Com certeza o verão é uma das estações mais esperadas do ano!
Porém, além do clima de férias e das festas de fim de ano, dezembro foi escolhido para alertar, conscientizar e prevenir a população sobre o câncer de pele, o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros.
Estamos falando do Dezembro Laranja, mais uma campanha de endomarketing que não pode ficar de fora do calendário de ações da sua empresa.
Sobre o câncer de pele
Que o verão é a época mais quente do ano todo mundo já sabe, mas pode ser que nem todos os colaboradores saibam dos riscos que a exposição solar prolongada pode causar à saúde da nossa pele.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, o Brasil deverá registrar 704 mil novos casos de câncer de pele por ano até 2025. Os números preocupam, mas a boa notícia é que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
Veja alguns sinais que você mesmo pode identificar na sua pele:
- Manchas que coçam, descamam ou sangram;
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
Vale lembrar que o diagnóstico da doença só pode ser dado por um dermatologista ou oncologista através de uma biópsia ou exame físico. Por isso, vá ao médico!
Sua saúde merece um toque de proteção
Mas a pergunta que não quer calar é: como prevenir o câncer de pele?
O Dezembro Laranja na empresa é fundamental não só para alertar o time sobre os riscos da doença, mas também dar dicas de como curtir o verão de forma segura.
Uma das principais recomendações é o uso de filtro solar com FPS a partir de 30. Porém, é necessário reaplicar o protetor a cada duas horas, ou depois de mergulhar e suar muito.
Outra dica super importante é evitar pegar sol entre 10h e 16h, horário com maior incidência de raios UVB, um dos maiores vilões para a saúde da nossa pele.
Mas lembre-se! Mesmo antes e depois desse período, não deixe de passar protetor, ok? Afinal, o uso do produto ajuda a prevenir, além de queimaduras solares, o envelhecimento precoce, a oleosidade e o ressecamento da pele. Pode confiar!
Já o look para enfrentar as altas temperaturas e prevenir o câncer de pele conta com boné, chapéus de abas largas, óculos escuros e roupas leves. Assim, você se protege do calor, sem perder o estilo. Legal, né?
7 dicas de ações de endomarketing para se inspirar
Agora que você já sabe mais sobre o câncer de pele, os riscos de se expor ao sol e dicas de como se proteger, chegou a hora de pensar nas ações de endomarketing que fazem mais sentido para a sua empresa.
1. Verão Laranja ou Dezembro Laranja na Empresa? Você decide!
Transforme o Dezembro Laranja na empresa em uma campanha mais abrangente e atemporal. Em vez de se limitar ao calendário, você pode impactar os colaboradores com conteúdos do início ao fim do verão, incentivando a importância de prevenir o câncer de pele não só em dezembro, mas em todos os outros meses.
Pensando nisso, criamos duas versões do kit de materiais de RH: uma para o Dezembro Laranja e outra para o Verão Laranja. Assim, você escolhe a opção que melhor atende às suas necessidades.
Para baixar o kit grátis de materiais de RH, clique aqui.
Para que serve? Incentivar a prevenção ao câncer de pele;
Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores, não há um número específico;
Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha;
Vou precisar de quê? Baixar o kit de materiais de RH.
2. Um kit de materiais de RH que é a cara do verão
Você sabia que o Dezembro Laranja na empresa pode ser uma campanha divertida e envolvente? Embora o câncer de pele seja uma doença séria, o jeito de abordar o tema faz toda a diferença na hora de chamar a atenção dos colaboradores.
Além de conteúdos incríveis para postar no app de comunicação interna e exibir na TV corporativa, o kit de materiais de RH inclui itens que têm tudo a ver com a estação mais quente do ano, tais como: boné, camiseta, nécessaire e muito mais.
Para que serve? Aumentar o engajamento e reforçar os cuidados com a pele.
Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores, não há um número específico.
Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha.
Vou precisar de quê? Baixar o kit de materiais de RH + confeccionar as peças.
3. Palestras e workshops com quem entende do assunto
Por mais que os nossos conteúdos sejam didáticos e informativos, nada substitui uma boa conversa com um especialista, não é mesmo?
Convide dermatologistas, oncologistas ou outros profissionais de saúde para falar sobre os diferentes tipos de câncer de pele (melanoma e não melanoma), discutir suas causas, sintomas e como se prevenir.
Além disso, o bate-papo pode ser online e/ou presencial. Dessa forma, todos os funcionários podem participar, não apenas os que trabalham no escritório!
Para que serve? Promover a saúde e o bem-estar;
Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores ou grupos menores;
Quanto tempo dura? De 45 a 60 min;
Vou precisar de quê? Médico, enfermeiro ou outros profissionais de saúde.
4. Filtros na tela e proteção na pele
O alcance das redes sociais para disseminar ideias e informações é inegável. Dito isso, nada melhor do que utilizá-las, além do app de comunicação interna, durante a campanha do Dezembro Laranja na empresa.
Crie enquetes, faça posts educativos sobre como se proteger do sol e incentive a participação dos usuários através de hashtags e desafios online. Além disso, você pode compartilhar histórias reais de pessoas que superaram o câncer de pele, o que pode humanizar seus conteúdos.
Para que serve? Incentivar a interatividade online;
Envolve quantas pessoas? Todos os usuários do app e seguidores das redes sociais;
Quanto tempo dura? Varia de acordo com o cronograma de publicações;
Vou precisar de quê? Baixar o kit de materiais de RH.
5. Cuidando da saúde da pele na empresa
Tá certo que cuidar da pele é um compromisso que devemos assumir dentro e fora da empresa, mas já parou para pensar que essa conscientização pode começar no ambiente de trabalho?
Trazer especialistas como dermatologistas para realizar palestras durante o Dezembro Laranja pode ser uma forma eficaz de educar os colaboradores e incentivá-los a adotar práticas saudáveis no dia a dia.
Além de informativas, essas conversas promovem momentos de reflexão sobre a importância do autocuidado, beneficiando não só os funcionários, mas também suas famílias. Que tal começar?
Para que serve? Identificar possíveis problemas e conscientizar.
Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores.
Quanto tempo dura? Um dia inteiro ou por turnos.
Vou precisar de quê? Parceria com dermatologistas ou clínicas especializadas.
6. Desafios de autocuidado no verão
Que tal criar um desafio interno para incentivar hábitos saudáveis de proteção contra o sol? Estimule os colaboradores a adotarem práticas como o uso diário de protetor solar ou compartilhar looks protegidos contra os raios UV.
Além de leve e divertido, esse tipo de ação pode engajar a equipe e reforçar a importância do autocuidado no dia a dia. Premie as participações com brindes simples para incentivar ainda mais!
Para que serve? Promover a conscientização com leveza.
Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores interessados.
Quanto tempo dura? Uma semana ou durante a campanha.
Vou precisar de quê? Criar um cronograma e brindes simples.
7. Distribuição de kits de proteção solar
Distribuir kits de proteção solar é uma forma prática e eficiente de mostrar que a empresa valoriza a saúde dos colaboradores.
Monte um kit com protetor solar, bonés e óculos de sol, e personalize com a identidade da sua marca para dar um toque especial.
Essa ação, além de reforçar a importância dos cuidados, promove bem-estar e demonstra atenção ao que realmente importa: a saúde e qualidade de vida dos funcionários.
Para que serve? Reforçar o cuidado e a proteção.
Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores.
Quanto tempo dura? A entrega pode ser feita em um evento ou no dia a dia.
Vou precisar de quê? Adquirir os itens e personalizá-los, se possível.
Vista-se de laranja e proteja-se do câncer de pele!
O Dezembro Laranja é uma oportunidade incrível para reforçar a importância da saúde de forma criativa e humanizada.
Ações simples, mas bem estruturadas, podem transformar o cotidiano e engajar os colaboradores de maneira efetiva.
Não deixe de incluir essa campanha no seu calendário! Juntos, podemos contribuir para um futuro mais saudável e consciente para todos.