3 ideias de Endomarketing – conheça ideias e como aplicá-las na sua empresa

Os grandes gurus do marketing contemporâneo são unânimes em apontar que o primeiro cliente de uma empresa que quer se tornar grande é aquele que está dentro dela: o colaborador. Nesse sentido, o endomarketing assume um papel importante na companhia, como valiosa ferramenta utilizada para melhorar o relacionamento entre todos as partes atuantes de uma companhia. Separamos 3 ideias de endomarketing interessantes que você pode utilizar em sua empresa.

Confira algumas ideias de endomarketing:

Melhorar a comunicação interna

Uma comunicação eficiente é meio caminho andado para o engajamento desejado entre colaboradores e a empresa. Jornais e revistas internas, newsletters ou mesmo murais costumam trazer um bom resultado quando o objetivo é manter os funcionários sempre informados sobre o que está acontecendo no local de trabalho.

Entretanto, um bom endomarketing não pode se ater à apenas essas ações. É preciso estimular que os colaboradores se expressem, deem sugestões e recebam feedbacks sobre seus trabalhos.

Um dos casos mais famosos de endomarketing contemporâneo é o do site de compras Best Buy. A gigante americana precisava diminuir a rotatividade de funcionários, que chegava a incríveis 60%. Para isso, investiu na criação de uma rede social interna da empresa, na qual os funcionários poderiam trocar ideias e interagir uns com os outros sem se preocupar com a hierarquia. Como resultado, ganhou colaboradores mais engajados e diminuiu o turnover para apenas 12%.

Uma alternativa é a antiga caixinha de sugestões, ferramenta barata e eficiente para que os funcionários se sintam confortáveis em dar sugestões de melhorias às empresas. Aliada a reuniões descontraídas, essas ideias podem ser debatidas livremente por funcionários independentemente da hierarquia. Quinzenalmente ou mensalmente, esse debate pode ajudar a alinhar as ideias das empresas com os funcionários.

Apostar nos funcionários

Investir no seu pessoal nunca é demais e é uma excelente forma de endomarketing. Além de tornar o colaborador mais capacitado para o trabalho em sua empresa, o oferecimento de cursos, capacitações, treinamentos e até planos de carreiras aos funcionários estimula o sentimento de valorização profissional dentro do ambiente de trabalho.

Fazer com que o profissional se sinta estimulado a crescer e se desenvolver, pode ser um grande trunfo para qualquer ambiente corporativo. O resultado quase sempre é um colaborador engajado com a visão e missão da empresa e, principalmente, fiel à marca.

Para isso, criar ações como datas festivas, com workshops e palestras, é uma boa forma de atrair os funcionários, estimular a capacitação e aumentar a interação entre eles.

Estimular ideias positivas

Um bom endomarketing envolve também o estímulo de boas práticas e ideias inovadoras dentro da companhia. Encontrar estratégias para que o funcionário se sinta estimulado a ser o melhor profissional que ele pode ser é sempre ótima forma de engajamento.

Prêmios para o melhor funcionário do mês, por exemplo, é uma boa maneira de manter e estimular essas boas práticas. Entretanto, esse tipo de ação isolada pode acirrar a competição e criar rivalidades em um local de trabalho menos harmônico.

Que tal ir além? Você pode criar um concurso dentro do ambiente de trabalho, envolvendo prêmios reais para as melhores ideias e soluções. É uma excelente forma de aumentar a interação entre os colaboradores, engajá-los nos valores da companhia e de quebra solucionar possíveis problemas existentes.

Um caso sucesso é o da Santander Financiamentos, que distribuiu prêmios. Eles iam desde ingressos para cinemas e teatros até viagens e notebooks para os colaboradores que tivessem as melhores ideias de inovação em vários setores.

A montadora de carros Toyota foi outra empresa que estimulou os funcionários a dar ideias de melhorias, do produto ao processo de produção. Pelo menos uma dessas deias provenientes dos funcionários são colocadas em prática anualmente.

saiba mais sobre a solução da pix mídia para comunicação interna

E você, o que tem feito para promover maior engajamento de seus colaboradores?

Te convido a bater um papo com o pessoal da Pix Mídia! Somos especialistas em comunicação interna e a TV Corporativa vai te ajudar muito nessa empreitada!

Um abraço, e até a próxima!

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Conheças as nossas soluções de comunicação interna

Calendário Endomarketing 2024
ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

Soluções para Comunicação Interna