O Novembro Azul é um mês para reforçar a prevenção e da mesma forma conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, uma doença, que pode ser curada caso diagnosticada em fase inicial.
Os dados levantados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) alertam sobre casos novos de câncer: foram 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. E 90% deles podem ser curados caso sejam detectados cedo. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade. Por isso, recomenda-se que o todos os homens façam o exame de toque retal ou PSA a partir dos 50 anos de idade.
Então, acompanhe o nosso artigo ou escolha uma seção para começar!
Ações para o Novembro Azul
Pensando nisso, confira algumas ideias de ações que para fazer dentro da sua empresa e conscientizar o quadro de funcionários sobre essa doença:
Crie o dia temático azul em Novembro
Estimule que seus funcionários trabalhem vestidos de azul em um dia do mês de Novembro para reforçar a ideia de conscientização do câncer de próstata entre os homens. Essa ação pode ajudar para que os homens, independente da idade, lembrem da importância da prevenção dessa doença. Às vezes é pelo simples esquecimento que o exame não é feito, e você estará ajudando os integrante do seu time nessa.
Disponibilize palestras sobre o câncer de próstata
Uma pessoa especializada no assunto pode reforçar algumas formas de prevenção, e assim também para ligar um alerta sobre o estado de saúde em relação ao câncer de próstata. Mais do que isso, você pode levar pessoas que venceram essa batalha, para explicar com conhecimento empírico o que passa na vida de alguém que tem o diagnóstico de câncer de próstata.
Distribua materiais informativos
Usando Flyers, mural ou até mesmo TV Corporativa, você pode confeccionar um material didático para o seu quadro de funcionários com dicas e informações sobre o Novembro Azul e o câncer de próstata, como, por exemplo, sinais que exigem atenção sobre o assunto. Caso você opte por utilizar a TV Corporativa, poderá criar visuais diferentes para cada dia do mês, com frases e dicas sobre a doença e sua prevenção.
Crie um layout para fotos com o laço azul
Você já viu aquele quadro para bater fotos como se fosse um post do Facebook com diversas curtidas? Portanto, seria interessante fazer um molde com a logo da sua empresa e um laço azul, ou distribuir bigodes azuis de EVA para que seus funcionários façam fotos e, assim, alimentem as redes sociais pessoais e até de sua empresa com essa ação conscientizadora.
Faça uma decoração especial
Pode ser durante todo o mês ou em um dia específico, mas ter um ambiente decorado com as cores azuis para que seja feito um coffee break entre seus funcionários ou até mesmo durante o intervalo deles seria uma ação muito inspiradora.
Distribua laços azuis para seus funcionários usarem nas roupas
Uma forma simples, porém eficaz para lembrar sobre o mês de Novembro e da luta contra o câncer de próstata são os laços azuis. Sendo assim, cada vez que um funcionário olhar no seu peito, vai ver o laço e vai lembrar do motivo de estar usando-o. É um gesto pequeno, com uma pequena lembrancinha, mas que pode ter um efeito importantíssimo na conscientização sobre o Novembro Azul.
São inúmeras ações de Endomarketing para você utilizar em sua empresa e com seus funcionários no mês de novembro, mas o mais importante é repassar as informações sobre o câncer de próstata como exames e sintomas para servir de alerta.
Interessante seria ter um mural ou até mesmo em uma TV Corporativa com esses dados passando a todo instante para relembrar seus funcionários da importância destas ações. Apesar de ser com forma mais simples e objetiva, só com texto, você pode estar fazendo a diferença para o seu quadro de colaboradores.
Informações importantes para transmitir durante o Novembro Azul
O desconhecimento sobre o exame é o maior entrave para os homens procurem um médico para tratar deste assunto. Para combater este preconceito é importante fornecer informações e esclarecimentos sobre estes exames.
Toque prostático
Esse exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata e, assim, tentar detectar algum nódulo. O médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo, protegido por uma luva lubrificada, no reto.
PSA
Exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – antígeno prostático específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
Biópsia
Para confirmar a doença é preciso fazer biópsia. Esse exame retira pedaços muito pequenos da próstata, para análise em laboratório. Se indica a biópsia caso encontrem alguma alteração, por exemplo, no exame de PSA ou no toque retal.
Conheça alguns fatores de risco para o câncer de próstata:
Idade
O risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família
Homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco. Portanto, devem se lembrar de fazer seus exames.
Sobrepeso e obesidade
Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Concluindo
Em suma, o objetivo da campanha Novembro Azul é conscientizar os homens da importância da detecção do câncer de próstata. Quando descoberto cedo, as chances de cura desta doença aumentam — e muito.
Vale lembrar que qualquer ação ligada ao Novembro Azul e à prevenção do câncer de próstata é super válida. Você estará ajudando na conscientização sobre a doença e a importância da realização dos exames, e além disso, sua empresa estará contribuindo para a saúde dos seus funcionários.
Sua empresa realiza alguma ação durante o Novembro Azul? Fale pra gente! Se quiser mais dicas de ações e mais material para baixar, leia nossa publicação atualizada de 2020!