Início Comunicação Interna E-mail profissional: um guia para mandar bem nos envios

E-mail profissional: um guia para mandar bem nos envios

Com o passar dos anos, a tecnologia trouxe às empresas novas soluções que agilizam e facilitam o contato com as equipes. Dos grupos de WhatsApp ao gerenciador de tarefas

Com o passar dos anos, a tecnologia trouxe às empresas novas soluções que agilizam e facilitam o contato com as equipes. Dos grupos de WhatsApp ao gerenciador de tarefas, o e-mail é uma das ferramentas mais conhecidas. Porém, será que ele ainda é útil ou está com os dias contados?

Para se ter ideia, o e-mail surgiu lá nos anos 70. Naquela época, um programador chamado Ray Tomlinson desenvolveu esse tipo de mensagem para se comunicar com os seus colegas de trabalho. Desde então, a troca de e-mails passou a fazer parte do dia a dia das pessoas.

De acordo com Statista, só em 2019, o número de pessoas que têm uma conta de e-mail atingiu a marca dos 3,9 bilhões. E não para por aí. O mesmo estudo também mostra que, até 2024, esse número vai aumentar para 4,48 bilhões. Ou seja, quase metade da população do mundo todo.

Tá certo que os canais de agora cumprem com o seu papel de melhorar a comunicação dos profissionais. No entanto, o e-mail continua sendo a solução que as empresas mais gostam de usar. Prova disso é que 72% das pessoas preferem o e-mail para interagir no ambiente de trabalho.

Por outro lado, nem sempre o e-mail é usado da forma que deveria. Isso porque muitas empresas não seguem um padrão de envio. O que contribui para a perda de informações e gera ruídos. Para acabar com esses e outros problemas que podem surgir de uma vez por todas, leia as dicas abaixo:

Assunto

Tudo começa pelo assunto do e-mail. Com base nisso, ele deve ser claro e o mais direto possível. Além disso, deixar o assunto em branco é um tiro pé. Afinal de contas, em meio a tantos e-mails na caixa de entrada, muitos deles vão parar na lixeira antes mesmo de serem lidos. Preste atenção!

Cópia

Às vezes enviar o mesmo e-mail para vários contatos é uma mão na roda. Porém, caso as cópias não se conheçam, faça uma breve apresentação antes de introduzir o conteúdo. Além de situar as partes envolvidas, isso deixa o e-mail mais profissional. Na dúvida, envie um e-mail por contato.

Corpo do e-mail

Um bom e-mail precisa de início, meio e fim. Tendo isso em mente, nada de e-mails incompletos. Parece meio óbvio, mas nem todos se dão conta da importância de inserir todas as informações. Por outro lado, o corpo do e-mail não pode ser muito longo, certo? Escreva somente o necessário!

O e-mail não vai para o lixo

O e-mail continua sendo a forma de contato que as empresas mais gostam de utilizar. Além de organizar os processos internos e externos, o e-mail também faz o registro de solicitações. O que ajuda a entender o que está em andamento e as pendências. Sem falar no alinhamento do time.

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Por último, mas não menos importante, temos a TV corporativa. Uma ferramenta que direciona as informações e faz com que elas circulem de forma rápida e sem ruídos. Ficou curioso? Clique aqui e conheça o iMídiaTV. Uma ferramenta intuitiva e que te permite criar grades em pouco tempo.

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