O mês de abril é bem importante para as empresas que pensam e executam ações de C.I. e de endomarketing.
Além da Páscoa, um dos feriados mais populares do ano, temos o Abril Verde, o mês de conscientização sobre a segurança e a saúde do trabalho.
Essa campanha busca reduzir os acidentes de trabalho, bem como o índice de doenças ocupacionais.
Afinal, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, o Brasil registrou 22.954 trabalhadores no mercado formal entre 2012 e 2021.
Continue lendo e saiba mais sobre a campanha do Abril Verde:
Engana-se quem acha que o Abril Verde cumpriu com o seu papel na pandemia e deixou de ser necessário.
Com a adesão de novas jornadas de trabalho, como é o caso do home office e do trabalho remoto, muitas empresas ainda não se adaptaram 100% ao novo formato.
Além disso, o uso de novas tecnologias para se comunicar à distância é uma novidade não só para os gestores, mas também para os funcionários.
Mas o que isso pode trazer de tão ruim?
O excesso de tecnologia pode comprometer o bem-estar físico e a saúde mental da equipe.
Além de se tornarem dependentes dos aparelhos eletrônicos, os colaboradores podem encontrar barreiras na hora de interagir com os colegas.
Por isso, o Abril Verde também serve de alerta para problemas que a gente já conhece, e que podem virar uma dor de cabeça no futuro. São eles:
○ Ansiedade;
● Insônia;
○ Falta de atenção;
● Problemas de audição, visão e postura;
○ Sedentarismo.
O burnout
O uso prolongado da tecnologia não é o único vilão que o Abril Verde deve combater.
Desde o dia 1º de janeiro do ano passado, a OMS considera a síndrome de burnout como uma doença ocupacional.
A mudança implica nos direitos trabalhistas e previdenciários do profissional, que passam a ser os mesmos de todas as doenças que são provocadas pelo ambiente de trabalho.
Com a pandemia, a sensação de esgotamento passou a fazer parte do dia a dia de muita gente.
Isso porque o home office é uma mudança radical e que trouxe muitos desafios, entre eles o acúmulo de tarefas e a necessidade de se provar o tempo todo.
Além do estresse, a distância é capaz de provocar uma sensação de insegurança. Por isso, a equipe se força a trabalhar mais para se sentir mais produtiva e provar o seu valor à empresa.
De acordo com um estudo da consultoria de recrutamento Talenses, 33% dos entrevistados dizem que a falta de estrutura e a redução das equipes contribuiu para o seu cansaço.
Isso ocorre porque muitas empresas tiveram que cortar gastos para se manter durante a pandemia, uma realidade que preocupa os profissionais até hoje.
Continue lendo e saiba como o Abril Verde pode ajudar:
Dê boas-vindas aos recém-chegados
Após anos de home office, o retorno às atividades presenciais não pode passar em branco.
Por isso, além de organizar um evento de boas-vindas aos colaboradores, aproveite a ocasião para lançar a campanha do Abril Verde.
Chame especialistas da área para falar sobre a prevenção aos acidentes de trabalho, a saúde mental e o uso de EPIs em bate-papos, dinâmicas, treinamentos, entre outros.
Relembre o que for preciso
Em linhas gerais, o trabalho que se faz em casa é diferente do que se faz na empresa. Sendo assim, que tal resgatar algumas regras que ficaram lá no passado?
Isso porque o treinamento é uma das melhores formas de orientar os profissionais sobre as normas e os processos que eles já não lembram.
Assim, eles ficam cientes dos riscos aos quais são expostos e o que fazer para evitar acidentes, por exemplo.
Utilize o kit de materiais do Abril Verde
Quando se investe em um bom conteúdo, a empresa e a equipe saem ganhando.
Ao passo que a organização se conecta com os colaboradores, a equipe discute os temas do Abril Verde, e se sente mais acolhida e segura no local onde trabalha.
Portanto, se a sua empresa quer sair do óbvio, baixe grátis o kit de materiais para o aplicativo, redes sociais e a TV corporativa.
São várias opções de imagens para usar como quiser:
Ah! Falando em TV corporativa, você sabia que ela pode ser muito útil para conscientizar o público interno o tempo todo?
A maioria dos trabalhadores que ficam expostos a situações de risco não têm acesso a um computador ou smartphone durante o expediente, o que faz da TV um canal atrativo, moderno e que pode ser instalado em qualquer ambiente.
Saiba o que exibir nela:
● Avisos da CIPA;
○ Instruções de uso dos EPIs;
● Mapa de risco;
○ Sinalização.
Sobre o CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é responsável por garantir a segurança dos profissionais no ambiente de trabalho.
Composto pelos próprios funcionários da empresa, o órgão está no artigo 163 da CLT e é a Norma Regulamentadora Nº 5 que determina o seu funcionamento.
A quantidade de membros da comissão varia de acordo com o número de colaboradores. No mais, o papel do grupo é planejar e executar eventos que promovam a saúde e a segurança no trabalho.
De olhos bem abertos
Considerando que as máquinas têm um tempo de vida útil, nada mais justo do que monitorá-las com uma certa frequência.
Do mesmo modo, as instalações prediais, e seus sistemas elétricos e hidráulicos também precisam de cuidados periódicos, o que exige um olhar mais atento por parte das empresas.
Quer garantir a segurança de todos e o pleno funcionamento da empresa? Aproveite o Abril Verde e crie um cronograma de manutenções preventivas.
Assim, a organização otimiza a vida útil dos equipamentos utilizados, garante a produtividade dos colaboradores e não sai no prejuízo.