Julho é o Mês da Amizade no trabalho + dicas para o Dia do Amigo na empresa

Neste ano, resolvemos dar uma espichada no Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, para que os colaboradores da sua empresa tenham mais tempo de curtir essa data com os colegas

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Julho é o Mês da Amizade no trabalho + dicas para o Dia do Amigo na empresa

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O Dia do Amigo – 20 de julho – é uma data pra lá de especial, né?

Para que os colaboradores tenham mais tempo de celebrar suas parcerias, vem aí o Mês da Amizade: uma campanha em homenagem aos colegas de trabalho, que viraram bons amigos.

Leia as dicas de ações que preparamos para a sua empresa e baixe o kit de materiais para o aplicativo, redes sociais e TV corporativa. É grátis!

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O trabalho também é lugar de fazer novos amigos

Tem muita gente que passa mais tempo no trabalho do que em casa, e essa é uma realidade que não dá para ignorar.

Estudos recentes mostram que o ambiente profissional tem contribuído para o desenvolvimento de amizades sinceras e duradouras.

Afinal, o trabalho promove a interação e aproxima pessoas com interesses em comum.

Do mesmo modo, o trabalho é uma oportunidade de lidar com colegas com opiniões e vivências diferentes, o que pode gerar trocas muito positivas.

Com base nisso, se antes alguns gestores achavam que a amizade no trabalho era sinônimo de falta de profissionalismo, agora eles estão atentos aos ganhos que essas relações podem atrair para a empresa.

Isso reflete inclusive nos resultados. De acordo com um artigo publicado pela Harvard Business Review (HBR), trabalhar com amigos aumenta a produtividade, mas por que e como isso ocorre?

Um dos motivos é uma dinâmica que faz parte de qualquer amizade saudável: os conselhos.

Se você tem amigos na empresa, por exemplo, fica bem mais fácil pedir ajuda para realizar determinada tarefa, resolver algum conflito e pedir feedbacks. Afinal, a intimidade é uma forma de combater o julgamento, um medo bem comum nas relações profissional.

Sendo assim, a amizade no trabalho também é uma ferramenta de autoconfiança que, consequentemente, melhora o desempenho de toda a equipe.

Por outro lado, é preciso estabelecer limites saudáveis para que a amizade não invada o campo profissional, e vice-versa, visto que o dia a dia no trabalho exige uma postura diferente daquela que temos com os nossos amigos.

Para evitar conflitos e preservar a sua amizade no trabalho, faça o que um bom amigo faria: converse. Só assim você vai conseguir expressar o que está sentindo de um jeito maduro e honesto. Vá em frente!

A amizade no trabalho e o espaço de cada um

Ter com quem contar no ambiente de trabalho é muito legal!

Porém, não podemos esquecer que nem todo mundo está aberto para desenvolver esse tipo de relação, pois existem pessoas que preferem separar a vida particular da profissional, e está tudo bem.

É por isso que é tão importante respeitar o espaço do outro e entender que a amizade é uma vida de mão dupla, ou seja, onde um não quer, dois não tentam.

Para saber se a outra pessoa quer ter uma amizade com você, atente-se aos sinais, mas não de um jeito invasivo.

Com um pouco de paciência e bom senso, você respeita o espaço do outro e cultiva relações profissionais muito promissoras.

1. O meu amigo nada secreto…

O amigo secreto que você já conhece está com os dias contados… Pelo menos por enquanto.

Ao contrário daquela dinâmica bem comum das festas de fim de ano, o amigo nada secreto é uma oportunidade para os colaboradores declararem todo o seu carinho para um amigo, ou amiga, que eles consideram especial.

Tudo isso sem fazer sorteios ou dar algum presente em troca: o que vale é espalhar muito afeto por aí!

Baixando o kit de materiais do Mês da Amizade, você encontra uma dinâmica para imprimir e espalhar pela empresa.

O objetivo é fazer com que os funcionários se identifiquem, escrevam o nome do(a) amigo(a) nada secreto(a), e escolham uma característica que fazem dessa pessoa alguém tão especial.

Feito isso, o colaborador pode dar o bilhetinho para o amigo, ou amiga, que quiser! Só não vai insultar ninguém por aí, tá bem? Veja o exemplo abaixo:

De: insira o seu nome completo
Para: insira o nome do seu amigo
O meu amigo nada secreto é… insira o seu elogio

Ah! Não esqueça de transmitir os recadinhos na TV corporativa. Assim, todos ficam sabendo das homenagens do Mês da Amizade.

2. Acredite no potencial dos conteúdos multimídia

Os textos são fundamentais para o entendimento de qualquer campanha, mas eles, sozinhos, não têm o mesmo apelo e alcance que as imagens e vídeos.

Isso porque as redes sociais mudaram o nosso jeito de consumir conteúdo, uma tendência que muitas empresas já estão acompanhando e consideram na hora de pensar em endomarketing e comunicação interna.

Baixe aqui o kit de materiais do Mês da Amizade, e acredite no potencial do aplicativo, das redes sociais e da TV corporativa. São canais que promovem uma comunicação mais estratégica, e que atinge diferentes públicos, em vários lugares.

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Assim, os colaboradores da sua empresa são impactados em vários tipos de tela, não importa se eles trabalham na operação de uma fábrica, ou se estão trabalhando de casa.

3. Promova a integração da equipe

Nada contra as panelinhas, que são aqueles grupos de pessoas que não se desgrudam por nada. Seja por fazerem parte do mesmo setor, ou porque se identificam de alguma forma.

A moral do exercício não é acabar com esses grupos de uma vez por todas, mas promover um momento de interação entre colegas que ainda não se conhecem, mas que podem se dar muito bem.

Para que a dinâmica seja ainda mais leve e divertida, faça um sorteio, divida os participantes em equipes e peça para que eles resolvam algum enigma ou respondam perguntas sobre a empresa.

Se preferir, os membros de uma equipe podem mudar de setor por um dia. Assim, os colaboradores conhecem mais a empresa e se aventuram ao assumir uma função diferente da sua, mesmo que temporariamente.

4. Estimule a diversidade e o respeito

Uma coisa é certa: a amizade não rima com intolerância e preconceito.

A diversidade é um tema que não pode ficar de fora das ações do Mês da Amigo. Isso porque todos os colegas merecem respeito, não importa o gênero, a orientação sexual e a raça.

Dar voz às minorias só no Dia da Consciência Negra, da Mulher e no Mês do Orgulho é uma ideia falsa de que ações pontuais bastam para promover uma cultura mais inclusiva na empresa.

Portanto, ouça o que mulheres, LGBTQIA+ e pessoas pretas têm a dizer sobre suas vivências e dê espaço para que eles discutam temas como carreira, representatividade e respeito às diferenças.

Você também pode abrir processos seletivos para candidatos que fazem parte desses grupos, o que contribui para uma equipe mais diversa e tolerante.

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