Case: melhorando a Comunicação Interna com a TV Corporativa na empresa LIASA

Confira o Case de TV Corporativa da empresa LIASA. Leia o conteúdo na íntegra e saiba como a solução de TV Corporativa Pix Mídia mudou a perspectiva da comunicação com os colaboradores da empresa.

A comunicação mudou muito com o advento da internet e de outras tecnologias que surgiram para deixar mais prática a vida de todos. A forma com que falamos uns com os outros hoje em dia está ligada de forma direta com a instantaneidade.

Em uma empresa onde todos estão focados em fazerem suas tarefas de forma ágil, essa comunicação precisa ser coesa. Além disso, precisa ser construída de acordo com os preceitos e estratégicos da mesma. Assim, não basta só emitir informação e pensar que os colaboradores vão assimilar de forma rápida. Ao contrário, emitir uma mensagem a um grupo de pessoas atarefadas exige escrita clara, continuidade e distribuição ampla amparada por locais estratégicos na empresa.

E, é nesse sentido que a TV Corporativa atua nas empresas: ajudando a melhorar a comunicação interna e transformando ela em fluxos C.I. efetivos.

Assim sendo, este case tem por objetivo mostrar como a solução de TV Corporativa da Pix Mídia produziu grandes avanços na comunicação interna e nas ações de endomarketing da empresa LIASA. Além disso, o case retrata como a empresa usou a solução de TV Corporativa Pix Mídia para fazer a conexão dos colaboradores da sua fábrica com os colaboradores do escritório, mesmo com os dois locais ficando a mais de 4 h 34 min. de distância um do outro.

Conheça mais sobre a empresa LIASA:

A LIASA é uma empresa que produz silício metálico e está situada em Pirapora/MG. É a maior fabricante independente de silício metálico da América do Sul e primeira produtora de silício a utilizar carvão vegetal como redutor.

Com presença global, 85% da produção da Liasa é exportada, contribuindo com o desenvolvimento econômico fornecendo Silício Metálico de alta qualidade para os principais segmentos de mercado, de acordo com o  site da empresa.

A pessoa responsável por todas as informações desse Case é a Supervisora de Comunicação Institucional, Adriana Fonseca. Leia abaixo o case de TV Corporativa LIASA.

Quando foi identificada a necessidade de obter uma TV Corporativa na LIASA?

Logo em seu primeiro ano na empresa, Adriana percebeu que existia um circuito de TV. Porém, a alimentação desse sistema ocorria de forma manual. Além disso, era preciso padronizar os materiais para uma comunicação mais assertiva e prática:

Queria uma solução que me ajudasse a otimizar e engajar, algo que tivesse um trabalho mais personalizado.

Supervisora de Comunicação Institucional, Adriana Fonseca.

Quais foram os pontos principais que levaram a escolha da TV Corporativa da Pix Mídia?

Adriana falou um pouco da escolha da solução que ia ampará-la nesse projeto. Ela diz que o primeiro ponto a contar para a sua escolha foi o atendimento que a mesma recebeu:

Desde o início, no atendimento, na disposição dos materiais e nas “calls”, o atendimento ao cliente foi o diferencial e foi uma das coisas que me encantou de fato, finalizou.

Adriana ainda relata que após a apresentação em que viu como a ferramenta de TV Corporativa funcionava, entendeu que era o que de fato estava buscando:

A gente “casou” o produto que estava buscando na questão do atendimento. Desde o atendimento inicial até o momento de execução. Vocês se mostraram sempre muito disponíveis. Inclusive, até hoje quando é preciso algum material especial, estão sempre disponíveis e ágeis.

A profissional ainda destaca a parceria entre a LIASA e a Pix, e diz o seguinte sobre essa relação:

Vocês me atendem no que precisamos para uma comunicação ágil, engajadora e existe uma troca muito forte. Às vezes, identifico uma oportunidade e vocês retornam com a idealização e dizendo que isso pode ser útil para outras empresas também. Então, acho que grande parte desse sucesso se dá por conta dessa relação de parceria!

Criatividade para elevar os fluxos de informações e fomentar uma comunicação transparente!

Ter uma comunicação interna coesa e que transmite de forma profissional o que de fato acontece na empresa é essencial. No entanto, tornar essa C.I. atrativa e ágil de certa forma é desafiador.

O engajamento dos colaboradores dentro de uma empresa depende de uma série de ações. E, pensando em comunicação, está ligada ao modo como as informações são emitidas também. Afinal, ninguém se sente atraído por conteúdos que não são interessantes, certo?

A TV Corporativa da Pix, no entanto, propõe uma série de conteúdos atrativos. E, em conjunto com a Comunicação da empresa, forma um fluxo de conteúdos relevantes com uma linguagem acessível a todos os públicos. Veja , abaixo, o relato de Adriana sobre a TV:

O que acho mais importante de tudo é que realmente é muito criativo e dinâmico. É chamativo e prende a atenção das pessoas. A solução de TV Corporativa chegou com essa finalidade. Nossos colaboradores participam da construção dos conteúdos e percebem que é crucial ter uma comunicação assertiva, ágil e clara. Percebem também a importância de ter um veículo de comunicação que é acessível a todos os níveis da empresa. 

TV Corporativa como peça-chave na humanização das relações sociais na empresa:

Criar laços afetivos entre empresa e quadro funcional é algo que todos os gestores buscam. Seja para manter boas relações entre as partes, seja para fazer com que os empregados virem verdadeiros fãs que defendem e prezam pela empresa na qual trabalham. Dessa forma, ter pessoas engajadas e que falam de forma positiva do seu local de trabalho é crucial para empresas que querem criar força de disputa. Afinal, essa força passa por várias esferas de sucesso para a mesma, tais como: a retenção de talentos; marketing fortificado pelo quadro funcional; o interesse na busca de emprego pelos talentos do mercado, entre outras…

Uma peça-chave para criar esses laços na empresa é o processo de humanização da comunicação. De acordo com Adriana, a solução em TV da Pix foi crucial para isso:

Após um ano de contrato com a Pix, percebi que precisava colocar uma TV no escritório sede. Embora no escritório as pessoas estejam mais próximas, minha ideia era aproximar as pessoas da sede e do dia a dia da nossa fábrica. Afinal, são quase 4 horas e 30 minutos de distância entre uma e outra. Temos mais de 700 colaboradores e muitas pessoas não se conhecem. Dessa forma, o objetivo era realmente fazer uma “troca” de informações e despertar o sentido de pertencimento. Informar o que estava acontecendo na fábrica para o pessoal da sede, ao mesmo tempo em que as equipes se conheciam. Foi uma maneira de diminuir a distância de forma lúdica; além, é claro, de humanizar as relações através desta solução de comunicação.

Fortalecendo a Cultura Organizacional com a solução de TV Corporativa:

De acordo com o autor Edgard Schein, a cultura de uma empresa trata-se do conjunto de princípios que certo grupo compreendeu e aceitou. Isso configura, assim, como se dá a solução de mudanças negativas a respeito de adaptação ao local de integração interna da empresa. Outros autores da área irão dizer ainda que, a C.O. é aquilo que a difere de todas as outras, é algo que só a sua empresa tem. Dessa forma, isso inclui valores, norteadores e outras estratégias para a mesma. A Supervisora de Comunicação Institucional relata a seguinte experiência em relação a solução para o nosso case TV Corporativa da Pix e LIASA:

A TV tem o poder de humanizar as relações pois é possível construir ações participativas e engajadoras, como por exemplo, vídeos com depoimentos, divulgar nossas campanhas, dentre outros. Os templates e os vídeos são bem animados e é possível perceber que a proposta da solução está em consonância a esse desejo de transformação das pessoas que temos aqui. Para que as pessoas se sintam mais próximas e para que as informações sejam emitidas de forma mais ágil e clara temos o nosso circuito de Tvs internas   estrategicamente instalado em vários pontos da empresa. Anualmente faço um planejamento estratégico das ações internas cujo calendário mensal consigo integrar temas relevantes, de meio ambiente a Saúde e Segurança do Trabalho. Em conjunto com isso, promovo algumas intervenções mensais decorando o ambiente e integrando ainda mais a solução com as nossas ações.

Como você usa a solução integrando as áreas de temas referentes ao dia a dia da empresa?

Unir conteúdos que sejam relevantes para o público interno da empresa é essencial. Veja como é otimizada a comunicação da LIASA com a nossa solução de TV Corporativa:

Como faço o planejamento anual, programo as ações temáticas relacionadas às áreas e o que queremos reforçar naquele momento. Eu também seleciono os assuntos de acordo com os locais onde estão as TVs, ou seja, temas relacionados à saúde, alimentação e revistas médicas eu programo para o Ambulatório. Consigo fazer uma mescla de conteúdos. Além dos conteúdos diários, posso colocar na grade de programação, conteúdos como Placar do Campeonato Brasileiro, no Refeitório, por exemplo. Ou seja, informações que sejam mais descontraídas e que dão um ar mais divertido e de descompressão. A solução permite que eu possa montar a grade de conteúdo de acordo com meu público, do operacional ao administrativo, e o que desejo informar. Assim, faço a programação assertiva e fidelizo o meu público.

Sobre a usabilidade da solução de TV Corporativa da Pix Mídia:

Nossa ferramenta é chamada pelos nossos mais de 300 clientes como “solução fácil de usar”. Confira o que a Adriana acerca da da nossa solução de TV Corporativa:

Para mim a  solução traz uma praticidade que a gente, como profissional de comunicação, precisa no mundo de hoje. Eu não tinha isso antes. As comunicações eram salvas em pen drive, e cada vez que ia atualizar a informação, era um retrabalho, pois além de fazer tudo manual eu ainda tinha que me deslocar em todos os pontos onde as tvs estão instaladas. Hoje, se não estiver na empresa, consigo atualizar de qualquer lugar onde tenha internet. Ter essa facilidade e agilidade, é um diferencial.

Nosso case de TV Corporativa com a LIASA chegou ao fim. Nós da Pix nos sentimos felizes em propor a otimização da C.I. em empresas do Brasil todo, além de poder fazer uma troca boa e de manter uma ótima relação com os nossos clientes.

E aí, gostou do nosso case e de saber como a nossa solução pode ser crucial para as empresas? Então saiba mais, Clique no link e marque uma demonstração com um de nossos especialistas.

Ainda tem dúvidas de que a TV Corporativa é a solução certa para a sua empresa? Clique aqui e veja todas as funções que a ferramenta possui, não perca tempo!

TV Corporativa - solução para Comunicação Interna


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