3 pequenas mudanças para melhorar muito a produtividade no escritório

Produtividade no escritório: rooftop da SquareSpace

Se você odeia o horário de verão, saiba que não está sozinho. Milhões de pessoas odeiam o ritual de ajustar os relógios em uma hora. Para as empresas o horário de verão geralmente vem acompanhado de uma queda na produtividade. Algumas pessoas lidam com isso indo dormir mais cedo, outras aumentam a quantidade de cafeína ingerida. Mas, há outras forma de melhorar a produtividade no escritório o ano inteiro: melhorando o próprio local de trabalho.

Até pouco tempo atrás, raras eram as empresas que se importavam em como o local de trabalho afeta seus funcionários. Os escritórios de firmas modernas, como Instagram, LinkedIn e SquareSpace , tem espaços abertos coloridos e arejados. Alguns oferecem espaço para meditação, cafeterias, terraços e salas de massagem. Um escritório marcante pode reforçar a identidade da marca e atrair talentos. Sobretudo, pode melhorar a criatividade, produtividade, satisfação e até a saúde dos funcionários.

Produtividade no escritório do SquareSpace - muita luz natural em espaços abertos

O Escritório do SquareSpace, por exemplo, reflete a personalidade da marca, com inúmeras áreas de trabalho mais casuais e abertas. Assim, os funcionários não se sentem presos a uma mesa. As enormes janelas levam muita luz natural para todos os ambientes.

Faça-se a luz

As pessoas passam, em média, mais de 90% do dia em espaços fechados. A exposição à luz inibe a liberação da melatonina. Esse é o hormônio que induz ao sono, e regula o nosso ciclo circadiano. É por isso que um banho de sol aumenta os nossos níveis de energia! Enquanto isso, encarar a tela do computador ou celular antes de dormir pode perturbar o sono.

A luz natural também é algo muito valorizado em um ambiente de trabalho. De acordo com uma pesquisa, ter acesso a luz natural e vista para o exterior ficaram à frente de benesses como fitness center e cafeteria. Na mesma pesquisa, 78% dos funcionários afirmaram que janelas com vista e luz natural contribuem para o bem estar.

Enquanto isso, 70% afirmou que estes recursos tornavam melhor a sua performance no trabalho. Em outra pesquisa, a luz natural reduziu em 84% as dores de cabeça e cansaço visual dos empregados. Da mesma forma, a luz natural influencia na economia de energia. Ter um plano de economia pode também ser usado como uma ação de marketing! Saiba mais sobre essas ações aqui.

Produtividade no escritório do Instagram: áreas amplas mas com ambientes especiais para quem precisa de silêncio e foco

As grandes áreas compartilhadas podem, às vezes, diminuir o rendimento no escritório. Por isso, empresas como o Instagram disponibilizam uma série de ambientes de trabalho, desde áreas mais informais até salas de leitura para quem precisa de silêncio e foco.

Um espaço para cada tarefa

Nas últimas décadas muitas empresas foram para o modelo de escritório aberto. São grandes espaços com várias fileiras de mesas lado a lado povoadas por jovens usando fones de ouvidos. Apesar de serem modernos, escritórios desse tipo acabam por comprometer a concentração e aumentar o stress dos seus habitantes.

Para balancear estes tipos de problemas, é bom que existam espaços de trabalho variados. Assim, se pode partir de uma área central e então criar áreas menores para atividades específicas. Faça uma área mais casual, com sofás e cadeiras confortáveis, e uma área de trabalho mais silenciosa, para leitura ou tarefas que exijam maior foco. Salas menores são boas para realizar chamadas de telefone ou por vídeo, enquanto salas maiores podem acomodar reuniões.

Não existem duas empresas iguais. É essencial que o escritório de uma firma reflita a sua cultura, suas necessidades e preferências. Na JotForm se trabalham em pequenos grupos de 5 ou 6 pessoas. Cada equipe tem uma sala particular que geralmente fica aberta para um lounge central, mas que pode ser fechada quando preciso.

Produtividade no escritório da JotForm: grandes áreas abertas, mas permite isolar alguns espaços quando necessário.

O escritório da JotForm tem grandes áreas abertas que permite isolar alguns espaços quando necessário.

A diferença está nos detalhes

Ter plantas no ambiente ajuda a reduzir o stress relacionado ao trabalho e pode melhorar a produtividade. Assim como as pessoas, as plantas vivem melhor em ambientes com luz natural abundante. De acordo com estudos, formas arredondadas e elementos de design circular também contribuem para aumentar a criatividade. Ok, nem todo mundo trabalha em um prédio projetado pelo Niemeyer, mas adicionar algumas formas arredondadas à mobília pode inspirar o diálogo e a colaboração.

Abrir mão de hierarquias no espaço pode encorajar o compartilhamento e a cooperação. Considere a opção de organizar as pessoas por função ou por equipe, em vez de cargo. Assim como em uma comunidade, um espaço de trabalho deve incluir uma combinação de experiências que criem um ambiente no qual as pessoas estejam felizes por passar o dia.

Uma das áreas mais concorridas do escritório do SquareSpace é o Terraço, com vista para a cidade de NY.

Uma das áreas mais concorridas do escritório do SquareSpace é o Terraço. Os frequentadores afirmam que está entre os melhores terraços de Nova York, tanto para lazer quanto para trabalho.

E aí, já teve algumas ideias de como tornar o espaço de sua empresa mais convidativo e bom para a produtividade? Escolha alguma dessas ações para mudar seu dia a dia!

Veja como a TV Corporativa pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor e ainda aumentar a produtividade no escritório.
Veja como a TV Corporativa pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor e ainda aumentar a produtividade no escritório.

1 comentário em “3 pequenas mudanças para melhorar muito a produtividade no escritório

  1. Pingback: Experiência do Funcionário: sua empresa precisa mesmo dela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *