alemães, em 1824. Com base nisso, que tal escolher um dia para resgatar mais um símbolo da Páscoa? Dessa forma, a equipe usa toda a sua criatividade para decorar os ovos e entregá-los aos colegas de sua preferência. Por fim, a ação pode reunir os filhos, os sobrinhos e outras crianças que fazem parte da vida do funcionário.
- Para que serve? Estimular a criatividade através do artesanato;
- Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
- Quanto tempo dura? Um dia específico escolhido pela empresa;
- Vou precisar de quê? Ovos, tintas, amendoim, chocolate, pincéis, etc.
6) Sorteie o ‘Bilhete Dourado’
Quem nunca sonhou em ganhar o bilhete dourado e visitar a Fantástica Fábrica de Chocolate do excêntrico Willy Wonka? Com a chegada da Páscoa, a empresa pode resgatar toda a magia do filme e fazer um sorteio com a equipe. Por exemplo: os funcionários que sortearem o bilhete dourado podem ganhar uma caixa de bombom, uma cesta de café da manhã, um dia de folga e muito mais.
- Para que serve? Recompensar os colaboradores de forma lúdica e criativa;
- Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
- Quanto tempo dura? Um dia específico escolhido pela empresa;
- Vou precisar de quê? Bilhetes dourados, definir o prêmio e sistema de sorteio.
7) Compartilhe ‘Delícias Chocolatudas’
Enfim, o que seria da Páscoa sem o chocolate, os frutos do mar e todas essas delícias que todo mundo ama? Pensando nisso, a equipe pode trocar receitas para um almoço de domingo ainda mais delicioso. Por outro lado, além dos salgados e das sobremesas, a TV corporativa pode exibir curiosidades sobre os ingredientes, opções vegetarianas, veganas e sem lactose, por exemplo.
- Para que serve? Enriquecer o almoço de Páscoa e promover troca de conhecimento culinário;
- Envolve quantas pessoas? Ilimitado;
- Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
- Vou precisar de quê? Receitas + template p/ TV corporativa do kit de materiais de RH.
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Agora que você já sabe mais sobre a data, e tem uma ideia de como comemorá-la na sua empresa, conheça o kit de materiais exclusivos que preparamos para você:
🍫 1 adesivo
🍫 1 bóton
🍫 3 layouts editáveis p/ redes sociais (feed, stories + tablet)
🍫 1 marca-página
🍫 2 papéis de parede
🍫 2 telas p/ TV corporativa
🍫 1 vinheta p/ TV corporativa | Menu chocolatudo
🍫 1 vídeo (horizontal + vertical) | Símbolos da páscoa
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