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Deficiências na Comunicação Interna e seus Impactos

Evasão de recursos, profissionais desmotivados e ingerência interna: confira as principais consequências de um endomarketing mal estruturado

Você já deve ter passado por uma experiência parecida: pede uma pizza de calabresa, por exemplo, mas o que chega até você é o sabor de frango. Não só desagrada o cliente, que recebe um pedido diferente do realizado, como também gera prejuízo para a empresa. Esses prejuízos são tanto financeiros quanto de percepção de marca, criando rusgas e evidenciando problemas. É mais comum do que imaginamos, e está quase sempre relacionado a falhas na comunicação interna, ou seja, entre os setores da empresa.

O engajamento comunicacional de pequenas corporações, como a pizzaria que utilizamos de exemplo, pode gerar prejuízos como os citados acima, quando afetadas pelos problemas de entendimento entre os setores. Imagine em médias e grandes corporações! Assim, cada vez mais se faz necessária a correta utilização de estratégias do endomarketing para que os problemas sejam minimizados, a torneira dos recursos que vão embora seja fechada e a imagem da empresa não seja arranhada – tanto interna como externamente.

Produtividade baixa

Nenhum sintoma é tão evidente em estratégias desastrosas de comunicação interna quanto a diminuição da produtividade dos colaboradores. Isto pode ser explicado pela falta de conhecimento sobre as funções específicas a serem executadas, bem como o descontentamento com as demandas hierárquicas através de comunicados orais – ou seja, onde não há nenhum documento, apenas aquele pedido unilateral. Quanto menos informação chega até o colaborador, menos ele será produtivo.

Setores empresariais desconexos

Muitos gestores de grandes corporações começam reduções de custos – muitas vezes, sem necessidade – pelos setores de comunicação interna das empresas. O efeito? Os setores não se comunicam e logo os prejuízos começam a aparecer. Vamos refletir: Se não há um software específico, para os colaboradores indicarem para o TI quais problemas estão acontecendo com seus equipamentos, isto gerará um desconforto para quem precisa da manutenção? Obviamente que sim!

Por isso, más estratégias de endomarketing desmotivam muitos setores, pois eles deixam de ser integrados. E, muitas vezes, a culpa é colocada em pessoas que não tem nenhuma relação com o problema. Resultado: a situação fica sem solução.

Redução nos investimentos

Se o engajamento dos colaboradores não está de acordo com o nível de uma grande organização, isso reflete na questão patrimonial da empresa. Relatório divulgado pela Willis Tower Watson mostra que uma comunicação eficiente traz até 47% de investimento dos acionistas em relação as empresas que desprezam o endomarketing. Isto num período dimensionado de cinco anos. Traduzindo: os efeitos da comunicação deficitária em uma década podem fazer com que metade dos recursos não entrem na organização. De arrepiar!

Outros problemas de uma má política de comunicação interna

A imagem arranhada de uma organização devido à falta de comunicação interna reflete até na gestão de pessoas. Isto porque quanto mais colaboradores se desligarem da empresa, mais custos serão gerados para contratar e treinar novos funcionários, além de pagar todos os benefícios para quem saiu (e sabemos os altos valores que isto representa no Brasil).

Também, noções sobre segurança e capacidade de lidar com as ferramentas internas são afetadas, pois as informações não chegam – sejam de cima para baixo ou vice-versa. Por fim, criam sentimentos de aborrecimento, falta de reconhecimento profissional e intrigas entre setores. Isto tudo, detalhe por detalhe, faz com que os recursos deixem de entrar ou saiam por dificuldades na comunicação

Uma boa comunicação é o reflexo de uma boa organização

Investir em endomarketing e comunicação interna, de forma correta e estruturada, permite que todos esses problemas acima descritos possam ser superados em pouco tempo. Para isso, é necessário que setores como o RH estejam atentos às novas formas de fazer a comunicação interna – como no nosso post sobre TV Corporativa, uma das melhores soluções para aumentar o engajamento dos colaboradores.

A saúde financeira da sua empresa passa por uma boa política comunicacional!

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