Abril Verde – Dicas de Endomarketing + Kit de Materiais

As empresas que planejam e executam ações de C.I. e de endomarketing. Além da Páscoa, um dos feriados mais populares do ano, temos o Abril Verde.

O mês de abril é bem importante para as empresas que pensam e executam ações de C.I. e de endomarketing. 

Além da Páscoa, um dos feriados mais populares do ano, temos o Abril Verde, o mês de conscientização sobre a segurança e a saúde do trabalho. 

Essa campanha busca reduzir os acidentes de trabalho, bem como o índice de doenças ocupacionais. 

Afinal, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, o Brasil registrou 22.954 trabalhadores no mercado formal entre 2012 e 2021.

Continue lendo e saiba mais sobre a campanha do Abril Verde:

Banner para baixar o kit de materiais do Abril Verde 2023

Engana-se quem acha que o Abril Verde cumpriu com o seu papel na pandemia e deixou de ser necessário. 

Com a adesão de novas jornadas de trabalho, como é o caso do home office e do trabalho remoto, muitas empresas ainda não se adaptaram 100% ao novo formato.  

Além disso, o uso de novas tecnologias para se comunicar à distância é uma novidade não só para os gestores, mas também para os funcionários.

Mas o que isso pode trazer de tão ruim?

O excesso de tecnologia pode comprometer o bem-estar físico e a saúde mental da equipe. 

Além de se tornarem dependentes dos aparelhos eletrônicos, os colaboradores podem encontrar barreiras na hora de interagir com os colegas. 

Por isso, o Abril Verde também serve de alerta para problemas que a gente já conhece, e que podem virar uma dor de cabeça no futuro. São eles:

○ Ansiedade;
● Insônia;
○ Falta de atenção;
● Problemas de audição, visão e postura;
○ Sedentarismo.

O burnout

O uso prolongado da tecnologia não é o único vilão que o Abril Verde deve combater. 

Desde o dia 1º de janeiro do ano passado, a OMS considera a síndrome de burnout como uma doença ocupacional. 

A mudança implica nos direitos trabalhistas e previdenciários do profissional, que passam a ser os mesmos de todas as doenças que são provocadas pelo ambiente de trabalho.

Com a pandemia, a sensação de esgotamento passou a fazer parte do dia a dia de muita gente. 

Isso porque o home office é uma mudança radical e que trouxe muitos desafios, entre eles o acúmulo de tarefas e a necessidade de se provar o tempo todo. 

Além do estresse, a distância é capaz de provocar uma sensação de insegurança. Por isso, a equipe se força a trabalhar mais para se sentir mais produtiva e provar o seu valor à empresa.

De acordo com um estudo da consultoria de recrutamento Talenses, 33% dos entrevistados dizem que a falta de estrutura e a redução das equipes contribuiu para o seu cansaço. 

Isso ocorre porque muitas empresas tiveram que cortar gastos para se manter durante a pandemia, uma realidade que preocupa os profissionais até hoje. 

Continue lendo e saiba como o Abril Verde pode ajudar:

Dê boas-vindas aos recém-chegados

Após anos de home office, o retorno às atividades presenciais não pode passar em branco. 

Por isso, além de organizar um evento de boas-vindas aos colaboradores, aproveite a ocasião para lançar a campanha do Abril Verde. 

Chame especialistas da área para falar sobre a prevenção aos acidentes de trabalho, a saúde mental e o uso de EPIs em bate-papos, dinâmicas, treinamentos, entre outros.

Relembre o que for preciso

Em linhas gerais, o trabalho que se faz em casa é diferente do que se faz na empresa. Sendo assim, que tal resgatar algumas regras que ficaram lá no passado? 

Isso porque o treinamento é uma das melhores formas de orientar os profissionais sobre as normas e os processos que eles já não lembram.

Assim, eles ficam cientes dos riscos aos quais são expostos e o que fazer para evitar acidentes, por exemplo.

Utilize o kit de materiais do Abril Verde

Mockup do kit de materiais do Abril Verde na empresa

Quando se investe em um bom conteúdo, a empresa e a equipe saem ganhando. 

Ao passo que a organização se conecta com os colaboradores, a equipe discute os temas do Abril Verde, e se sente mais acolhida e segura no local onde trabalha. 

Portanto, se a sua empresa quer sair do óbvio, baixe grátis o kit de materiais para o aplicativo, redes sociais e a TV corporativa. 

São várias opções de imagens para usar como quiser:

Banner para baixar o kit de materiais do Abril Verde 2023

Ah! Falando em TV corporativa, você sabia que ela pode ser muito útil para conscientizar o público interno o tempo todo? 

A maioria dos trabalhadores que ficam expostos a situações de risco não têm acesso a um computador ou smartphone durante o expediente, o que faz da TV um canal atrativo, moderno e que pode ser instalado em qualquer ambiente. 

Saiba o que exibir nela:

● Avisos da CIPA;
○ Instruções de uso dos EPIs;
● Mapa de risco;
○ Sinalização.

Sobre o CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é responsável por garantir a segurança dos profissionais no ambiente de trabalho. 

Composto pelos próprios funcionários da empresa, o órgão está no artigo 163 da CLT e é a Norma Regulamentadora Nº 5 que determina o seu funcionamento. 

A quantidade de membros da comissão varia de acordo com o número de colaboradores. No mais, o papel do grupo é planejar e executar eventos que promovam a saúde e a segurança no trabalho.

De olhos bem abertos

Considerando que as máquinas têm um tempo de vida útil, nada mais justo do que monitorá-las com uma certa frequência. 

Do mesmo modo, as instalações prediais, e seus sistemas elétricos e hidráulicos também precisam de cuidados periódicos, o que exige um olhar mais atento por parte das empresas.

Quer garantir a segurança de todos e o pleno funcionamento da empresa? Aproveite o Abril Verde e crie um cronograma de manutenções preventivas.

Assim, a organização otimiza a vida útil dos equipamentos utilizados, garante a produtividade dos colaboradores e não sai no prejuízo.

Conheça nossas soluções!
Peça uma demonstração gratuita.

Conheças as nossas soluções para comunicação interna

Planeje suas ações de comunicação interna para 2024

Conteúdos para você!

Antes de sair, já pensou em ver uma demonstração gratuita das nossas soluções?