O Endomarketing é essencial para trabalhar ações internas com os colaboradores, leia o artigo na íntegra e saiba quais são as principais ferramentas de endomarketing!
Endomarketing é sobre como os gestores acionam propósitos nos funcionários. É sobre como as lideranças inserem em cada um dos seus colaboradores o sentimento de pertencer a empresa de forma ampla com um olhar alinhado ao propósito da empresa.
Ao levar em conta que estamos passando por um momento pandêmico e que isso influenciou na questão econômica trazendo muitas incertezas à todos. Precisamos também, pensar em como deixar os empregados se sentindo pertencentes tanto a organização quanto ao propósito da mesma.
É nesse contexto que o endomarketing se torna uma grande estratégia de engajamento e valorização!
Afinal, o que são ferramentas de Endomarketing
Não se tem uma ferramenta especifica para fazer endomarketing, não existe um único canal, pelo contrário, há uma infinidade de meios para que ações sejam realizadas.
Dessa forma, é crucial pensar no contexto da empresa e verificar quais os meios de C.I. que ela já utiliza. Por não existir um canal especifico uma boa ideia é usar a criatividade para promover ações que façam sentido para e empresa e, principalmente, para o colaborador.
Sendo assim, vale lembrar, que de nada adianta fazer ações que não condizem com o público interno. Para isso não acontecer, é preciso ficar atento aos seguintes fatores:
- perfil do público interno;
- considerar alinhar possíveis conflitos inter-geracionais;
- ser transparente na C.I.;
- individualidades e expectativas dos colaboradores;
Enfim, as ferramentas de endomarketing…
Não é fácil fazer com que os empregados vistam a camisa da “firma”, porém, olhando para os meios certos e indo no encontro dos objetivos e contexto da empresa isso pode ser possível.
Os meios, nesse caso, são os canais pelos quais as ações são transmitidas. Como já havíamos dito aqui, não há um canal exato, pelo contrário, com criatividade muitos canais podem aderir aos objetivos de endomarketing da firma.
Separamos aqui, alguns canais que podem ajudar na hora de criar a estratégia das ações de endomarketing, veja a seguir:
Rádio Corporativa:
Imagine uma playlist que toca em horas estratégicas para animar os funcionários? Imaginou? Agora pense, e se nessa playlist tocassem musicas das quais os seus colaboradores tenham mais afinidade? Dessa forma, é possível dar um “gás” de ânimo nos empregados e aumentar as taxas de produção!
Jornal da firma:
Uma boa maneira de mostrar os balanços das produções para todos e de forma transparente. Um jornal que comunique a todos as decisões tomadas pela gestão e que aproveite para reforçar os valores da empresa pode ser uma ideia super assertiva para gerar confiança e engajar.
Manual da cultura da firma:
Espere os novos colaboradores com uma super ação de integração, faça um manual com explicações básicas de condutas e conduza os seus empregados a adotarem a cultura da empresa, promovendo assim, um bom clima entre os novos e o mais antigos empregados.
Reconheça:
O ser humano precisa de reconhecimento, é um sinal de aprovação e todos buscam por isso. Nesse caso, defina metas e reconheça sempre que atingirem a mesma. Valorizar revigora e sustenta a vontade do empregado de se empenhar cada vez mais em suas atividades.
TV Corporativa:
Essa solução ajuda o setor responsável pelo endomarketing em vários aspectos. É um serviço que abarca os mais variados níveis dentro da organização, mas quando se trata de endomarketing é o mais eficaz. Isso porque otimiza o tempo e integra outras ferramentas que podem ajudar nas ações. Tudo isso de forma simples, responsiva e automatizada. Aqui no blog falamos muito das ações de endomarketing que podem ser trabalhadas através da Tv Corporativa, é uma solução completa.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Como pode ver, as ferramentas de endomarketing são muitas. Isso ocorre uma vez que, cada empresa é única, cada uma está inserida em um contexto variado e isso a torna exclusiva.
Mesmo assim, existem algumas ferramentas que são as favoritas dos setores de Gestão de Pessoas, RH, C.I. e Endomarketing, como a TV Corporativa, por exemplo.
Se você gostou do conteúdo e quer saber mais como a TV Corporativa pode ajudar a sua firma a conquistar os empregados, não perca tempo e clique no link!